O espaço nos estudos sociais da religião: perspectivas, objetos e problemas emergentes nas agendas de pesquisa latino americanas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i2a12

Keywords:

Espaço, Religião, América Latina

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar as maneiras pelas quais os Estudos Sociais da Religião na América Latina abordaram a relação entre religião e espaço. Será proposto que o espaço tem sido uma das dimensões emergentes nas agendas de pesquisa da Sociologia e Antropologia da Religião durante as últimas décadas. Dessa forma, essas investigações podem ser distinguidas em três tipos. Em primeiro lugar, serão descritos na primeira seção aqueles que estudam a distribuição de práticas e símbolos religiosos no espaço público. Então, na segunda, serão apresentadas investigações que analisam o papel da religião em relação a processos mais amplos de transformação territorial a partir de uma perspectiva diacrônica. Por fim, serão identificados trabalhos que considerem ao espaço e à religião como dimensões mutuamente influentes que têm efeitos sobre a construção de identidades nas sociedades contemporâneas. Propomos oferecer uma leitura sistematizada sobre a multiplicidade de arestas nas quais a dimensão espacial torna-se relevante para a compreensão da vida religiosa.

Author Biography

María Eugenia Funes, USAL (Argentina).

Doutora em Ciencias Sociales (UBA) e Sociology (EHESS). Professora de Sociología de la Religión y Antropología na USAL (Argentina).

Published

2019-09-24