Ciências da religião nas universidades públicas brasileiras: modelos de implementação e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i2a3

Palavras-chave:

Ciências da Religião, Pesquisa, Ensino religioso, Epistemologia

Resumo

Esse artigo explora a inserção das Ciências da Religião no âmbito das universidades públicas brasileiras. Para tanto, busca responder à pergunta pelo modo como se deu essa inserção e quais as consequências para o perfil dos cursos e os desafios enfrentados. Ao analisar os cursos, seus processos de fundação ocorreram por dois caminhos principais. Os primeiros cursos de licenciatura surgem a partir da forte demanda prática do Ensino Religioso, com ênfases pedagógicas e em universidades estaduais. O outro modelo é constituído pela iniciativa de professores de outras áreas do saber atuantes nas universidades federais e que lutam para implementação do curso. Este conjunto de fatores gera cursos com ênfase no caráter interdisciplinar das Ciências da Religião e o desafio de evidenciar a importância do estudo da religião no ambiente acadêmico.

Biografia do Autor

Frederico Pieper, UFJF

Doutor em Ciências da Religião (UMESP). Professor no Departamento de Ciência da Religião (UFJF).

Downloads

Publicado

2019-09-24