UM ESTUDO A PARTIR DAS QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE PROVAS DO NOVO ENEM

Authors

  • Lívia Letícia Zanier Gomes Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Inês Vasconcelos Felice Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

avaliação, Enem, questões de múltipla escolha, Língua Portuguesa.

Abstract

Tendo como suporte avaliações de 2009 e 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), analisamos, nesta pesquisa qualitativa de cunho documental, as questões de Língua Portuguesa das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, respondendo às seguintes perguntas de pesquisa: a extensão das questões e da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LC), relacionada ao tempo disponível aos examinandos para a resolução do caderno, é suficiente para que a proposta de cada questão seja cumprida de maneira fidedigna? As questões do exame encontram, em suas Matrizes, habilidades correspondentes a serem examinadas? Os textos presentes nas questões com a finalidade de contextualizá-las e de apresentarem situações-problema são essenciais à sua resolução? As questões do exame podem ser consideradas interdisciplinares? A Matriz de Referência para o Enem 2009 foi utilizada para propiciar um contraponto às questões e, como fundamentação teórica, nos baseamos em obras de Heraldo Marelim Vianna (1975) e de Ethel Bauzer Medeiros (1982).

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Lívia Letícia Zanier Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Aluna regular do curso de mestrado em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia; Professora efetiva do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba.

Maria Inês Vasconcelos Felice, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP; Professora efetiva do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos do ILEEL da Universidade Federal de Uberlândia.

Published

2014-08-06

How to Cite

Gomes, L. L. Z., & Felice, M. I. V. (2014). UM ESTUDO A PARTIR DAS QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE PROVAS DO NOVO ENEM. Revista l@el Em (dis-)curso, 6(2), 13–28. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/6387

Issue

Section

Artigo / Edição InPLA