"Casos de família": um olhar sobre o contexto da disputa "Igreja Universal do Reino de Deus x Igreja Mundial do Poder de Deus" nas mídias

Autores

  • Magali do Nascimento Cunha UMESP

Palavras-chave:

Pentecostalismo, mídia, marketing da fé, espetáculo, mercado religioso

Resumo

A propósito das disputas entre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus no primeiro semestre de 2012, o artigo estuda a dimensão do espetáculo e do mercado cultural religioso nas mídias. Por meio de uma pesquisa exploratória dos principais escândalos e embates envolvendo igrejas e líderes religiosos nas mídias nas últimas décadas, o estudo busca (1) localizar o fenômeno da espetacularização da fé como uma estratégia de marketing, como resposta à concorrência, que inclui a visibilidade também por meio de conflitos; (2) indicar caminhos que instigam a novas investigações.

Biografia do Autor

Magali do Nascimento Cunha, UMESP

Jornalista, doutora emCiências da Comunicação, docente da Universidade Metodista de São Paulo (Fa­culdadede Teologia e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação)

Downloads

Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Seção Temática