O Livro de Alfabetização como Recurso para a Socialização no Uso da Linguagem

Autores

  • Raquel Oliveira do Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

alfabetização e letramento, socialização no uso da linguagem, livro didático, interação.

Resumo

Nos últimos anos, muitos estudos têm tratado da socialização no uso da linguagem (KRAMSCH, 2002; OCHS, 2002; VAN LIER, 2000) e do papel do professor na promoção de contextos sócio-interacionais que permitam a co-construção do conhecimento. Levando em conta o lugar ocupado pelo livro didático (LD) em nossa realidade educacional, interessei-me em investigar se os novos LD de alfabetização se alinhavam a tais estudos, proporcionando ou não práticas pedagógicas voltadas para a interação e a co-construção de conhecimento. Para tanto, analisei qualitativa e quantitativamente dois livros do PNLD/2010 e identifiquei, em ambos, muitas atividades interacionais, em sua maioria com encaminhamento coletivo, que orientavam a mediação do professor e permitiam a co-construção de significados. Em alguns casos, identifiquei atividades que permitiam a interação, mas não traziam orientação explícita nesse sentido, ficando a cargo do professor identificar nelas tal potencial para promover o andaimento (BRUNER, 1976, cf. MERCER, 1994). Meu estudo parece indicar que os livros analisados procuram se alinhar às pesquisas atuais, podendo tornar-se recursos importantes para o professor na promoção da socialização em sala de aula.

Biografia do Autor

Raquel Oliveira do Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora do Ensino Fundamental (1º segmento), com interesse especial pelas classes de alfabetização, é graduada em Letras - Inglês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e cursa atualmente Mestrado em Letras - Concentração em Linguistica - também pela UERJ, na linha de pesquisa LInguagem Sociedade e Cognição, sob a orientação da professora Zinda Maria Carvalho de Vasconcellos.

Downloads

Publicado

2012-11-03

Edição

Seção

Artigos