GESTÃO EFICIENTE DE PROJETOS DE AUDITORIA INDEPENDENTE: à luz dos conceitos de PMO (Project Management Office)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i2p56-71

Palavras-chave:

Auditoria, Projetos de Auditoria, PMO, Gestão.

Resumo

Objetivo: Este estudo objetiva descrever os determinantes de sucesso que estão sendo efetivados como parte dos padrões de gerenciamento dos projetos de auditoria das demonstrações financeiras à luz dos conceitos de PMO (Project Management Office).

Design de pesquisa: Adota abordagem exploratória e descritiva, com coleta de dados por entrevistas individuais e semiestruturadas dividida em 7 questões, das quais 5 possuem opção de resposta em escala, e 2 são dissertativas, aplicadas com 14 líderes integrantes de empresas brasileiras de auditoria independente “BigFour”. A análise qualitativa dá-se através do software QSR Nvivo via codificação das respostas e análise de cluster à luz do coeficiente de correlação de Pearson.

Resultados: Os resultados apontam que a qualidade, eficácia e efetividade das auditorias são substancialmente maiores quando aplicados os conceitos de PMO.

Implicações práticas: Este estudo visa contribuir para o aumento da qualidade dos projetos de auditoria independente das demonstrações financeiras.

Palavras-chave: Auditoria; Projetos de Auditoria; PMO; Gestão.

Biografia do Autor

Felipe Henrique Lopes Luz, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Controladoria e Finanças Empresarias pela UPM. Gerente de auditoria independente na Deloitte Brasil.

Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP), Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP - PPGCC. Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco -(UFPE). Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Membro do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais (PPGMPCFE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Camila de Souza Vasconcelos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Controladoria e Finanças Empresarias pela UPM.

Cecília Santostaso Geron, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora, Mestre e graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Atualmente é sócia da Praesum Contabilidade Internacional Ltda. Tem experiência nas áreas de Contabilidade e Controladoria de médias e grandes empresas. É professora de Contabilidade Financeira Avançada e professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Controladoria Empresarial na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora pesquisadora do TECSI - FEA/USP. Ministra cursos de curta duração no Fipecafi, Fundace e Tecsi-Fea/USP.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Luz, F. H. L., Vasconcelos, A. L. F. de S., Vasconcelos, C. de S., & Geron, C. S. (2021). GESTÃO EFICIENTE DE PROJETOS DE AUDITORIA INDEPENDENTE: à luz dos conceitos de PMO (Project Management Office). Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 7(2), 56–71. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i2p56-71

Edição

Seção

Artigos