REFLEXÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

  • Marcus Souza Araújo Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, formação de professores

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar reflexões que norteiam a formação de professores de línguas estrangeiras no contexto brasileiro, como uma área de investigação que tem sofrido muitas transformações ao longo de sua trajetória. Nesse sentido, este estudo apresenta uma breve explanação sobre a origem do curso de Letras no Brasil, com uma apresentação a respeito de uma proposta curricular  específica para a formação do professor. Finalmente, expando a reflexão para o contexto de formação do professor de línguas estrangeiras.

Biografia do Autor

Marcus Souza Araújo, Universidade Federal do Pará

Marcus de Souza Araújo é professor efetivo de Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará. É licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e possui Mestrado em Linguística pela mesma universidade. Fez sua especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Realizou cursos de extensão em Inglês Instrumental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre seus interesses de pesquisa, destacam-se Línguas para Fins Específicos, leitura em língua estrangeira, livro didático, preparação de material didático, formação de professor, tecnologias digitais e gêneros textuais. Atualmente é doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Artigos