RANKING DE COMPLEXIDADE ECONÔMICA DOS ESTADOS BRASILEIROS

Autores

  • Leo Cavalcante Mestre em Modelagem de Sistemas Complexos-EACH\Universidade de São Paulo- USP
  • Gustavo Kaique Araujo Monea Mestre em Modelagem de Sistemas Complexos-EACH\Universidade de São Paulo- US
  • Fernando Fagundes Ferreira Doutor e Professor da Universidade de São Paulo-USP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i2p143-157

Palavras-chave:

Complexidade econômica, Análise de componentes principais, Ranking de complexidade, Vantagem comparativa revelada, Complexidade econômica brasileira.

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma análise do impacto do tipo de dados disponíveis na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) para o cálculo da complexidade econômica dos estados brasileiros. A metodologia utilizada foi o índice de complexidade econômica para obtenção do ranking e posteriormente o uso da análise de componentes principais para unificar diferentes variáveis candidatas para o cálculo da complexidade econômica. O estudo da complexidade econômica permite determinar desigualdades regionais da estrutura produtiva entre países ou entre estados em um território nacional. Contudo, as variáveis utilizadas no cálculo do índice de complexidade não precisa ser a mesma. A pergunta que surge é saber em que medida diferentes base de dados ou variáveis podem influenciar o ranking da complexidade econômica. O resultado principal neste estudo é que o índice de complexidade é relativamente robusto mediante mudança de variáveis, mas uma solução parcimoniosa é usar uma combinação de diferentes variáveis obtida por meio da análise de componentes principais.

Biografia do Autor

Gustavo Kaique Araujo Monea, Mestre em Modelagem de Sistemas Complexos-EACH\Universidade de São Paulo- US

Doutor e Professor da Universidade de São Paulo-USP

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Cavalcante, L., Araujo Monea, G. K., & Ferreira, F. F. (2021). RANKING DE COMPLEXIDADE ECONÔMICA DOS ESTADOS BRASILEIROS. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 7(2), 143–157. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i2p143-157

Edição

Seção

Artigos