AUDITORIA INTERNA: Uma ferramenta de gestão dentro das organizações

Autores

  • Manuela Alvares Silva
  • Eloir Trindade Vasques Vieira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2015v2i2p1-20

Palavras-chave:

Ferramentas de gestão, controle interno, auditoria interna.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo demonstrar a importância da Auditoria Interna como ferramenta de gestão dentro das organizações, avaliando o resultado das informações e sugerindo pontos de melhoria. De acordo com os objetivos, o trabalho possuiu estilo descritivo e abordagem qualitativa. A metodologia deste trabalho envolveu a pesquisa bibliográfica em livros, revistas, sites e de campo, por meio de um questionário aplicado a algumas organizações. A Auditoria Interna tornou-se uma grande ferramenta de gestão, mas para isso é importante conhecer os tipos de ferramentas de gestão, avaliar o uso das informações apresentadas pela auditoria e evidenciar os pontos fortes e fracos da organização. Os empresários de maior visão utilizam-se das ferramentas de gestão para impulsionar seus negócios. Elas se tornaram cada vez mais comuns nos últimos anos, pois, auxiliam os gestores a atingirem seus objetivos, que podem ser: aumentar receitas, diminuir custos, inovação, aprimorar a qualidade dos produtos ou se planejar para o amanhã. Cada ferramenta possui vantagens e desvantagens, então cabe ao gestor identificar qual melhor se enquadra dentro da sua organização. Qualquer empresa seja qual for o seu porte, deve implantar algum tipo de controle gerencial, devido proporcionar auxílio direto aos administradores para tomada de decisão. Esses controles devem ser bem estruturados, possuir uma boa relação custo/benefício e apresentar uma margem de segurança aceitável, para que as metas sejam alcançadas. O controle interno de uma empresa é formado por procedimentos que apresentam como cada atividade deve ser executada, para que todo o ciclo da empresa seja eficaz, prevenindo erros e procedimentos irregulares. A partir do momento que estes controles são fiscalizados periodicamente, a maioria desses processos com erros são detectados pelos próprios funcionários da empresa no momento em que estão realizando suas atividades diárias, quando não são identificados, realiza-se uma auditoria interna. Com o mercado competitivo, as empresas passem a adotar ferramentas de controle interno como a auditoria interna, que reduzem riscos e aumentem os seus resultados,  contribuem para seu crescimento. Quando bem executada, a auditoria interna é um sistema de controle e planejamento, com informações valiosas que são a chave para a solução, que os administradores tanto procuram. Os relatórios proporcionam um conhecimento abrangente da organização, ajudando que os objetivos sejam alcançados com eficiência e eficácia. Assim visando o sucesso, as organizações buscam cada vez mais, ferramentas que auxiliam a maneira de administrar, por isso a auditoria interna é grande aliada dos gestores, identificando irregularidades e eficiência em todo o processo operacional.

Biografia do Autor

Manuela Alvares Silva

Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Eloir Trindade Vasques Vieira

Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Professora Universidade Católica Dom Bosco. (UCDB).

Downloads

Como Citar

Silva, M. A., & Vasques Vieira, E. T. (2016). AUDITORIA INTERNA: Uma ferramenta de gestão dentro das organizações. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 2(2), 1–20. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2015v2i2p1-20

Edição

Seção

Artigos