“DOCENTES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”: AGENTES OU ATORES? ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DO HISTÓRICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO

Authors

  • Anselmo Pereira de Lima UTFPR

Keywords:

Trabalho Educacional. Análise de Textos Prescritivos. Procedimentos.

Abstract

Resumo: Este texto apresenta uma análise linguístico-discursiva do Histórico que relata o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Foram empregados alguns dos procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional propostos por Bronckart e Machado (2004; 2005), sendo o objetivo encontrar e apresentar uma resposta para a seguinte questão: qual é o lugar atribuído pelo documento aos professores de educação profissional de nível técnico no processo de elaboração das diretrizes? O estudo revelou que o documento analisado apresenta os docentes como agentes, ou seja, actantes que não possuem as características de um ator. Em outras palavras, esses professores figuram no documento não como a fonte de um processo, mas como passivos em relação a uma Comissão Especial e seus membros. Palavras-chave: Trabalho educacional; análise de textos prescritivos; procedimentos.

Published

2011-12-31

Issue

Section

Jovem Pesquisador