Avaliação qualitativa dos conceitos de sistemática filogenética em livros didáticos do ensino médio

Juliana Freire Alberti, Luciano Mendes Castanho

Resumo


Os livros didáticos são os grandes difusores de conhecimento na realidade escolar, sendo instrumento base para alunos e professores. O presente trabalho objetivou a análise qualitativa dos conteúdos referentes à Sistemática Filogenética de oito livros didáticos aprovados pelo PNLDEM. Uma ficha de análise foi elaborada e, após a separação e leitura dos conteúdos, foi preenchida o que possibilitou a verificação da temática nos livros didáticos. Todos os livros analisados apresentaram esse tema de alguma forma,com diferentes níveis de detalhamento, com definições corretas das terminologias.  Alguns equívocos quanto ao tema foram encontrados, mas em minoria. Dessa forma, ainda se fazem necessárias contínuas análises dos conteúdos dos livros didáticos de forma a garantir a qualidade e veracidade das informações de conteúdo biológico.

Palavras-chave: ensino; biologia; filogenia; cladograma.

ABSTRACT

Textbooks are the major knowledge diffusers in schools, working as the basis for students and teachers. This paper aims to make a qualitative analysis regarding contents related to Phylogenetic Systematics on eight textbooks approved by PNLDEM. An analysis form was prepared and after content allotment and reading, it was filled, allowing verification of the subject in textbooks. Every analyzed book showed this theme somehow with different levels of detail, with correct definitions for terminology. Some misunderstandings about the topic were found, but in minority. So, continuous analysis of textbook contents is still needed to ensure quality and accuracy of information regarding biology.

Keywords: education; biology; phylogeny; cladogram.


Palavras-chave


ensino; biologia; filogenia; cladograma

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, I. A; MEGID NETO, J. Qualidade do livro didático de Ciências: o que define e quem define? Ciência & Ensino, Campinas, n.2, p. 13-14, jun.1997.

AMORIN, D. S. et al. Diversidade biológica e evolução: uma nova concepção para o ensino de Zoologia e Botânica no segundo gra. In: BARBIERI, M. et al. A construção do conhecimento do professor. Ribeirão Preto: Holos Editora/ FAPESP, 2001. p. 41-49.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. (Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf)

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Biologia. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.

FRANCO, M.L.P.B. O livro didático e o Estado. ANDE, ano I, nº5, p. 19-24,1992)

MARANDINO, M. ; SELLES, S. E. ; FERREIRA, M. S. . Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 215 p.

NETO, J.M; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v.9, n.2, p. 147-157, 2003.

NUÑEZ, I. B; RAMALHO, Betânia Leite ; SILVA, I. K. P. da ; CAMPOS, A. P. N. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de ciências. Revista Iberoamericana de Educación (Online), http://www.rieoei.org/did_mat1.htm, v. -, p. 1-15, 2003.

SANTOS, C. M. D. ;CALOR, A. R. . Ensino de Biologia Evolutiva utilizando a estrutura conceitual da Sistemática Filogenética I. Ciência & Ensino (UNICAMP), v. 1, p. 1-8, 2007a.

SANTOS, C. M. D. ;CALOR, A. R. . Ensino de Biologia Evolutiva utilizando a estrutura conceitual da Sistemática Filogenética II. Ciência & Ensino (UNICAMP), v. 2, p. 9-16, 2007b.

SOUTO, E. ; VASCONCELOS, S. D. O livro didático de ciências no Ensino Fundamental – Proposta de critérios para análise do conteúdo Zoológico. Ciência e Educação (UNESP), Bauru - SP, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

________. Biologia como ideologia. Ribeirão Preto: Funpec, 2001. LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999.

RODRIGUES, M.E; JUSTINA, L.A. D; MEGLHIORATTI, F.A. O conteúdo de sistemática e filogenética em livros didáticos do ensino médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v.13, n.2, p. 65-84, 2011.


Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários