O NOVO ACORDO OFICIAL DE UNIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA DE 1990 NOS PAÍSES LUSÓFONOS: ABORDAGENS HISTÓRICAS E IMPLICAÇÕES SOCIOEDUCACIONAIS
Palabras clave:
Ortografia. Língua Portuguesa. Acordo Oficial de Unificação Ortográfica de 1990. Países lusófonos. Implicações socioeducacionais.Resumen
Este artigo tem como principal objetivo efetuar alguns apontamentos concernentes ao novo Acordo Oficial de Unificação Ortográfica da Língua Portuguesa, realizado pelos países lusófonos, no ano de 1990, em termos de abordagens históricas e implicações socioeducacionais. O presente estudo foi desenvolvido a partir de minuciosa revisão bibliográfica e encontra-se didática e metodologicamente estruturado em quatro partes distintas, a saber: num primeiro momento, são apresentadas algumas definições conceituais de ortografia em sentido amplo. Em seguida, trazemos a lume aspectos históricos da ortografia da Língua Portuguesa desde as suas origens até os dias atuais. Na sequência, busca-se discorrer, em específico, sobre o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 no que diz respeito à gênese histórica, finalidades, embates ideológicos, tempo de adaptação, implicações sociais e didático-pedagógicas, e principais alterações/reformas ortográficas. Por fim, são realizadas análises crítico-reflexivas acerca do processo ensino-aprendizagem de ortografia na atual escola brasileira de Educação Básica face ao novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990. Nas considerações finais, de modo especial, retomamos alguns pontos basilares da temática em foco; haja vista que o novo Acordo Oficial de Unificação Ortográfica da Língua Portuguesa de 1990, nos países lusófonos, se configura como um assunto de importância capital e ainda deveras polêmico entre filólogos, gramáticos, linguistas, academicistas e professores de Língua Portuguesa no que se refere ao novo jeito de grafar várias palavras em Língua Portuguesa no contexto da sociedade contemporânea globalizada do século XXI.