The scientific study of religion applied to the religious education curriculum

Authors

  • Rodrigo Oliveiras dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol22i2a7

Keywords:

Study of Religion, Applied Study of Religion, Religious Education, Curriculum, Teachers training

Abstract

This article highlights and defends the scientific study of religion as an area of knowledge to ensure religious education as a curriculum component on par with the other areas that make up the school curriculum. For this, it highlights the Brazilian Common National Curricular Base as a guiding document for the teaching practice of religious education teachers, which finds in the scientific study of religion its meta-theoretical references applied, relies on bibliographic and documentary research for this analysis in order to present their references in order to highlight the academic scientific status of this discipline that has become a reference for the study of religions and other secular worldviews, as well as for the training of these teachers. In this way, in the face of the scientific contributions that are their own and of the experience accumulated together with the secretaries of State (Pará) and municipal education (Belém), not only it seeks to reference the scientific study of religion as a referential discipline for the curriculum of this curricular component capable of assuring the secularity of the State and its due application as an applied scientific study of religion.

Author Biography

Rodrigo Oliveiras dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutorando em Ciência da Religião (PUC-SP)

Mestre em Educação (UFPA)

Graduado em Ciência da Religião (UEPA)

Professor de Ensino Religioso da rede estadual do Pará e municipal de Belém

References

BELÉM. Diretrizes curriculares do ensino fundamental – ciclos III e IV. Belém: PMB/SEMEC/DIED, 2012.

BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2007.

BRASIL. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. Brasília, 1997. Publicada no D. O. U., em 23 de julho de 1997.

BRASIL. Lei nº 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sancionada em 20 de dezembro de 1996. Publicada no D. O. U., em 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Resolução nº 02, de 07 de abril de 1998. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, 2008. Publicada no D.O.U., de 15/04/1998, Seção I, p. 31.

BRASIL. Resolução nº 04, de 13 de julho de 2010. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, 2010. D. O. U., Brasília, 14 de julho de 2010a, Seção 1, p. 824.

BRASIL. Resolução nº 07, de 14 de dezembro de 2010. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos. Brasília, 2010. D. O. U., Brasília, 15 de dezembro de 2010b, Seção 1, p. 34.

BRASIL. Resolução nº 02, de 30 de janeiro de 2012. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos. Brasília, 2012. D. O. U., Brasília, 31 de janeiro de 2012, Seção 1, p. 20.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 15/2017. Anexo: base nacional curricular comum: base é base. Brasília: MEC, 2017a. Parecer homologado pela Portaria nº 1.570, publicada no D.O.U., de 21/12/2017, Seção 1, p. 146.

BRASIL. Resolução nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Institui e orienta a implantação da BNCC. Brasília: MEC, 2017b. D. O. U., Brasília, 21 de dezembro de 2017, Seção 1, p. 146.

BRASIL. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Conselho Nacional de Educação. Institui a BNCC-EM. Brasília: MEC, 2018a. D. O. U., Brasília, 18 de dezembro de 2018, Edição 242, Seção 1, p. 120.

BRASIL. Resolução CNE nº 5, de 28 de dezembro de 2018. Conselho Nacional de Educação. Institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de licenciatura em ciências da religião. Brasília: MEC, 2018b. Publicada no D.O.U.: 31/12/2018, Edição: 250, Seção: 1, p. 64.

BRASIL. Parecer CNE/CEB 8/2019. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Brasília: MEC, 2019. D. O. U., seção 1, nº 246, 20/12/2019.

CAVALLIN, Paul Clemens. Ciência da religião aplicada: quatro tipos ideais. Tradução: Adilson Skalski Zabiela. In: Rever, SP, v. 21, n. 1, 2021, pp. 171-189.

COSTA, Matheus O. Diretrizes curriculares nacionais do ensino religioso: uma proposta fundamentada na ciência da religião. In: Ciencias Sociales y Religón/Ciências Sociais e Religião, Porto Alegra, ano 17, n. 23, pp. 51-59, ago.-dez. 2015.

COSTA. A ciência da religião aplicada como 3º ramo da Religionswissenschaft: história, análises e propostas de atuação profissional. Tese de doutorado em Ciência da Religião. Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião. São Paulo: PUC-SP, 2019.

COSTA, Matheus O.; STERN, Fábio L. Metodologias desenvolvidas pela genealogia intelectual da ciência da religião. In: Sacrilegens – Revista dos alunos do programa de pós-graduação em ciência da religião – UFJF, v. 14, n. 1, pp. 70-89, jan.-jun./2017.

FONAPER. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros curriculares nacionais: ensino religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009.

GRESCHAT, Hans-Jürgen. O que é ciência da religião? Trad. Frank Usarski. São Paulo: Paulinas, 2005.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; SANTOS, Rodrigo Oliveira dos. Ciência da religião aplicada no currículo do ensino religioso do estado do Pará. In: Religare, ISSN: 19826605, v. 15, n. 1, agosto de 2018, pp. 97-126.

KLÖCKER, Michael; TWORUSCHKA, Udo (Orgs.). Praktische Religionswissenschaft: Ein Handbuch für Studium und Beruf. Köln, Böhlau, 2008.

MÜLLER, F. M. Introduction to the science of religion: four lectures delivered at the royal institution in february and may, 1870 [New Edition]. London-UK: Longmans, Green & Co., [1870], 1882.

MULLER, F. M. Introdução à ciência da religião. Trad. Brasil Fernandes de Barros. Belo Horizonte: Senso, [1873, 1882], 2020a.

MÜLLER, F. M. Primeira palestra. Trad. Pedro Rodrigues Camelo. In: Rever, SP, v. 20, n. 1, jan./abr. [1822] 2020b, pp. 305-329.

PARÁ. Reorientação curricular da rede estadual do Pará. Belém: Secretaria de Estado de Educação. Secretaria Adjunta de Ensino. Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2015.

PARÁ. Documento curricular do estado do Pará: documento curricular para a educação infantil e o ensino fundamental do Estado do Pará. Belém, PA: SEDUC/PA, 2018. Versão entregue ao CEE/PA em 08/11/2018.

PLATVOET, Jan G. Comparing religions: a limitative approach. Den Hang: Mouton, 1982.

SANTOS, Rodrigo Oliveira dos; SEIBT, Cezar Luís. Ciências da Religião e o Ensino Religioso na Amazônia. In: Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 6, n. 2, pp. 373-397, 2014.

SANTOS, Rodrigo Oliveira dos. As abordagens da morte no currículo de formação inicial de professores de ensino religioso no Pará. Belém: Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Dissertação de Mestrado, 2014.

SANTOS. R. O. Ciência da religião e transposição didática: compreensão e impacto no ensino religioso. In: Plura, Revista de Estudos de Religião, ISSN 2179-0019, vol. 9, nº 1, 2018a, pp. 30-55.

SANTOS, R. O. Ciência da religião aplicada à educação: ensino religioso e educação social. In: Anais do Seminário de Ciência da Religião Aplicada [recurso eletrônico] / org. Fábio L. Stern et al. 2. ed. São Paulo: PUC-SP, 2018b, p. 117, pp. 88-100.

SANTOS, R. O. Ciência da religião aplicada ao ensino religioso. In: In: COSTA, Matheus Oliva da; STERN, Fábio L. (Orgs.). Ciência da religião aplicada: ensaios pela autonomia e aplicação profissional [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Fi, 2018c, pp. 161-182.

SANTOS, R. O. Ciência da religião e ciência da religião aplicada ao ensino religioso. In: SILVA, Rosângela Siqueira da; SILVEIRA, Diego Omar da (Orgs.). Interfaces contemporâneas entre religião e educação na Amazônia. Rio de Janeiro, Autografia, 2018d, pp. 11-31.

SMART, Ninian Roderick. The science of religion and the sociology of knowledge: some methodological questions. Princeton: Princeton University, 1973.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. 10. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

STERN, F. L. A criação da área de ciências da religião e teologia na coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES). In: Revista Espaços. Instituto São Paulo de Estudos Superiores, 2018a – 26/1.

STERN, F. L. Os reflexos da falta de estruturas formais na ciência da religião aplicada no Brasil. In: Revista Relegens Theréskeia, v. 7, n. 2 (2018b), UFPR/UEPA, pp. 01-17.

STERN, F. S. Metodologia em ciência da religião. In: Revista Relegens Theréskeia, v. 9, n. 1 (2020), UFPR, pp. 138-160.

TWORUSCHKA, U. Praktische Religionswissenschaft. In: KLÖCKER, Michael; TWORUSCHKA, U. (Orgs.). Praktische Religionswissenschaft: Ein Handbuch für Studium und Beruf. Köln, Böhlau, 2008, pp. 13-24.

TWORUSCHKA, U. Ciência prática da religião: considerações teóricas e metodológicas. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (Orgs.). Compêndio de ciência da religião. São Paulo: Paulinas: Paulus, 2013, pp. 577-588.

TWORUSCHKA, U. Considerações sobre a ciência prática da religião. In: COSTA, Matheus Oliva da; STERN, Fábio L. (Orgs.). Ciência da religião aplicada: ensaios pela autonomia e aplicação profissional [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Fi, 2018, pp. 31-61.

USARSKI, F. Constituintes da ciência da religião: cinco ensaios em prol de uma disciplina autônoma. São Paulo: Paulinas, 2006.

USARSKI, F. O pesquisador como benfeitor? Reflexões sobre os equívocos da ciência prática da religião e sua alternativa. In: In: COSTA, Matheus Oliva da; STERN, Fábio L. (Orgs.). Ciência da religião aplicada: ensaios pela autonomia e aplicação profissional [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Fi, 2018, pp. 63-77.

WACH, Joachim Ernest Adolphe Felix. Os ramos da ciência da religião. In: Rever, SP, v. 18, n. 2, mai./ago. [1924] 2018, pp. 233-253.

Published

2022-12-02