O "Mercado Religioso": considerações sobre as possibilidades analíticas da teoria da "economia religiosa" para a compreensão da religiosidade contemporânea
Palavras-chave:
mercado religioso, economia religiosa, religiosidade contemporâneaResumo
Neste artigo busca-se abordar o potencial elucidativo da chamada teoria do “Mercado Religioso”, que, em suas versões mais recentes, aparece associada à “Teoria da Escolha Racional” (T.E.R.). Num primeiro momento se explicitará alguns dos principais pressupostos que constituem essa teoria. A seguir, avaliar-se-á o potencial de tal teoria para a análise da religiosidade contemporânea. Com tal empreendimento, busca-se oferecer subsídios para a discussão sobre as feições mercadológicas assumidas por muitas das experiências religiosas da atualidade
Downloads
Publicado
2012-12-31
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.