Aplicando a teoria dos gêneros na sala de aula de inglês como língua estrangeira
Mots-clés :
gêneros, letramento global, socialização da linguagem, autonomiaRésumé
Este artigo avalia se as práticas pedagógicas aplicadas na sala de aula oferecemoportunidades de letramento global. Para tal, parte da proposta de Ramos (2004) para o ensino delíngua estrangeira através de gêneros textuais e propõe uma sequência de práticas pedagógicas paratrabalhar o gênero “sinopse de filme”. O material começa com uma atividade em grupo,evidenciando aspectos contextuais e culturais do gênero. Segue o texto e atividades que ressaltamsua organização retórica, características léxico-gramaticais, etc.; por fim temos uma atividade emgrupo cujo objetivo é consolidar o gênero, por meio da exposição a outros textos do mesmo gênero,e transferir o que foi aprendido para a vida real, com a produção de um texto próprio. A análise doquestionário aplicado aos alunos após a sequência de aulas aponta que práticas pedagógicas que sebaseiam na teoria de gêneros e oferecem oportunidades de letramento, materializadas em atividadesque mediam a construção do conhecimento, promovem a socialização no uso da linguagem e aautonomia do aprendiz.Statistiques
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Publié-e
2013-09-07
Comment citer
Leal, M. de A. (2013). Aplicando a teoria dos gêneros na sala de aula de inglês como língua estrangeira. Revista l@el Em (dis-)curso, 6(1), 08–24. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/15150
Numéro
Rubrique
Artigo / Edição InPLA