Representações sobre o trabalho docente: um olhar para a seção "Era uma vez" da Revista Nova Escola

Autores

  • Daniella Barbosa Buttler PUC-SP

Palavras-chave:

Lingüística Aplicada

Resumo

Este artigo tem por objetivo verificar qual (ou quais) representação(ões) do trabalho docente são veiculadas na seção Era uma vez da Revista Nova Escola. Para tanto, o texto “Crônica para dona Nicota” foi selecionado, já que nele são destacadas as características afetivas do ser humano, colocando em segundo plano a capacidade profissional. A proposta é conhecer as condições de produção do texto e, em seguida, reconhecer marcas linguístico-discursivas que permitam encontrar referências ao professor e a seu agir. Os pressupostos teórico-metodológicos centrais provêm do interacionismo sócio-discursivo (BRONCKART, 1999; 2006), acrescentando-se a ele conceitos já construídos sobre o trabalho e, especificamente, sobre o trabalho do professor à luz da Ergonomia da Atividade, tal como desenvolvidos por Amigues (2004), Saujat, (2004) e Faïta (2002), e da Clínica da Atividade, por Clot (2006).

Biografia do Autor

Daniella Barbosa Buttler, PUC-SP

Doutoranda em Linguística Aplicada PUC-SP

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