O TRABALHO DO PROFESSOR EXPERIENTE E SUA CONSTITUIÇÃO: IMPLICAÇÕES E RELAÇÕES

Autores/as

  • Kátia Diolina PUC

Palabras clave:

o trabalho do professor, os elementos constitutivos da atividade docente, a instrução ao sósia

Resumen

Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar um recorte das análises de uma pesquisa de mestrado concluída, em que uma professora experiente instrui como fazer seu trabalho. Mais especificamos, objetivamos delinear os elementos (o ambiente, os outros, o profissional, os instrumentos) do trabalho do professor configurados no texto e discutir as implicações, relações deles no trabalho da professora, a fim de melhor compreendê-lo. Para isso, assumimos o quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sóciodiscursivo - ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; GROUPE LAF - Langage-Action-Formation, 2004), as concepções desenvolvidas pelo grupo ERGAPE - Ergonomie de l’Activité Personnels de l’Education (AMIGUES, 2004; FAÏTA, 2005; SAUJAT, 2004) e os estudos desenvolvidos pela Clínica da Atividade (CLOT, 2006, 2010; ROGER, 2007). Palavras-chave: o trabalho do professor, os elementos constitutivos da atividade docente, a instrução ao sósia.

Biografía del autor/a

Kátia Diolina, PUC

LAEL - Linguagem e Trabalho

Publicado

2011-12-31

Número

Sección

Artigos