A Teoria do Mercado Religioso: Evidências Empíricas na Literatura
Keywords:
Religioso, mercado, pluralismo, monopólio, escolhaAbstract
Este artigo trata da Teoria Econômica do Mercado Religioso. São apresentados conceitos extraídos desse paradigma, como commodity religiosa, oferta e demanda de bens e serviços religiosos, competição e monopólio no mercado religioso, dentre outros. Os graus de regulação no mercado religioso são discutidos. São mostradas as definições de organizações religiosas e seus tipos, conceitos de compensadores religiosos e as possíveis consequências da intervenção governamental no mercado religioso. A principal contribuição deste trabalho é uma revisão da literatura, com base nos resultados de testes empíricos, sobre o principal resultado da Teoria do Mercado Religioso, ou seja, a de que existe uma correlação positiva entre pluralismo religioso e frequência religiosa.Downloads
Issue
Section
Intercâmbio
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:- Authors retain copyright, but grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons BY-NC License.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), as long as with acknowledgment of authorship and first publication in this journal.