UM ESTUDO A PARTIR DAS QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE PROVAS DO NOVO ENEM

Autores

  • Lívia Letícia Zanier Gomes Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Inês Vasconcelos Felice Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

avaliação, Enem, questões de múltipla escolha, Língua Portuguesa.

Resumo

Tendo como suporte avaliações de 2009 e 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), analisamos, nesta pesquisa qualitativa de cunho documental, as questões de Língua Portuguesa das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, respondendo às seguintes perguntas de pesquisa: a extensão das questões e da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LC), relacionada ao tempo disponível aos examinandos para a resolução do caderno, é suficiente para que a proposta de cada questão seja cumprida de maneira fidedigna? As questões do exame encontram, em suas Matrizes, habilidades correspondentes a serem examinadas? Os textos presentes nas questões com a finalidade de contextualizá-las e de apresentarem situações-problema são essenciais à sua resolução? As questões do exame podem ser consideradas interdisciplinares? A Matriz de Referência para o Enem 2009 foi utilizada para propiciar um contraponto às questões e, como fundamentação teórica, nos baseamos em obras de Heraldo Marelim Vianna (1975) e de Ethel Bauzer Medeiros (1982).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lívia Letícia Zanier Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Aluna regular do curso de mestrado em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia; Professora efetiva do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba.

Maria Inês Vasconcelos Felice, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP; Professora efetiva do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos do ILEEL da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2014-08-06

Como Citar

Gomes, L. L. Z., & Felice, M. I. V. (2014). UM ESTUDO A PARTIR DAS QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE PROVAS DO NOVO ENEM. Revista l@el Em (dis-)curso, 6(2), 13–28. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/6387

Edição

Seção

Artigo / Edição InPLA