A REVISTA AVISA LÁ E AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • MARIA JUSSARA ZAMARIAN USF - Universidade São Francisco sanduíche com UNIGE - Université de Genève
  • LUZIA BUENO USF - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Palabras clave:

Formação de professores, Concepções de leitura, Ensino da leitura, Mídia impressa.

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa que traz como tema o ensino da leitura orientado pela mídia impressa e tem o objetivo de compreender as orientações ali dadas aos professores de Educação Infantil sobre o ensino da leitura. Reuniram-se e analisaram-se os artigos publicados na revista Avisa Lá que visam orientar esse ensino. Estabeleceram-se algumas categorias de análise sobre a leitura, baseadas em diferentes concepções, como as de Chauveau, Dolz, Giasson, Golder e Gaonac’h, Solé e Thevenáz Christen.  A análise possibilitou compreender os fundamentos teórico-metodológicos da revista para a formação de professores, as discussões, as propostas e as prescrições que esse periódico tem oferecido aos seus leitores em relação ao ensino da leitura para a Educação Infantil.

Publicado

2017-07-04

Número

Sección

Artigos