O Gênero Textual Infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do Ensino Médio

Authors

  • Francis Arthuso Paiva UFMG

Keywords:

Leitura, gênero de texto

Abstract

O infográfico é um texto multimodal muito utilizado pelo jornalismo em notícias, reportagens de divulgação científico-tecnológica. Despertou nossa atenção por se tratar de um texto cujas modalidades semióticas se integram de modo muito proporcional, além de ser-lhe dispensada pouca atenção nos estudos linguísticos. Há pesquisadores que nem o consideram um gênero textual, mas sim um recurso do design que acompanha outros gêneros, posicionamento questionado por nós, que o conceituamos como gênero textual, através de uma análise em três níveis, quais sejam: contextual, discursiva e textual-imagética, além de um experimento com leitores Este artigo demonstra que o infográfico é um gênero textual que integra modalidades semióticas de modo mais ou menos proporcional, a fim de explicar como funciona um objeto, como ocorrem fenômenos bio-físico-químicos ou como é ou foi um fato geo-histórico; circula nas esferas jornalísticas e didáticas, integrado a outros gêneros textuais com os quais cumprem um objetivo único ou utilizado como único gênero na veiculação de um discurso. Este trabalho visa a contribuir para futuras pesquisas com infográficos e outros textos multimodais e com o trabalho do professor que deve criar habilidades de leitura de textos multimodais em seus alunos. Este artigo faz parte dos estudos da dissertação de mestrado em desenvolvimento por mim, com o intuito de verificar as estratégias de leitura do infográfico, assim como suas implicações no processamento de leitura. Palavras-chave: Infográficos, gêneros textuais, multimodalidade, leitura.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2011-06-17

How to Cite

Paiva, F. A. (2011). O Gênero Textual Infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do Ensino Médio. Revista l@el Em (dis-)curso, 3(1), 87–101. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905

Issue

Section

Artigos