LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES DE ALGAS PLANCTÔNICAS E ANÁLISE DA ÁGUA DO LAGO DO ZOOLOGICO QUINZINHO DE BARROS- (SOROCABA- SP)

Érika de M. Cerioni, Maila G. Cavagioni, Tiago B. Breier, Walter Barrella, Vilma P. de Almeida

Resumo


Este trabalho foi realizado no Lago do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros – Sorocaba- SP, e faz parte da pesquisa e desenvolvimento realizado em conjunto com a Faculdade de Ciências Biológicas – PUC – Sorocaba – SP.
As amostragens de água foram realizadas nos meses de março, junho, agosto e outubro de 2006, em período sazonal. Para a coleta das amostras foi utilizada a garrafa Van Dorn, onde foram centrifugadas para a análise em Microscopia Óptica.
Foram encontradas 45 táxons, onde a maior riqueza foi encontrada no mês de agosto e a menor pobreza de táxons no mês de junho, no único ponto analisado. Sendo encontrados em todas as amostras; Apharizomenon graciale, Pediasdrum sturmil, Pediastrum simplex, Pediastrum clatharatum, Tetraedron muticum, Tetraedron minimum, Microscystis aeroginosa, Trachelomonas híspida.
Assim com os resultados foram feitas uma correlação entre os fatores abióticos e a quantidade de táxons encontrados, tentando provar a ligação entre os mesmos.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo