Uma reflexão sobre a elaboração de artigos acadêmicos: o autor como trabalhador

Autores

  • Ermelinda Barricelli PUC SP

Palavras-chave:

trabalho, gênero acadêmico, interação, interacionismo sociodiscursivo

Resumo

RESUMO: Este artigo tem o objetivo de discutir o trabalho real de elaboração de artigos acadêmicos, assim como a importância da interação social para o desenvolvimento do pensamento e da escrita. Partindo-se de uma perspectiva sócio-interacionista, utilizaremos, como aporte teórico, as pesquisas de Vygotsky (1934/2001; 1930/2003) sobre aprendizagem-desenvolvimento e a questão do trabalha como discutida pelo Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (Bronckart, 2006; Machado, 2004), as pesquisas de psicólogos e lingüistas da Clínica da Atividade (Clot, 1999; Faïta, 2005) e da Ergonomia da Atividade dos profissionais da Educação (Amigues, 2004; Saujat, 2004). As discussões mostram como o autor segue as prescrições oriundas das agências de fomento, que incidem sobre a produtividade e a avaliação de desempenho dos pesquisadores e dos programas de pós-graduação. Este estudo discute, ainda, o trabalho realizado e o trabalho real do autor acadêmico. Desse modo, este trabalho contribui para elucidar questões relacionadas ao mètier de trabalho do pesquisador/autor. Palavras Chaves: trabalho, gênero acadêmico, interação, interacionismo sociodiscursivo

Biografia do Autor

Ermelinda Barricelli, PUC SP

Doutoranda do LAEL PUC/SP

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Publicado

2009-04-28

Edição

Seção

Artigos