O ensino da produção textual em EJA: uma experiência com o gênero conto

Autores

  • Renato Antonio Souza Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP

Palavras-chave:

Lingüística Aplicada

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar um estudo sobre o ensino de produção de texto com foco no gênero textual conto, em um 5° termo da Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa tem como base conceitual o quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; SCHNEUWLY e DOLZ, 1999, 2004). A análise do corpus mostra desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos entre a produção inicial e a final pela apropriação das características do gênero, propiciando um aumento da competência discursiva dos aprendizes.

Biografia do Autor

Renato Antonio Souza, Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP

Licenciado em Línguas Portuguesa e Inglesa - Faculdades Tibiriçá (2006). Mestrando pela PUC-SP, na área de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. Atualmente atuo como professor de Línguas Portuguesa e Inglesa, para fins gerais (Fundunesp: Fundação para o Desenvolvimento da Unesp - PROMAC) e específicos (Cengage Learning Ltd.)

Downloads

Edição

Seção

Artigos