A utilização de imagens no ensino de zoologia de invertebrados na concepção de alunos de um curso de graduação em Ciências Biológicas

Anna Carolina Prampero, Camila Aparecida Soares Pigão, Camila Candido, Jakeline de Freitas Ferreira

Resumo


Observando o grande número de professores que utilizam recursos audiovisuais no ensino Superior, buscamos neste projeto analisar a concepção de alunos de um curso de Graduação em Ciências Biológicas de uma Universidade do Interior Paulista a respeito da influência da utilização destes recursos para a aprendizagem de Zoologia dos Invertebrados. Analisou-se a opinião desses alunos através de questionários semi-abertos e comparou-se os resultados desta análise com observações realizadas em aulas as quais utilizavam diferentes recursos e com entrevistas que buscavam compreender a versão dos professores a respeito do uso de imagens. Assim, percebeu-se que tais recursos utilizados contribuem para a visualização de estruturas, compreensão das explicações, motivação e atenção dos alunos e aproximação de temas mais distantes para a sala de aula. Detectou-se que o uso de imagens e vídeos é essencial para o estudo de alguns assuntos, complementando, mas não substituindo, as explicações teóricas e as práticas envolvendo Invertebrados na Graduação.
Palavras-chave: Recursos Visuais, Ensino, Aprendizagem, Zoologia Dos Invertebrados.

Abstract

Taking the large number of teachers who use audiovisual resources on higher education into account, in this project we pursue to analyze the student’s understanding regarding a Biological Sciences graduation course of a University from São Paulo countryside regarding the influence of these resources upon learning of Invertebrates Zoology. We analyzed this opinion with open questionnaires and compared these results with class observations that took place in occasions that applied different kinds of resources and interviews that sought to understand the teachers’ point of view about the use of images. Thus, we have found out that such use of these resources contributes to the visualization of structures, understanding processes, students’ motivation and attention, and approach to the more distant themes from the schoolroom. It was also found out that the use of images and video is essential and complementary to the study of many topics, but do not supplant theoretical explanations and practices involving Invertebrates in Graduation courses.
Key words: Visual Resources, Teaching, Learning, Invertebrates Zoology.

 


Palavras-chave


Recursos Visuais, Ensino, Aprendizagem, Zoologia Dos Invertebrados/Visual Resources, Teaching, Learning, Invertebrates Zoology

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários