
Projeto História, São Paulo, n.36, p. 405-411, jun. 2008 405

ALGUMAS NOTAS SOBRE O NACIONALISMO BRASILEIRO 
NA GRANDE IMPRENSA AMERICANA.

TIME MAGAZINE E NEW YORK TIMES: 1960-1964
Eduardo Silva Alves*

O Brasil nacionalizou a sociedade americana Esso 
Standard do Brasil Inc. a pedido da Standard. 
Materialmente, signifi ca essa nacionalização que 
a grande distribuidora no Brasil dos produtos da 
Standard Oil Company, de New Jersey, transforma-
se na Esso Brasileira de Petróleo S.A., que o seu 
capital na sociedade passa a ser em cruzeiros e que 
seus escritórios centrais mudam-se de Fairmont, na 
Virginia Ocidental, para o Rio de Janeiro. Assim, se 
algum dia o Brasil desapropriar empresas estran-
geiras, a Esso poderá escapar. Por outro lado, se o 
Brasil algum dia permitir a participação de capi-
tais particulares na exploração do Petróleo, a Esso 
estará em condições de entrar em ação. (“Love 
& Nationalism”. Time Magazine. Vol. LXXV, nº 4. 
Nova York, 25 de janeiro de 1964.)

O nacionalismo brasileiro, como tema de reportagem na grande imprensa norte-ame-
ricana no início dos anos 60, foi levado àquele público sob dois aspectos: expropriações e 
ufanismos, sendo este também interpretado – e traduzido – como xenofobia. Neste artigo 
comentaremos algumas reportagens feitas pela revista semanal Time Magazine (TM) e 
pelo jornal The New York Times (NYT) sobre esse assunto. Suas abordagens tiveram como 
pano de fundo uma constante preocupação com os investimentos fi nanceiros em nosso 
país e a imagem dos EUA na América Latina entre 1960 e 1964.

Temor pelo presidencialismo nacionalista – 1960

No editorial da edição de 18 de janeiro de 1960 do jornal The New York Times, o 
correspondente Claude Sitton alertava os Estados Unidos sobre a necessidade de “uma 



Projeto História, São Paulo, n.36, p. 405-411, jun. 2008406

Eduardo Silva Alves

maior atenção norte-americana aos ânimos latinos”, e disse ainda que eles “precisavam 
aprender a conviver com o nacionalismo latino-americano”. Era o último ano do mandato 
de Juscelino Kubitschek e a corrida pela sucessão presidencial estava a todo vapor: de 
um lado, a coligação PSD e PTB, com os candidatos Lott e Goulart, respectivamente, e, 
do outro, Jânio Quadros e Milton Campos, na junção PTN-UDN. Desses quatro candi-
datos, somente Milton Campos esteve de fora do eixo de discussão sobre o nacionalismo 
na Time Magazine e no NYT durante o período aqui mencionado. No mês seguinte, o 
editorial no jornal NYT lançava um olhar mais direto ao Brasil, cujo panorama naqueles 
“dias de verão” era marcado pelas “pressões políticas de um ano de eleição Presidencial”, 
pelos “fl agrantes problemas econômicos” derivados de uma “permanente e descontrolada 
infl ação”, além de “uma crescente afi rmação do nacionalismo”. No fi nal de fevereiro de 
1960, foi a vez de TM revelar a sua preocupação com o nacionalismo brasileiro com o 
artigo “O Candidato” (The Candidate): concordando com o NYT, o desconforto da revista 
estava na fi gura do já candidato Marechal Lott e na sua promessa de “fazer do capital 
estrangeiro seu alvo principal”. Segundo TM, aquele candidato não admitia que o “suor 
dos trabalhadores brasileiros continuasse a produzir riquezas para os países estrangeiros”, 
segundo TM, ele dava garantias de que “a Petrobrás continuaria intocável e manteria o 
monopólio estatal do petróleo”. A revista não poupou a comparação com Vargas, disse 
que o Marechal Lott ansiava pelo “mesmo manto de Getúlio, um presidente-ditador e 
demagogo que havia se matado e deixado uma carta na qual punha a culpa do seu suicídio 
nos grupos fi nanceiros internacionais”. A revista ainda destacou uma fala de Lott na qual 
ele deixava bem clara a sua posição nacionalista: “Eu sou um nacionalista [...]. O nacio-
nalismo relaciona-se ao patriotismo do mesmo modo que a caridade relaciona-se com a 
fé”. Segundo Thomas Skidmore, “o candidato Lott exercia uma atração a priori sobre os 
nacionalistas de esquerda na defesa de várias causas nacionalistas”, tais como “a restrição 
das remessas de lucros de fi rmas estrangeiras para o exterior”. 

Jânio Quadros, ainda não candidato e muito cortejado pela UDN, no mês seguinte, 
março de 1960, fez uma visita a Fidel Castro “dando a entender que era simpático à ex-
periência socialista”, apesar dos seus protestos contra “a má interpretação que o regime 
cubano havia feito de suas declarações”, publicou o NYT no artigo “Quadros fora de 
Cuba” (Quadros off for Cuba). Ainda dentro do assunto cubano, O NYT, em 10 de mar-
ço de 1960, publicava outra reportagem, com o título “Cuba, um assunto no Brasil”. O 
artigo informava que “a decisão do candidato [Quadros] de visitar Castro perturbava os 
investidores”. 



Projeto História, São Paulo, n.36, p. 405-411, jun. 2008 407

Algumas notas sobre o nacionalismo brasileiro

Brizola entra em cena – 1961-1962

Após a defi nição da corrida eleitoral de 1960, o ano seguinte não ofereceu muitas 
esperanças aos EUA em relação à contenção do nacionalismo brasileiro. Os personagens 
apenas trocaram de nome, saiu Lott e entrou Brizola. O primeiro, antes da derrota nas ur-
nas, anunciava propostas de governo de cunho nacionalista, enquanto o outro já tinha no 
currículo a encampação da Companhia Elétrica Riograndense, subsidiária da American & 
Foreign Power (Bond & Share) em 1959. 

Jânio Quadros, o grande vencedor das eleições, foi o último brasileiro a ser capa da 
Time antes da queda de Goulart. A reportagem com o título One Man”s Cup of Coffee, 
de 30 de junho de 1961, não faz menção a Goulart, no entanto, a preocupação com o 
avanço do comunismo na América Latina e a imagem dos EUA aumentou, segundo TM 
“na semana passada, após uma excursão por dez nações da América Latina, o enviado 
presidencial Adlai Stevenson era portador de alguns assuntos desagradáveis. Os líderes 
dos governos democráticos da América Latina ainda estavam em estado de “choque men-
tal” em relação ao desastre cubano; o prestígio dos Estados Unidos estava em agudo 
declínio”.  Naquela mesma edição, TM ainda analisou as riquezas do solo brasileiro e sua 
importância para o mercado interno e internacional. Discorreu sobre o potencial hidroe-
létrico do país, sobre a borracha na Amazônia, a pecuária e o papel. Mas a bauxita deu o 
exemplo de nacionalismo que a matéria perseguia: segundo TM “as reservas de bauxita 
do Brasil eram de centenas de milhões de toneladas”, e podiam ser encontradas em locais 
economicamente rentáveis, mais baratos”, porém, alguns projetos de grandes empresas 
exploradoras – Kaiser e Reynolds – “eram vetados por um nacionalismo estridente ‘O 
alumínio é nosso!’”.

O cunhado do presidente Goulart e anti-yankee – termos que TM irá atribuir a Brizo-
la na maioria de suas matérias – foi chamado de “volátil” numa reportagem do NYT de 13 
de março de 1962 (Volatile Brazilian: Leonel Brizola). Comparado a um dos personagens 
do famoso escritor americano, Horatio Alger, autor de inúmeras novelas populares no 
século XIX, Brizola fazia o tipo “menino pobre” sempre com tendências para o bem, mas 
com uma pequena deformação, “era um brasileiro esquerdista e nacionalista”. Antes da 
publicação desse artigo, Brizola, em 16 de fevereiro, expropriou a ITT oferecendo uma 
indenização “bem abaixo da estimada pela companhia”. A atitude de Brizola foi comuni-
cada através de um telegrama ao presidente Kennedy, e o presidente da ITT comparou o 
ato como semelhante ao ocorrido em Cuba. O impasse diplomático deu-se em meio aos 
preparativos da visita de Goulart aos EUA no mês seguinte. Uma medida de urgência 
tomada pelos EUA foi a aprovação da emenda Hickenlooper, “que puniria os países que 



Projeto História, São Paulo, n.36, p. 405-411, jun. 2008408

Eduardo Silva Alves

desapropriassem empresas americanas sem que fossem devidamente indenizadas”. Se-
gundo Marco Antonio Villa, Goulart, antes de embarcar para os EUA, fez um pronuncia-
mento “para se desvincular de Brizola” na Câmara de Comércio Americana: “o governo 
brasileiro não alimenta a mínima prevenção, nem cultiva qualquer sorte de preconceito 
ou má vontade com aqueles que representam ou defendem os interesses do capital estran-
geiro”. No mês seguinte, em 3 de abril de 1962, mesmo dia da chegada Goulart aos EUA, 
o NYT publicava uma matéria com o título “A Visita do Presidente”, e fez os seguintes 
comentários: “a chegada do Presidente João Goulart aos Estados Unidos para uma visita 
de cinco dias servirá para nos lembrar que o Brasil, como também a Argentina, precisa da 
uma máxima compreensão de nossa parte”. Goulart, em sua visita, assumiu “o compro-
misso de manter condições de segurança que permitiria ao capital privado desempenhar o 
seu papel vital no desenvolvimento da economia brasileira e às empresas estatizadas seria 
mantido o princípio da justa compensação”. Segundo Marcos Villa, a viagem de Goulart 
havia sido um sucesso: acabou sendo interrompido doze vezes por salvas de palmas e 
no dia seguinte estava nas primeiras páginas de todos os jornais americanos. Segundo 
o noticiário brasileiro, Jango “de comunista passou a ser chamado em toda a imprensa 
americana de Nice man”. 

Logo após a visita de Goulart, o NYT publicou uma matéria, em 27 de maio de 
1962, anunciando que a expansão latino-americana começava a apresentar problemas 
(Latin Expansion Posing Problems). Segundo o jornal, algumas empresas e seus associa-
dos começavam a encontrar grandes difi culdades para fi nanciar contratos mais atraentes. 
Tratou-se do caso da expropriação da IT&T no Rio Grande do Sul por parte de Leonel 
Brizola, e o NYT advertia que a “empresa não poderia parar de expandir por causa de um 
governo local no Brasil”. O caso da Amforp também entrava naquele momento na pauta 
de discussões. O governo brasileiro anunciava a compra dos bens da empresa americana 
tendo em vista o reinvestimento de 75% do seu capital em empresas que não fossem de 
utilidade pública no Brasil. 

João Goulart: de bom moço a vilão – 1963

O que os vizinhos latinos pensavam dos EUA preocupava o NYT. Em 4 de março de 
1963, através do jornalista Tad Szulc – o mesmo que vazaria em 1964 o suposto conteúdo 
da Doutrina Mann para a América Latina –, publicou um artigo comentando sobre os 
sentimentos latinos em relação aos EUA: “O que os latinos pensam de nós”. “Apesar das 
suspeitas e inconvenientes das relações” de seus vizinhos “com os países do bloco socia-
listas”, para o NYT “os Estados Unidos podiam até ser um conveniente objeto de crítica 
para calcular as frustrações e desencantos da América Latina ao longo da história, mas o 



Projeto História, São Paulo, n.36, p. 405-411, jun. 2008 409

Algumas notas sobre o nacionalismo brasileiro

ultra-maligno Colosso do Norte permaneceria basicamente como a única alternativa na 
vida do hemisfério”, escreveu o jornalista.

De 1960 a 1962, a fi gura de João Goulart parecia ainda não assustar a grande im-
prensa americana em relação às questões nacionalistas. No entanto, a partir de 1963, essa 
preocupação foi se tornando cada vez mais evidente. Time publicou, em 22 de março de 
1963, um artigo com o título “À Beira da Bancarrota” (Brink of Bankruptcy) e vinculou 
os problemas econômicos do Brasil às políticas nacionalistas que vinham sendo, segundo 
a revista, postas em prática pelo governo João Goulart. Para TM “graças a essas políticas, 
os recentes investimentos estrangeiros tinham diminuído de $266 milhões de dólares em 
1961 para $62 milhões em 1962 e foram afugentados pelas expropriações, contendas 
políticas e pela dura restrição de remessas de lucros”. A ironia da revista prosseguiu no 
mês seguinte, com a matéria “Rio em Trevas” (Darkness in Rio). Citou, logo de início, 
uma marchinha de carnaval da década de 1950 “Rio de Janeiro, cidade que me seduz, de 
dia não tem água, de noite não tem luz”. O assunto da reportagem foi a expropriação das 
empresas estrangeiras prestadoras de serviços de utilidade pública. A política de Goulart 
incomodava a revista: “o Presidente do Brasil, João Goulart, conduz um tipo de nacio-
nalismo para dar poder a si mesmo”, e Jango, segundo a revista, ainda havia dito “que 
as empresas estrangeiras prestadoras de serviço eram um cadáver no caminho das boas 
relações”. Naquele momento, Goulart “anunciava planos para comprar todas as empresas 
estrangeiras no setor que estavam no país”. Segundo TM, “Goulart já estava negociando 
a compra das instalações da International Telephone and Telegraph, do grupo American 
& Foreign Power Co. (Amforp), e da Light”s Rio Telephone Company” – por esse mo-
tivo haveria o risco de um “apagão” sugerido pela matéria. Segundo Skidmore – citando 
o Wall Street Journal –, a Amforp vinha há mais de um ano negociando a venda de seu 
equipamento “impelida pelo fato de três de suas subsidiárias já terem sido objeto de ex-
propriações por parte dos governos estaduais”.

Brizola voltava à cena na matéria de TM de 19 de julho de 1963, com o título “Bri-
zola sob Ataque” (Brizola Under Attack). Tratou-se de uma matéria que servia de contra-
ataque ao nacionalismo e aos nacionalistas brasileiros, principalmente Brizola. Segundo 
a revista “o esquerdista mais repugnante da América Latina ao sul de Cuba era Leonel 
Brizola do Brasil, homem de 41 anos, embaraçoso cunhado do presidente João Goulart e 
Deputado Federal pelo Estado da Guanabara”. A postura agressiva de Brizola foi destaca-
da na matéria que fez menção a sua ida à televisão onde fez duras acusações ao empresa-
riado internacional. Segundo TM, Brizola “diante do público, denunciou os empresários 
estrangeiros no Brasil, deu gritos para expropriar suas empresas, exigiu laços de amizade 
com Fidel Castro”, além de, óbvio, “fazer denúncias contra todos os yankees”. Ironica-



Projeto História, São Paulo, n.36, p. 405-411, jun. 2008410

Eduardo Silva Alves

mente, TM contra-atacou Brizola citando que “percebera nele uma intrigante e repentina 
transformação no seu comportamento”, tudo isso logo após sua ida à televisão. Segundo 
a matéria “Brizola, estava melhorando” e explicou que “através de anúncios pagos em 
jornais do Rio, ele “implorava, e exigia justiça contra o grupo que manipula o poderoso 
Diários Associados em sua campanha de infâmias e terríveis ataques contra ele”. 

Golpe Militar e derrota do nacionalismo – 1964

Foram inúmeras as reportagens na grande imprensa americana que cobriram o cená-
rio de agitações no Brasil nos fi ns de 1963 e início de 1964. Os assuntos de ordem eco-
nômica e política estavam sempre vinculados à administração de Goulart, vista de forma 
negativa pelos dois organismos de imprensa aqui estudados. A partir de 1964, o olhar 
de TM e do NYT tornou-se mais agudo em relação ao problema do nacionalismo, tanto 
no Brasil como na América Latina. No início de 1964, TM, em sua reportagem de capa 
da edição de 31 de janeiro, destacou o então recém-nomeado Secretário de Estado para 
Assuntos Interamericanos, Thomas Mann, que disse: “há dois tipos de nacionalismo em 
ação na América Latina. O primeiro tipo, eu acredito, é a melhor defesa que temos contra 
os comunistas, trata-se do esforço comum em busca das metas sociais cujos benefícios 
serão advindos dos EUA na forma de capitais”, e advertiu ele: “se os latino-americanos 
não perceberem isso, não estarão fazendo ao seu país algo de bom”. O segundo tipo na-
cionalismo era o pior e estava vinculado à propaganda ideológica que percorria a América 
Latina. Para Thomas Mann, o “outro tipo de nacionalismo era o xenophobic nationalism”, 
pois “é o que pode impedir a realização das metas da Aliança: o nacionalismo xenofóbico 
derruba tudo o que o hemisfério suporta”.

Em fevereiro de 1964, alguns sintomas de insegurança e medo em relação ao Brasil 
como nação do futuro puderam ser percebidos nas páginas do NYT, que deu destaque 
ao livro de Charles Wagley, cujo título foi Uma Introdução ao Brasil, com subtítulo: 
“Setenta milhões de brasileiros e como eles estão crescendo!”. A resenha era de Juan de 
Onis, responsável pela seção Books do NYT: “Esta é a mais lúcida e atual interpretação do 
Brasil contemporâneo, agora disponível em inglês. Seu aparecimento não poderia deixar 
de ser oportuno. O jornalista advertia: “uma compreensão do Brasil, a nação mais pode-
rosa da América Latina [...], é de vital importância para apressar o futuro das relações dos 
Estados Unidos no hemisfério Ocidental”.

Em 10 de março de 1964, Tad Szulc publicava, no NYT, um artigo com o título “O 
Brasil se prepara para ocupar fazendas e refi narias”. Curioso perceber que esse artigo 
vinha a público exatos três dias antes do Comício na Central do Brasil, quando Goulart 
ofi cializaria o início das suas reformas de base, nas quais se incluiriam as expropriações 



Projeto História, São Paulo, n.36, p. 405-411, jun. 2008 411

Algumas notas sobre o nacionalismo brasileiro

de algumas refi narias. Num aparente furo de reportagem, o artigo dizia que “o Governo 
brasileiro estava na expectativa de ordenar o confi sco de valiosas terras privadas e refi -
narias de petróleo”, acrescentou ainda que “movimentos diversos podiam se vistos aqui 
como uma acelerada mudança do país em direção ao nacionalismo de esquerda”.

No dia 5 de abril de 1964, Tad Szulc publicou outro artigo, dessa vez comentando 
sobre o golpe militar no Brasil. O título do artigo era “Súbito golpe no Brasil afeta todo o 
continente” (Brazil Coup Affects Whole Continent). Segundo o NYT “chegava ao fi m uma 
das grandes e profundas crises daquela semana com a espetacular revolução brasileira e 
que poderá indicar um novo quadro de tendências no hemisfério”.

Michael Weis e James Green: impressões do Brasil na mídia americana pós-abril 1964

Segundo W. Michael Weis, “a cobertura da imprensa norte-americana do golpe de 
1964 mostrou que ofi ciais americanos “manusearam os jornais” de forma bem-sucedida 
no período de três meses após o golpe militar”. A imagem do governo de Goulart que 
chegava ao público norte-americano foi distorcida e apenas o The New York Times e 
o Washington Post “apresentaram a posição dos dois lados da crise”. Segundo Weis, a 
imprensa deu apoio quase unânime “ao reconhecimento-relâmpago” do governo de Wa-
shington. Time Magazine publicou em seu número de 10 de abril de 1964, uma matéria 
com o título “O Adeus a Jango” e não escondeu sua alegria. Segundo Weiss, os periódicos 
que puderam ser incluídos no grupo da imparcialidade foram o Nation, o New Republic 
e o Daily News. As notícias do Brasil que chegavam aos Estados Unidos eram recep-
cionadas por um público “desinformado”, ao qual era dada a impressão “de que o novo 
governo brasileiro havia defendido a democracia do assalto comunista”. Numa pesquisa 
realizada em 1964, “86% dos cidadãos norte-americanos temiam ameaças comunistas – a 
mais alta porcentagem da história americana”. Apesar dos repórteres norte-americanos 
ignorarem “amplamente” as prisões e a violência contra os opositores do novo regime, 
entenderam as mudanças políticas no Brasil como “um golpe sem sangue” que evitou a 
guerra civil. Segundo James Green, em seu livro Clérigos, exilados e acadêmicos: opo-
sição à ditadura militar brasileira nos Estados Unidos, a cobertura dos acontecimentos 
políticos no Brasil naquele momento desapareceram das primeiras páginas dos jornais e 
revistas norte-americanos nas semanas seguintes.

Recebido em Março/2008; aprovado em Maio/2008.

Nota
∗ Mestrando do Programa de Estudos Pós-Graduados em História, PUC-SP, sob orientação do Prof. Dr. 
Antonio Pedro Tota. E-mail: edusilvaalves@uol.com.br.




