A Representação Masculina na Capa da Revista

Autores

  • Leonardo Antonio Soares PUC-LAEL

Palavras-chave:

Revista, masculinidade, representação, capa

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as capas da revista Men’s Health de abril de 2008 e outubro de 2009 com o intuito de identificar as representações e discursos masculinos construídos pela revista. Parti de uma microanálise em que usei como base a Gramática Sistêmico- Funcional proposta por Halliday (1994) e a Multimodalidade proposta por Kress e van Leeuwen (2006) e, em seguida, fiz a macroanálise, ou seja, uma análise discursiva com base na Análise de Discurso Crítica. Para essa análise usei as teorias de Norman Fairclough (1994,1995) , Connell (2005), Goffman (1995) e Bourdieu (2003) e ela serviu para identificar o impacto social causado pelas representações masculinas construídas nas capas da revista. Os resultados apontam uma supervalorização da imagem masculina expressa pelos recursos linguísticos e semióticos, em que o homem é colocado como a figura dominante e as mulheres como uma meta a ser atingida. Nos aspectos linguísticos analisados, pode ser notada uma linguagem mais coloquial que busca interatividade e aproximação com o leitor idealizado pela revista e com seu universo. De uma forma geral, não houve grande variação entre os aspectos linguísticos e semióticos apresentados nas duas capas analisadas para este artigo, mas ficou contatado o poder que esse tipo de meio de comunicação tem de influenciar discursos, tendências e comportamentos, através de suas representações. Palavras chaves: revista, masculinidade, discurso, capa.

Biografia do Autor

Leonardo Antonio Soares, PUC-LAEL

1-Análise Critica do Discurso Estudos de Gênero 2- Linguistica Sistêmico-Funcional 3- Masculinidade 4-Multimodalidade

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Publicado

2011-12-31

Edição

Seção

Artigos