Sufismo: a importância da mística islâmica no desenvolvimento histórico do islã
Palavras-chave:
Islã, Sufismo, Mística, Esoterismo, MisticismoResumo
Elementos ascéticos e místicos presentes de forma implícita no Islã, desdeseu surgimento, tornaram-se explícitos no decorrer dos dois primeiros séculosde sua história (VII e VIII d. C.). Neste período observou-se o surgimento dosprimeiros muçulmanos devotos, que formaram comunidades nos atuais Iraque,Síria e Irã. No séc. XII, essas comunidades estavam espalhadas por diversas localidades,e formavam novas instituições sociais (Ordens). Até o início do séc. XX,o Sufismo (em árabe Tasawwuf), nome pelo qual o misticismo islâmico passoua ser conhecido no Ocidente, mantinha grande influência na vida espiritual eintelectual dos muçulmanos, sendo importante elemento na construção da teiasocial do Islã. Neste artigo, os principais aspectos sócio-históricos do Sufismo:origem, natureza e objetivos serão discutidos.Downloads
Publicado
2013-06-30
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.