
 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 171 

ARTIGO 

ENTRE A MEMÓRIA E O ESQUECIMENTO 
1964-2014: O GOLPE ONTEM E HOJE 

 

BETWEEN MEMORY AND 
FORGETFULNESS 

1964-2014: THE COUP YESTERDAY AND TODAY 

 
LUIZ ANTONIO DIAS* 

RAFAEL LOPES SOUSA** 

 

 
RESUMO 
O objetivo desse trabalho é apontar, discutir e problematizar a recepção 
de dois grandes jornais paulistanos – Folha de S. Paulo e O Estado de 
São Paulo - ao golpe civil militar de 1964. Analisamos editoriais e 
matérias vinculadas ao novo cenário político com ênfase no mês de abril 
de 1964. Tratamos também da “comemoração” ou “rememoração” 
trazidas à tona nas efemérides de 2014. Apontamos finalmente como as 
retratações apresentadas pelos dois jornais estão carregadas de 
subterfúgios que visam justificar o apoio desses jornais ao golpe que 
derrubou o presidente João Goulart. Ora apresentando a legitimidade 
desses eventos, ora defendendo sua legalidade. 
PALAVRAS-CHAVE: História. Memória. Ditadura Militar. 

 
ABSTRACT 
This paper aims discuss and problematize the reception of two 
important São Paulo’s newspaper - Folha de S. Paulo and O Estado de 
São Paulo - the civil military coup in 1964. Editorials analyzed and linked 
to the new political developments materials with emphasis in April 1964 
also treat the "celebration" or "remembrance" brought out in 2014. 
Finally point out as the disclaimers made by two newspapers are full of 
subterfuge that aimed justifying the support of these newspapers to the 
coup that overthrew President João Goulart. Nevertheless presenting the 
legitimacy of these events, defending its legality. 
KEYWORDS: History. Memory. Military Dictatorship. 

 

 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 172 

Com o inicio dos processos de redemocratização da sociedade 

brasileira ao longo da década de 1980, a temática dos Direitos Humanos 

e os debates sobre memória e esquecimento foram impulsionados nos 

meios acadêmicos e ato continuo viraram demanda da agenda 

sociopolítica para a busca daquilo que  Boaventura de Sousa Santos 

chamou de “projeto civilizatório da modernidade”.
1
 Os defensores dessa 

causa sofreram muitas criticas e conviveram com a resoluta indiferença 

dos vencedores para com a memória coletiva dos vencidos. Talvez por 

isso, nunca houve “monumento da cultura que não fosse também um 

monumento da barbárie”.
2
 Cabe, todavia, aos historiadores proceder à 

ruptura daquilo que Benjamin
3
 chamou de continuum da história e assim 

ressignificar o passado, a fim de trazer para o presente o que ficou 

convenientemente esquecido pelos tratados da história oficial. 

Situação que nos faz lembrar as observações feitas pelos Annales, 

principalmente pelos representantes de sua Terceira Geração, sobre os 

cuidados que os  historiadores deveriam tomar sobre o relativismo de 

sua ciência e, por via de consequencia, das dificuldades de apreender o 

passado em sua complexa e múltipla totalidade.  

 

Esse caráter singular de uma ciência que possui apenas um termo para 
seu objeto e para si própria, que oscila entre a história vivida e a história 
construída, sofrida, fabricada, obriga os historiadores, já conscientes 
dessa relação original, a se interrogarem novamente sobre os 

fundamentos epistemológicos de sua disciplina.
4
  

 

Assim, a legitimidade do historiador para inventariar o passado, 

num momento em que o acesso aos documentos deixou de ser privilegio 

de seu ofício, para ser transferido a incontroláveis grupos de “saber” e 

“interesses” – que buscam construir ou fabricar uma versão oficial da 

história, a fim de convalidar no presente as atitudes contraditórias e 

muitas vezes suspeitas do passado – precisa ser retomada e novamente 

valorizada em suas bases epistemológicas, sob risco de vermos a história 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 173 

ser editada e reeditada em torno apenas de sua já conhecida  e “infantil” 

obsessão pelas origens.  

Essas armadilhas foram, todavia, superadas pelos historiadores 

contemporâneos que após as contribuições dos Annales abandonam, 

insistimos, as obsessões pelas origens para buscar nos eventos “os 

motivos que permaneciam ocultos, criando assim um complexo 

pragmático, a fim de extrair do acontecimento casual uma ordem 

interna”.
5
 É aí, precisamente aí, que residem as principais diferenças 

metodológicas e epistemológicas entre a escrita da historia e a escrita 

jornalística. Em outras palavras, enquanto o historiador busca os 

motivos ocultos e a ordem interna de um determinado acontecimento, o 

jornalista preocupa-se fundamentalmente em imprimir novos 

significados ao passado, a fim de convalidar no presente os interesses da 

sua corporação. “De início e maciçamente, é como dano à confiabilidade 

da memória que o esquecimento é sentido. Dano, fraqueza, lacuna. Sob 

esse aspecto, a própria memória se define, pelo menos numa primeira 

instância, como luta contra o esquecimento.”
6
  

Assim, e por mais que busque ser a consciência coletiva de seu 

tempo, a narrativa jornalística não consegue se desvencilhar da história 

vivida e acaba por reproduzir uma história que carrega prioritariamente 

os sentimentos, desejos e interesses da linha editorial do jornal.  A forma 

como os jornais Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo noticiaram o 

golpe de estado responsável pela implantação da ditadura civil-militar em 

1964 é, neste sentido, um caso exemplar do que aqui estamos 

argumentando. Para compreender essas mudanças é necessário 

inventariar o percurso dessas instituições empresariais na sociedade 

brasileira. 

O grupo Folhas começou a ser gestado em 1921. Desde sua 

fundação até o início da década de 1930, todos os jornais que pertenciam 

a essa estrutura empresarial tiveram a sua orientação editorial voltada, 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 174 

quase que integralmente, para atender as demandas locais, sobretudo 

aquelas relacionadas às decisões tomadas pela administração do 

município. Nessa época, um dos principais objetivos do jornal era 

conquistar um “fiel” público leitor. Essa estratégia apresentava-se 

doravante como decisiva para a sobrevivência do jornal, uma vez que 

80% da população da época era analfabeta. Investir, pois, para atender as 

demandas de uma crescente classe média que emergia de forma mais 

consistente nos grandes centros urbanos do país parecia, então, a decisão 

mais acertada.  

Em outra frente de atuação, o grupo investia para conquistar o 

segmento popular que o jornal o Estado de São Paulo, notadamente 

mais elitizado, não conseguia atingir. Ao oferecer uma versão mais 

popular dos acontecimentos, o grupo Folhas ampliava o leque de 

público leitor, estratégia decisiva para a sobrevivência do jornal à época. 

Esse percurso foi, todavia, interrompido em 1931 quando o jornal, após 

sofrer uma intervenção federal, passou para as mãos de Octaviano Alves 

de Lima, um indivíduo com fortes ligações com os cafeicultores, mas 

que, diferentemente de seus pares, isto é, os barões do café, havia 

apoiado o movimento de 1930.  A partir daí o jornal abandonou 

temporariamente as suas preocupações com as causas urbanas e voltou 

suas atenções para as demandas rurais, legando a um segundo plano os 

serviços e apoio que oferecia à classe média urbana. 

A terceira fase da historia do jornal coincide com a 

redemocratização do país, em 1945. Essa fase, que se estende até 1962, 

ficou marcada pela visão empresarial que o jornal logrou construir com a 

chegada de José Nabantino Ramos, novo controlador acionário do 

grupo. Em agosto de 1962 o jornal passou à responsabilidade de Otávio 

Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho. Nesta mesma década os três 

jornais do grupo Folhas – Folha da Manhã, Folha da Tarde e Folha da 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 175 

Noite – transformaram-se em um único jornal, conhecido agora como 

Folha de S. Paulo, com três edições diárias.  

O jornal O Estado de S. Paulo- fundado em 1875, como Província 

de S. Paulo – nasceu norteado pelos princípios e projetos do 

pensamento liberal. Talvez por isso, trazia já em seu nascedouro uma 

visão mais elitizada da sociedade que ficava evidenciado na aberta e 

sistemática critica que fazia aos movimentos sociais, nem tanto contra a 

pertinência de suas causas, mas, sobretudo, pela forma de atuação de 

seus membros. 

É interessante notar que esse liberalismo nem sempre foi praticado 

com a mesma desenvoltura pelo jornal. Suas convicções liberais ficaram, 

por exemplo, muitas vezes represadas nos estreitos limites da Redação. 

As intervenções militares na vida política do país, por exemplo, 

raramente receberam críticas abertas do jornal. Na década de 1930, O 

Estado de S. Paulo apoiou por diversas vezes medidas intervencionistas 

do governo provisório. A fim de justificar essa insolúvel contradição, ou 

seja, as intervenções do Estado na economia, alegavam que a indústria 

brasileira não tinha força nem a tradição requerida para competir no 

mercado internacional. Assim, somente o Estado com sua visão 

estratégica poderia trazer visibilidade e confiabilidade para os produtos 

da indústria brasileira. A esse respeito, Capelato comenta: 

 

(...) os industriais aderiram à nova forma de intervencionismo do Estado, 
tonando-se opositores do liberalismo econômico. O jornal OESP 
considerou legitima e justa a ajuda aos industriais e sugeriu ao governo 
brasileiro que abrisse possibilidades de colocação dos produtos 

brasileiros no mercado internacional.
7
 

 

Também no plano político, o jornal conviveu muito bem com o 

forte controle que a política do Estado getulista passou a exercer na vida 

das pessoas a partir de 1935. “Quando foi decretada a Lei de Segurança 

Nacional (1935), o OESP considerou-a branda (...) no combate ao 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 176 

banditismo (comunismo) brasileiro, tudo deveria ser sacrificado”.
8
 

Apesar de toda essa subserviência aos “donos do poder” o fato é que, no 

início de 1940, O Estado de S. Paulo sofreu uma intervenção do Estado 

Novo e Júlio de Mesquita Filho só conseguiu recuperar o controle de seu 

diário em dezembro de 1945.  

Apesar de representar públicos diferentes e por isso mesmo 

apresentar algumas distinções pontuais acerca da missão jornalística, o 

fato é que, em linhas gerais, os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de 

S. Paulo estavam de acordo em unir forças para combater o inimigo 

comum da sociedade brasileira, que na visão desses periódicos, era o 

comunismo e o populismo, tratados como sinônimo de “getulismo”, e 

“janguismo”. 

No decurso dos acontecimentos pós 1964 e com a consequente 

consolidação dos militares no poder, os principais veículos de 

comunicação do país não mantiveram uma postura homogênea sobre o 

novo cenário político. Alguns deles seguiram caminhos distintos, 

principalmente a partir da edição do Ato Institucional nº5 (AI-5). No 

caso dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo essa situação 

não foi diferente, com o endurecimento do regime o apoio e a defesa da 

legitimidade e da legalidade diminuíram, a censura ou autocensura 

passou a influenciar os editoriais e outras matérias do jornalismo. Outro 

traço marcante que orientou a participação desses periódicos com os 

eventos de 1964 foi o colaboracionismo
9
 como moeda de troca, isto é, 

privilégios e vantagens empresariais adquiridas ao longo de todo o 

período. 

Essa situação sofreu alterações com o processo de 

redemocratização. Nessa nova conjuntura muitos veículos de 

comunicação que apoiaram o golpe apressaram-se em construir e vender 

uma imagem de incondicionais defensores da democracia. Criando, com 

essa atitude, a falsa, porém conveniente impressão de que, ao longo de 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 177 

todo o período ditatorial, essa posição da imprensa foi homogênea e 

constante. Sobre essa discussão o depoimento de Mino Carta, que foi 

diretor de Redação da revista Veja, é esclarecedor e ajuda-nos a entender 

como os meios de comunicação, com a inarredável presença da luta pela 

redemocratização do país, tentaram reescrever a história com a tinta do 

oportunismo e da vaidade. Diz ele: “(...) Roberto Civita (...) entregou 

minha cabeça ao então Ministro da Justiça Armando Falcão e hoje se 

apresenta (...) como um resistente dos anos de chumbo. Mais um pouco 

e sustentará ter sido torturado”.
10

 

Refletir, pois, sobre a atuação dos jornais Folha de S. Paulo e O 

Estado de S. Paulo na implantação da ditadura militar e, principalmente, 

discutir como esses periódicos apresentam na atualidade as suas 

convicções sobre esse dramático acontecimento da história brasileira é 

tarefa de relevo para os historiadores que pesquisam o período. Trata-se, 

pois, de contraponto necessário à disposição que esses dois veículos de 

comunicação apresentam, passados cinquenta anos do golpe civil militar 

de 1964, em reescrever sua história e recriar uma memória de atuação 

democrática, ora justificando, ora minimizando seus atos.  

Essa conduta leva, consequentemente, a outra conclusão: se é 

possível reconstruir as ruínas do passado, utilizando-se de uma 

metodologia seletiva, então é possível também forjar uma história 

insuspeita que confira credibilidade para os serviços desses periódicos, 

de tal sorte que sua vida pregressa fica “esquecida” e uma nova memória 

é construída com o propósito de valorizar a sua atuação no tempo 

presente. Sobre esses abusos cometidos seletivamente pela memória, 

Ricoeur oferece-nos a seguinte definição.  

 

Por que os abusos da memória são de saída, abusos do esquecimento? 
(...) por causa da função mediadora da narrativa, os abusos de memória 
tornam-se abusos de esquecimento. De fato, antes do abuso, há o uso, a 
saber, o caráter inelutavelmente seletivo da narrativa. Assim como é 

impossível lembrar-se de tudo, é impossível narrar tudo.
11

 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 178 

 

Assim, ao trazer à tona uma reflexão sobre os eventos do passado, 

o narrador precisa ser criterioso com o uso de suas fontes e não se deixar 

trair pelas armadilhas do tempo presente que buscam suprimir detalhes, 

alterar ênfases e recriar o passado em estruturas infalíveis que servirão de 

apoio apenas para o uso abusivo e seletivo da memória. 

Ao assumir a defesa do governo militar, em 1964, a Folha de S. 

Paulo e O Estado de S. Paulo fizeram ecoar o pensamento de variados 

setores da imprensa. Para esses setores, a defesa da “Revolução 

Gloriosa” era o caminho mais seguro para reencontrar a paz social e 

garantir os direitos básicos do cidadão ameaçados, naquele contexto, pela 

perigosa presença comunista no território brasileiro. Estimulado por essa 

paranoia, o jornal Folha de S.Paulo afirmava em editorial, intitulado “Em 

defesa da Lei”:  

 

Não foi por falta de advertências que a situação nacional chegou ao 
estado em que hoje se encontra (...). Ninguém por certo desejou tal 
situação, excluídos certamente os elementos comunistas para os quais a 
situação do país estará tanto melhor quanto pior em verdade for. Esses 
elementos, infelizmente, vêm agindo há muito em altos cargos da 
administração pública federal e, de certa maneira, orientando muitas 

ações do governo.
12

 

 

A sequência do editorial reforçava os argumentos de que o 

presidente deposto, João Goulart, governava em conluio com os 

comunistas e, o que era mais grave, violava constantemente a 

Constituição com tentativas inaceitáveis de subordinar o Congresso aos 

interesses da ideologia comunista. Para fermentar ainda mais a situação, 

ocorriam as greves que contavam com a “simpatia” do presidente, 

paralisavam o país e provocavam uma aguda crise econômica. Motivado 

por essa conjuntura adversa, o editorial não economizava argumentos 

para convencer a população de que o golpe militar, antes de ser uma 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 179 

“rebelião contra a lei”, era um ato de patriótica coragem dos militares em 

defesa da ordem: 

 

Depois de lentamente tentar corromper o cerne das Forças Armadas 
mediante a conhecida pregação falsamente reformista, surgia o golpe que 
deveria prenunciar o fim da legalidade democrática: o assalto à própria 
organização das Forças Armadas. E estas, em vários pontos do país, 
chefiadas por alguns de seus chefes de maior respeitabilidade, se 
levantaram em defesa das instituições ameaçadas. São claros os termos 
do manifesto do comandante do II Exército. Não houve rebelião contra 
a lei, mas uma tomada de posição em favor da lei. Na verdade, as Forças 
Armadas destinam-se a defender a pátria e garantir os poderes 
constitucionais, a lei e a ordem (...). Resta-nos esperar que os focos de 
resistência esboçados em raros pontos logo desfaçam, para que a família 
brasileira reencontre no menor prazo possível a paz a qual tanto aspirava 
o povo, livre da pregação e da ação dos comunistas que se haviam 
infiltrado no governo, volte a ter o direito, que lhe haviam tirado, de 

trabalhar em ordem e dentro da lei.
13

 

 

Pode-se dizer, então, que a Folha de S. Paulo, com o 

posicionamento assumido em sua linha editorial, ajudou a construir um 

discurso de legalidade à deposição do presidente João Goulart. De tal 

sorte que, nas páginas desse periódico, o “golpe”, tornava-se uma ação 

revolucionária para salvar o país das mãos dos comunistas. 

 

O regime político que irrompeu a partir de 1964 se debateu, desde seus 
primeiros momentos, para atestar a legitimidade de seu poder de mando 
e decisão. Para isso, ele lidou com dois desafios. O primeiro foi construir 
os elementos que viessem a certificar, de imediato, que aquele 
movimento era legítimo. O segundo se caracterizou pelo empenho do 
grupo de poder em dar continuidade ao processo de construção da 

legitimidade no transcorrer dos governos ditatoriais.
14

 

  
O jornal o Estado de S. Paulo, por sua vez, apresentou de forma 

ainda mais intensa as suas convicções. Para esse periódico1964 – e não 

1945 - marcava o “fim da ditadura no Brasil”. Essas convicções foram 

explicitadas, mais uma vez, em 2 de abril de 1964 em editorial intitulado 

“O significado maior de uma vitória”, no qual o jornal oferecia suas 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 180 

explicações para os acontecimentos que precipitaram o golpe militar de 

1964. 

 

A grande vitória de ontem, conduzida pela mão segura do general 
Amaury Kruel, a frente do II Exército, vem como era inevitável, sendo 
interpretada das mais diversas maneiras. Para os que tendem a encaram 
os acontecimentos pelo seu lado superficial, ela surge como o epílogo 
dos fatos que tiveram inicio na semana santa. Na realidade, porem o 
significado do primeiro de abril é muito mais profundo e complexo. 
Antes de mais nada, um triunfo alcançado está a dizermos que, 
finalmente, a democracia brasileira venceu a ditadura sobre cujas as 

estruturas a Nação vegetava.
15

 

 

Temos aqui uma maneira peculiar de exercício do tão propalado 

liberalismo do jornal O Estado de São Paulo. Como podemos 

depreender, um liberalismo de conveniência que atende tão somente aos 

interesses de quem está no poder conferindo, assim, legalidade e 

legitimidade ao movimento militar, com o sempre insuspeito argumento 

de que tais medidas eram necessárias para garantir a manutenção do 

regime democrático, constantemente ameaçado pelo Governo João 

Goulart. 

O primeiro Ato Institucional, em 09 de abril de 1964, também foi, 

relativamente, bem recebido pelos referidos jornais. Para a Folha de S. 

Paulo,
16

 apesar de causar certa apreensão, as medidas de exceção “(...) 

haverão de manter-se dentro do estritamente necessário à consolidação 

do processo democrático”. No mesmo texto verificamos expressões que 

contribuem para legitimar, tanto a derrubada de João Goulart, como a 

instauração do Ato Institucional. O jornal está convicto de que os 

militares são “sensíveis, mais do que os civis, aos problemas da 

segurança nacional muito ameaçada pela comunização do país”. 

Afirmam, assim, que os nobres princípios que levaram os militares a 

adotar medidas tão extremas não podiam jamais ser colocados em 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 181 

dúvidas, uma vez que “(...) nem outra coisa se poderia imaginar de 

homens que pegaram em armas para a defesa da democracia”. 

O jornal O Estado de S. Paulo, apesar de concordar com a 

intervenção militar e elogiar seus signatários mostra, todavia, uma ponta 

de preocupação com o artigo terceiro do referido documento,
17

 pois 

para esse periódico: 

 

(...) nesse ponto, nos causou certa apreensão o documento. Sempre 
fomos intransigentemente contrários às tentativas feitas pelo caudilho 
deposto, e não atinamos com as razões que terão levado os redatores do 
Ato a incluírem nele essa faculdade (...) Todo o projeto de emenda à 
Constituição de 1946 é um risco que as nossas instituições correm. E 
não fosse a certeza absoluta em que estamos de que o nome a sair 
vitorioso das eleições desta tarde é o do general Humberto Castelo 
Branco, sentir-nos-íamos neste instante ameaçados no que temos de 

mais caro na democracia brasileira.
18

 

 

O que tranquilizava o jornal nesse momento de incerteza 

institucional era a sua inabalável confiança na vitória do “seu candidato” 

predileto. É importante destacar, todavia, que nos dias que antecedem a 

intervenção militar e a posse de Castelo Branco, a compreensão desse 

periódico sobre a saúde política do Brasil era diferente. Seu diagnóstico 

era que a sociedade brasileira estava mergulhada em uma profunda crise 

de representação que comprometia perigosamente as relações sociais. 

Crise que abria espaço para que oportunistas de ocasião se aproveitassem 

da situação. Para combater essa “fragilidade”, o jornal iniciou em 4 de 

abril de 1964 uma campanha editorial, que tinha como propósito unir os 

verdadeiros democratas da nação contra as “velhas raposas” que 

tentavam retomar o poder. Outro ponto defendido, com igual 

entusiasmo nesses editoriais foi a defesa de Castelo Branco como 

presidente para os cinco anos subsequentes, pois ele era o representante 

que mais havia encarnado  o espírito revolucionário do movimento 

militar.  



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 182 

O primeiro editorial que seguia essa linha saiu em 4 de abril de 

1964 e tinha como título “Solução revolucionária”.
19

 Esse editorial, 

conforme relatamos anteriormente, orientava a população a se unir-se 

contra os inimigos da nação, identificados como as “velhas raposas” da 

política que queriam retomar o controle do país. No dia seguinte a 

população brasileira era brindada com um novo editorial que defendia os 

militares. Ele tinha o seguinte título: “Inadmissível usurpação da 

vitória”.
20

 Esse editorial expunha em tom dramático as dificuldades 

enfrentadas na segunda fase da Revolução e, sem meias palavras, 

afirmava que o “(...) movimento militar assegurou tão estupenda vitória 

democrática ao povo brasileiro.” Na sequência destaca a necessidade de 

levar “(...) avante até o fim o desmonte da formidável organização aqui 

montada para arrastar o Brasil à orbita do Império comunista”. 

Justamente por essa situação, ainda tão complicada, – e, cada vez mais 

inflamada pelos ingredientes da Guerra Fria – o jornal continua sua 

campanha em defesa do governo militar: “Eis porque pleiteamos para 

um militar, e para um militar perfeitamente integrado no movimento 

vitorioso, a posição verdadeiramente de sacrifício neste instante, que é a 

Presidência da República”.  

Essa preocupação pautou as discussões do jornal até o dia 10 de 

abril de 1964, quando, em editorial intitulado “Inimigos da Revolução”,
21

 

ousou apresentar fortes críticas aos setores dissidentes que tumultuavam 

a eleição para a presidência, ao sugerir o nome do Marechal Dutra como 

alternativa. O jornal tinha por certo que esse marechal havia colaborado 

com a implantação da ditadura em 1937 não era, portanto, pessoa digna 

de confiança para comandar a nação. Reforçava, assim, a sua predileção 

pela candidatura e pela vitória de Castelo Branco. 

O projeto de conduzir Castelo Branco ao poder obteve êxito. Sua 

posse ganhou destaque na primeira página do jornal, com as manchetes: 

“Castelo Branco assume a Presidência” e “Clima festivo e alegria popular 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 183 

marcaram posse”.
22

 Já o editorial, “O Presidente e seu ministério”, está 

recheado de elogios às sábias escolhas feitas por Castelo para compor o 

ministério e conclui suas análises oferecendo apoio incondicional ao 

novo governo.  

 

Em resumo: o sr. Marechal Humberto Castelo Branco inicia a sua 
delicadíssima missão (...) para pôr a cobro à obra de destruição 
sistemática a que se entregou, nos seus quase três anos de permanência 
no Palácio da Alvorada, o pupilo de Getúlio Vargas. E é com a 
disposição de apoiar vossa exa. em sua ação regeneradora que a opinião 

publica brasileira se acha  mobilizada.
23

 

 

Quando Castelo Branco assumiu o poder, a Folha de S. Paulo 

apressou-se também em fazer um editorial elogioso ao novo mandatário 

da nação com os seguintes dizeres: “O presidente de Todos”. Para além 

da bajulação explicita desse editorial, o que se buscava era conferir 

legitimidade ao novo governo que trazia para todos os brasileiros a 

esperança de um novo tempo. 

 

A nação ouviu ontem do presidente da República, na solenidade de sua 
posse, as palavras que desejava ouvir (...). É com satisfação que 
registramos ter seu discurso de posse reafirmado todas as nossas 
expectativas e revigorado a nossa esperança de que uma nova fase 

realmente se descerrou para o Brasil.
24

  

 

Os editoriais seguem doravante uma linha de apelo emocional 

sempre convocando os cidadãos de “bem” a engajarem-se na construção 

desse novo Brasil agora, finalmente, livre da contaminação comunista. O 

editorial, “O sacrifício necessário”, explicita esse urgente desejo: 

 

Nossas palavras dirigem-se hoje, de maneira muito especial, a todos 
aqueles que entendem, e com razão, que para a redenção da pátria se 
torna preciso dar mais do que trabalho de todos os dias e a confiança, 
geradora de disciplina (...). Dirigem-se aos que se acham dispostos ao 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 184 

sacrifício de interesses, de bens, de direitos, para que a nação ressurja, 

quanto antes, plenamente democratizada.
25

  

 

Durante o governo do Presidente João Goulart, qualquer proposta 

de renovação de seu mandato era duramente criticada como um 

continuísmo desnecessário pelo jornal Folha de S. Paulo. Mas, no 

período posterior, quando o mandato do general Presidente Castelo 

Branco foi prorrogado, o jornal foi mais condescendente. É o que se 

pode ler no editorial de 18 de julho de 1964: “(...) está em boas mãos a 

presidência da República e assim a prorrogação do atual mandato 

presidencial, por si mesma, não pode ser considerada um mal”.
26

 

Neste mesmo editorial a Folha de S. Paulo afirma que “não tem o 

tabu da intocabilidade da Constituição”. O curioso é que, durante todo o 

período do Governo João Goulart esse jornal foi um ferrenho defensor 

da intocabilidade da Constituição. Assim, a cada boato de reforma 

constitucional, pesados editoriais eram publicados com violentos ataques 

ao Presidente João Goulart que na visão do jornal, não respeitava a 

Constituição. 

 

O argumento de que o presidente preparava um golpe foi mobilizado 
diversas vezes na imprensa, especialmente depois que Goulart solicitou 
ao congresso a decretação do estado de sítio (outubro de 1963), pedido 
retirado antes de ir a votação diante da oposição da esquerda e da 

direita.
27

   

 

Pode-se dizer, então, que as páginas do jornal Folha de S. Paulo 

foram utilizadas para alardear as intenções golpistas do presidente João 

Goulart. O pedido de estado de sítio em 1963 justificava, por assim 

dizer, o pânico dos setores conservadores. Essa situação tornou-se, 

todavia, mais evidente após o comício da Central do Brasil – ocorrido na 

Guanabara em 13 de abril de 1964, quando o presidente voltou a 

defender as Reformas de Base. A partir dessa data todas as ações do 

governo Goulart foram colocadas em permanente estado de suspeição, 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 185 

pelo seguinte motivo: intenção de implantar reformas sociais que só 

poderiam ser alcançadas com a “violação da constituição”. Foi assim, 

evocando a defesa da lei, que a Folha de São Paulo, no dia seguinte ao 

comício da Central do Brasil, conclamava as Forças armadas a resistir às 

pretensões inconstitucionais do governo. Seu editorial destacava: 

 

O comício de ontem, se não foi um comício de pré-ditadura, terá sido 
um comício de lançamento de um espúrio movimento de reeleição do 
próprio Sr. João Goulart. Resta saber se as Forças Armadas, peça 
fundamental para qualquer mudança deste tipo, preferirão ficar com o 
Sr. João Goulart, traindo a Constituição, a pátria e as instituições. Por 

sua tradição, elas não haverão de permitir essa burla.
28

  

 

O editorial explicitava o desejo do jornal de ver concretizada a 

intervenção militar contra o Governo de  João Goulart. Os militares 

tinham, então, os argumentos requeridos para justificar suas ações como 

legitimas e necessárias contra um governo que definia suas metas 

segundo os preceitos da agenda comunista. Diversos depoimentos
29

 

recolhidos com os protagonistas da época deixam entrever essa busca de 

legitimidade para a ação dos militares. O depoimento do Coronel 

Alberto da Fontoura é, neste sentido, revelador:  

 
A coisa mais difícil que há (...) é um coronel, um comandante, mesmo 
um bom comandante, quebrar a legalidade, mesmo que tenha apoio de 
toda a sua gente, de sua tropa. É difícil. A gente passa a vida inteira 
pregando a legalidade. Passa a vida inteira falando para o soldado de 
disciplina, de lealdade, etc., como é que de repente vai-se voltar contra o 

governo?
30

 

 

A sequência de seu depoimento é esclarecedor, na medida em que 

um membro do exército assume ser o legítimo guardião da legalidade e 

justifica a intervenção militar como uma medida preventiva contra os 

usurpadores da ordem constitucional: “Nós não fizemos uma revolução. 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 186 

Nós demos um contragolpe, porque o golpe estava sendo dado por eles 

(...)”.
31

 

Os testemunhos da época indicam, então, que a imprensa se 

comportou como porta-voz da opinião pública e exigiu, assim, a 

intervenção das Forças Armadas nas instituições públicas do país. 

Alegavam que apenas a força e a moralidade das Forças Armadas 

poderiam retomar o controle e dissipar o caos que tomava conta da 

sociedade. 

A diferença entre os dois jornais analisados está apenas no tom e 

na forma da critica, - mais direta no caso d’ O Estado de S. Paulo, mais 

implícita no caso da Folha de S. Paulo - ao governo de João Goulart. Na 

aclamação do novo governo, porém, o tom estava muito mais afinado. É 

isto que argumenta Aquino: 

 

(...) acompanhando-se os editoriais de OESP no período que antecede 
imediatamente ao golpe de 1964, observa-se o tom alarmista de crítica ao 
governo de João Goulart, apontando para as possibilidades de 
continuísmo presentes atrás de manobras do presidente; conclamando a 
sociedade civil e as Forças Armadas na defesa do que consideram como 
interesses gerais e direitos naturais dos homens e conspirando 
abertamente contra o governo instituído. Na sequência, tomando os 
editoriais que sucedem o movimento armado de derrubada do 
presidente, nota-se que OESP não somente apoia o golpe, mas encara-o 
como viva aspiração nacional; além de aprovar a escolha do nome do 
marechal Humberto de Alencar Castelo Branco para assumir a 
presidência e de sustentar a tese da necessidade das arbitrariedades 

cometidas pelo ato institucional n.º 1, editado a 9 de abril de 1964.
32

 

 

Assim, por ser mais dinâmica e menos comprometida que seja 

com as fontes, a escrita midiática da história desempenhou e 

desempenha um papel de destaque no processo que ofereceu ares de 

legalidade ao golpe civil-militar de 1964. Foi com essa mesma dinâmica 

que a escrita midiática revisitou esses acontecimentos em suas efemérides 

de cinquenta anos. Nessa ocasião anunciou que queria revelar sua 

verdadeira participação na criação e manutenção da ditadura civil-militar 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 187 

de 1964 e solicitou um julgamento isento e consciente de seus leitores, 

pois só assim poderia superar essa etapa mal resolvida de sua história. 

Ocorre que deste presente hipertrofiado, a escrita midiática a despeito de 

resgatar o “verdadeiro passado”, acaba por produzir uma versão parcial 

da história, que atende exclusivamente às suas conveniências de ocasião. 

 

 

 

Reescrever o passado, absolver o presente   

Em 1984, com a definitiva redemocratização do país, o diretor do 

jornal O Estado de S. Paulo, Ruy de Mesquita, veio a público fazer mea 

culpa do apoio prestado por sua empresa ao governo militar. Assim, em 

busca de justificativa com os caminhos seguidos pela “revolução”, afirma 

que a decepção dele era a mesma dos autênticos revolucionários da 

“revolução de 1964”. “Quem acabou dominando a revolução, como 

acontece em todas as revoluções, ao longo da história, não foram os 

revolucionários autênticos. Que não eram homens capazes de praticar 

torturas, nem nada disso”.
33

 

Essa mudança de postura atendia, possivelmente, as conveniências 

políticas do momento, uma vez que, com o endurecimento do regime, o 

jornal perde os privilégios que ainda tinha e passa a sofrer intervenções e 

censura prévia em suas publicações. Assim, ainda que no presente o 

jornal tenha feito mea culpa sobre o apoio que deu aos militares, o fato é 

que a maneira como agiu no passado – patrocinando inclusive a 

realização de reuniões conjuntas com os militares para arquitetar a 

deposição do presidente João Goulart – permanecem, ainda hoje, uma 

mancha irretocável na história desse jornal. A esse respeito Bausbaum 

comenta que a deserção dos civis ocorreu somente quando os militares 

anunciaram que, para cumprir suas metas, precisariam de mais tempo do 

que aquele inicialmente previsto:  



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 188 

 

Os revolucionários civis, evidentemente, não gostaram nem aprovaram 
(a prorrogação do mandato de Castelo), principalmente Carlos Lacerda, 
que acabava de voltar de uma viagem ao exterior, onde fora com o 
objetivo de explicar a revolução. ‘O governo, diz ele, está se afastando 
dos seus ideais revolucionários’. Mas não rompe com ele. É cedo ainda e 

muita água ainda pode correr até lá.
34

  

 

Com a instituição da eleição indireta para Presidente da República, 

as lideranças civis que pretendiam retomar a vida política tiveram de 

refazer os seus planos.  

Assim, quando percebem que seriam gradativamente excluídos da 

cena política nacional, os golpistas civis adotaram um tom mais crítico 

sobre os rumos seguidos pelo regime militar. Alguns destes políticos, 

como Adhemar de Barros e Carlos Lacerda, acabaram inclusive sendo 

cassados e tiveram seus direitos políticos suspensos: castigo impingido 

pelo governo que eles haviam apoiado. 

A fim de reconstruir a sua credibilidade junto ao público leitor, o 

jornal Folha de S. Paulo, segundo Otávio Frias Filho, tentou durante o 

regime militar trilhar um caminho de neutralidade e imparcialidade.  

 

Durante os anos 60, e até o começo dos anos 70, a Folha- com alguns 
períodos de exceção – se manteve numa posição bastante fria com vista 
à política, era um jornal bastante omisso que, na maior parte do tempo, 

se limitava a noticiar os fatos e não emitir opiniões.
35

 

 
Essa imparcialidade deve, contudo, ser questionada, 

principalmente porque, na prática diária de confecção do jornal, ainda 

que apenas se narre o fato ocorrido, essa narrativa carrega 

intrinsecamente o posicionamento ideológico e os interesses econômicos 

de seus mantenedores. 

 

Sem fazer críticas ao regime (militar), a Folha aproveitava as 
circunstâncias econômicas favoráveis e crescia. Em pouco tempo, o 
grupo já poderia ser descrito como um pequeno conglomerado 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 189 

jornalístico. Entre 1965 e 1968, Frias e Caldeira compraram dois jornais 
– Notícias Populares e Última Hora -, criaram outros dois – Cidade de 
Santos e Folha da Tarde -, adquiriram parte de uma emissora de televisão 
– a TV Excelsior -, assumiram a Fundação Cásper Líbero e investiram na 

mais moderna tecnologia de impressão, o offsett.
36

 

 

Na segunda metade da década de 1970, o jornal Folha de S. Paulo 

intensifica seus esforços para reconstruir a sua imagem de imparcialidade 

para com a vida política do país. Nesse período, inicia uma sistemática 

oposição ao governo questionando, sobretudo, a sua legitimidade. Para 

levar adiante essa tarefa compôs forças com outros segmentos da 

sociedade civil que também estavam engajados na luta pela 

redemocratização do país, na defesa dos direitos humanos e da liberdade 

de imprensa. De acordo com Silva, a partir de meados da década de 

1970, a Folha de S. Paulo iniciou a construção de outra imagem que lhe 

asseguraria credibilidade para a passagem de uma etapa à outra sem que 

seu nome e sua história fossem comprometidos. Talvez por isso, a Folha 

de S. Paulo: 

 

(...) passou a ser identificada como um jornal de resistência ao regime 
autoritário e uma espécie de ´porta-voz’ da chamada ´sociedade civil´. A 
direção da empresa teve a sensibilidade de perceber que o país mudava e 
apostou num rumo que, o futuro comprovaria, era o que a maior parte 

dos brasileiros desejava seguir.
37

 

 

De toda forma, até mesmo essa mudança esteve ligada a questões 

mais amplas e complexas que a mera “sensibilidade” do jornal com as 

questões sociopolíticas do país. Em realidade essas mudanças 

começaram a acontecer, como bem observa Pilagallo, a partir de 

“incentivos” que o governo Geisel ofereceu ao jornal. De acordo com 

sua argumentação, ocorreram encontros entre Frias e Golbery, para 

estabelecer as regras de um novo principio institucional que estava sendo 

impulsionado pela abertura política. Com essa iniciativa a Folha de S. 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 190 

Paulo ajudaria a fazer frente contra a linha-dura do governo. Outra 

contribuição para essa mudança de postura do grupo Folhas foi a 

estabilidade financeira que ele vivia, como relata-nos Silva:  

 

O novo cenário político não foi o único fator que empurrou a Folha 
para uma posição mais independente. A essa altura, a empresa desfrutava 
de uma situação financeira confortável; havia realizado investimentos e 
saldado dívidas. Além disso, o jornal estava modernizado em termos 
tecnológicos e comerciais. O passo seguinte, na visão de Frias, seria fazer 

da Folha uma publicação influente.
38

 

 

Dando, portanto, sequência na sua bem sucedida tarefa pendular - 

passando de defensora do regime militar a baluarte da luta contra a 

ditadura – a Folha de S. Paulo engajou-se de forma intensa e convicta na 

defesa da abertura política e, posteriormente, teve atuação marcante na 

Campanha pelas Diretas: “Durante a Campanha das Diretas Já, o jornal 

se tornou, entre os veículos de imprensa, o principal depositário dos 

anseios da sociedade civil. (...) Identificada com essa vontade, a Folha 

capitalizou editorialmente
39

.” Fechava o ciclo – 1964/1984 – de forma 

completamente diferente da qual tinha iniciado. Em outras palavras, 

reescreve o passado, a fim de ser absolvido no presente. 

No mesmo sentido, mas de forma diferente, o jornal O Estado de 

S. Paulo alterou seus rumos, como já apontamos anteriormente. O jornal 

indicava que manteve suas ideias e sua coerência; os “revolucionários” é 

que haviam mudado. 

 

Reconstruir a memória para legitimar o passado 

Com a proximidade dos cinquenta anos do golpe, a oficialização e 

autonomia da Comissão Nacional da Verdade para investigar o período, 

somados aos avanços tecnológicos como, por exemplo, a digitalização 

dos jornais, verificou-se uma extensa atividade de expiação, uma bem 

medida expiação que trabalha para revelar novas verdades desse passado 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 191 

que ainda assombra a memória de muitos de seus protagonistas, mas 

ainda assim pouco estudado pelas novas gerações. Vivemos um 

momento de busca das “responsabilidades morais”, como nos alerta 

Ricoeur: 

 

Trata-se da massa dos atos individuais, pequenos ou grandes, que 
contribuíram, por sua aquiescência tácita ou expressa, para a 
culpabilidade criminal dos políticos e para a culpabilidade política dos 
membros do corpo político. (...) é também nesse nível que as estratégias 
de desculpação se desenfreiam: elas encontram um reforço nas argúcias 
de quem quer sempre ter razão. Em parte alguma a honestidade 
intelectual e a vontade de se ver de modo transparente são mais 
requeridas do que nesse plano de motivações complexas. Reencontra-se, 
aqui, a vontade de não saber, o refúgio na cegueira e as táticas do 

esquecimento semipassivo, semi-ativo (...).
40

    

 

Um dos primeiros veículos de comunicação que resolveu comentar 

sua atuação nos eventos de 1964 foi o jornal carioca O Globo. Ele se 

antecipa aos demais e, já em agosto de 2013, apresenta suas explicações à 

sociedade, como destaca Silva: 

 

Quem primeiro veio a público assumir seu apoio ao golpe de 1964 e à 
ditadura, foi o jornal “O Globo”, através de editorial intitulado “Apoio 
editorial ao golpe de 64 foi um erro”. Publicado ainda em 2013, portanto 
longe de toda a ebulição midiática que marcou o dia 31 de março de 
2014, o jornal da família Marinho referiu-se ao coro bastante ativo nas 
manifestações de rua que tomaram conta do país em junho de 2013, que 
denunciava: “A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura”. Isso, 
segundo afirma o editorial, foi a força que o impeliu para assumir 
publicamente seu apoio, embora essa “tomada de consciência” já fizesse 
parte dos debates internos das Organizações Globo.(...) Há no editorial 
do “O Globo” dois pontos que merecem ser destacados: a ideia de 
ruptura que é posta entre os eventos iniciados em 1964 – e os sujeitos e 
instituições que fizeram parte do processo – e o tempo presente, como 
se não houvessem ligações entre esse passado e o presente; e, apesar da 
culpa assumida, o mesmo discurso que permeou o imaginário golpista - 
fortemente marcado pela ideia de uma crise instituída que exigia uma 

solução - é ressuscitado (...).
41

 

 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 192 

Conforme vimos anteriormente, o mea culpa surge como 

necessidade, uma exigência praticamente que se impôs ao jornal nesse 

novo momento histórico, em que as pressões sociais, cobrando 

explicações aos colaboradores do regime militar, tornaram-se diárias e 

contundentes. Uma importante contribuição que tornou possível revelar 

passagens ainda obscuras sobre esse período foi trazida à tona 

ironicamente pelos próprios jornais. Ao modernizar o seu parque de 

equipamentos promoveram a digitalização praticamente de todo acervo e 

assim tornou possível que um público muito maior pudesse conhecer e 

consultar a posição do jornal em 1964. Este é o caso, por exemplo, do 

jornal O Globo que destaca em um de seus editoriais. 

 

A lembrança é sempre um incômodo para o jornal, mas não há como 
refutá-la. É História. O GLOBO, de fato, à época, concordou com a 
intervenção dos militares, ao lado de outros grandes jornais, como “O 
Estado de S. Paulo”, “Folha de S. Paulo”, “Jornal do Brasil” e o 
“Correio da Manhã”, para citar apenas alguns. Fez o mesmo parcela 
importante da população, um apoio expresso em manifestações e 

passeatas organizadas em Rio, São Paulo e outras capitais.
42

 

 

Dividindo responsabilidades e justificando a necessidade da 

intervenção militar, o jornal legitima hoje o que já havia legitimado em 

1964. 

Retomando o nosso objeto específico, vejamos agora como os 

jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo apresentaram o mea 

culpa do apoio que deram ao golpe militar de 1964. Para tanto 

verificaremos alguns de seus editoriais, pois é este o local destinado à 

opinião e posição dos jornais. 

No dia 30 de março de 2014, um domingo, a Folha de S. Paulo 

publica um editorial intitulado “1964”. Neste texto procura justificar sua 

participação ou omissão no episódio: 

 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 193 

Aquela foi uma era de feroz confronto entre dois modelos de sociedade 
– o socialismo revolucionário e a economia de mercado. (...) A direita e 
parte dos liberais violaram a ordem constitucional em 1964 e 
impuseram um governo ilegítimo (...) parte da esquerda forçou os 
limites da legalidade na urgência de realizar, no começo dos anos 60, 

reformas que tinham muito de demagógico(...).
43

 

 

De acordo com as análises desse periódico, foi a direita que violou 

a ordem e impôs aos brasileiros um governo ilegítimo e entreguista. A 

estratégia de imputar ao outro a responsabilidade pelos erros e mazelas 

do passado é conhecidamente eficiente e tem como escopo principal 

deixar para as notas de rodapé da história a participação dos derrotados 

nos combates da história. Daí a necessidade do jornal em reafirmar em 

2014 que nem todas as criticas à ditadura são justas e fundamentadas. 

Justifica, assim, a sua posição de simpatia ao movimento militar com a 

infalível apresentação de dados econômicos e sociais que confirmam o 

crescimento da economia no período e a consequente melhoria na 

condição de vida de todas as camadas sociais da nação.  Assim, 

argumentam que – mesmo que de forma desigual – houve melhoras na 

educação e na saúde públicas que podem ser facilmente constatadas 

pelos dados “oficiais” do período. Reclamam finalmente que não se 

pode cobrar “(...) desta Folha, ter apoiado a ditadura durante a primeira 

metade de sua vigência, tornando-se um dos veículos mais críticos na 

metade seguinte. Não há dúvida de que, aos olhos de hoje, aquele apoio 

foi um erro”.   

Na cômoda posição em que se encontra hoje, de maior jornal do 

país, a Folha de São Paulo constrói um discurso sobre os fatos que 

desencadearam a crise de 1964 e reescreve o passado de maneira seletiva 

para conseguir a absolvição no tempo presente.  Forja, assim, a 

emergência de uma nova e heroica memória ao destacar que foi um dos 

principais críticos na segunda fase do regime militar. Reforça, com isso, a 

construção de uma imagem de intransigente defensor dos direitos 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 194 

humanos e da tão almejada redemocratização do país. Assim, a 

legitimidade conferida, pela Folha de S. Paulo para os eventos de 1964 é 

reconfirmada em 2014. 

Nos dias seguintes, o assunto desse editorial continuou pautando 

os debates no interior do jornal. Portanto, ainda que fora do objetivo 

desse trabalho de analisar apenas o mea culpa, contido nos editoriais, 

julgamos pertinente destacar o texto em que Ruy Castro faz um balanço 

da participação dos civis nos eventos de 1964. Em texto intitulado “Civis 

que conspiraram”,
44

 o autor revela o nome de uma série de civis que 

também apoiaram o movimento – e posteriormente identificar-se-iam 

com as lutas democráticas - como Juscelino Kubitscheck, Ulysses 

Guimarães e D. Paulo Evaristo Arns, que “(...) saiu de sua paróquia no 

dia 31 de março para ir benzer na estrada as tropas do general Mourão.” 

O texto é finalizado com a seguinte afirmação: “Sim, as pessoas mudam, 

algumas para melhor”. Como é recorrente na visão dos vencedores da 

história, o texto não carrega culpa ou constrangimento em afirmar que se 

pessoas mudam para melhor, os jornais também poderiam mudar, 

“como de fato mudou”. 

Nessa mesma edição, o jornal leva adiante o seu bem planejado 

lema da pluralidade ao publicar um contundente texto de Vladimir 

Safatle, intitulado “A ditadura venceu”. Para o autor, nenhum dos 

responsáveis pelos anos de escuridão, a que foi submetida a sociedade 

brasileira com o golpe de 1964, tiveram a dignidade de pedir perdão 

pelos sofrimentos causados aos filhos da nação. “Ninguém, nem nas 

Forças Armadas nem no setor empresarial que tramou e alimentou o 

golpe teve a dignidade de pedir à sociedade perdão por um regime que 

destruiu o país.”
45

  

É importante salientar que o perdão requerido por Safatle não 

carrega o gesto da piedade cristã, contrariamente a isso, ele é um perdão 

humano, demasiadamente humano de reconhecimento por erros e 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 195 

indenização das atrocidades cometidas pelos militares e seus 

colaboradores durante os anos de chumbo. Ocorre que por convicções 

editoriais, o perdão público nunca foi solicitado por esses periódicos. 

Assim, o que aparece registrado em suas páginas é sempre o 

reconhecimento e o elogio do legado positivo desses eventos.    

Em meio às dificuldades em obter consenso em torno da história 

vivida, o jornal adotou uma importante iniciativa de publicar um amplo 

material para comemorar ou rememorar os eventos de 1964. Esse 

material traz diversas opiniões e testemunhos de protagonistas e 

estudiosos do período sistematizados em material infográfico, em que os 

aspectos “positivos” e “negativos” da ditadura são revelados.
46

 

O jornal o Estado de S. Paulo também brindou, no dia 30 de 

março de 2014, os seus leitores com um caderno especial sobre 1964. 

Foram vinte páginas contando a história do período e, entre outros, 

destacou a atuação do jornal no episódio. O texto de José Maria 

Mayrink
47

 revela a ação conspiratória do “doutor Julinho” – como era 

conhecido Júlio de Mesquita Filho – desde 1963, para defender a 

democracia, contra um possível golpe de João Goulart; indica também, 

que a partir do Ato Institucional nº2, em outubro de 1965, o jornal 

rompeu com o regime, posição que ficou totalmente consolidada e 

transparente para os seus leitores em 1968. 

No dia seguinte veio o mea culpa do jornal, no editorial “Meio 

século depois”
48

 que intencionalmente reforça o mesmo princípio 

defendido em 1964: “Ao completarem-se 50 anos do movimento civil-

militar(...)”. Nomeado como “movimento” – que não carregaria o 

mesmo peso de ilegalidade de um “golpe” - ele é compreendido como 

necessário, pois: 

 

(...) Goulart mobilizou sindicatos e lideranças radicais para impor as 
reformas de base ‘na lei ou na marra’(...). Assistiu-se então uma mistura 
explosiva de avanço desses grupos para o controle do Estado e de 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 196 

desordem na economia e na administração. (...) Leonel Brizola criou 
unidades paramilitares (...).O quadro se completa com a revolta dos 

sargentos (...) e com a dos marinheiros (...).
49

 

 

Seguindo essa lógica o movimento militar pode, então, ser 

justificado pela situação de caos e confronto entre os defensores da 

ordem e da democracia - mobilizados em torno “da família, de Deus e da 

liberdade” – e os “outros” orientados conspiradores vermelhos. O texto 

destaca ademais que João Goulart buscava “Reformas de cunho 

socialista, embora não tivesse mandato popular para isso (...)”, indicando 

que, se faltava legitimidade para alguém, seria para o Presidente João 

Goulart e não para os militares, pois esses foram aplaudidos por “(...) 1 

milhão de pessoas no Rio, no dia 2 de abril”. 

Na sequência, mantendo o tom de grande parte da imprensa na 

rememoração do período, o jornal destaca que: 

 

Com base no Ato Institucional baixado pelos militares, o governo do 
marechal Castelo Branco começou um bem-sucedido trabalho de 
saneamento das finanças e reorganização político-
administrativodo País. Na economia e na modernização da 

administração, o regime obteve inegáveis êxitos.
50

 

 

O texto segue desvelando as mudanças de rumo do movimento 

militar, motivo pelo qual critica suas decisões e a escalada de violência de 

seus agentes. Afasta-se, pois, do movimento, a fim de se manter fiel ao 

seu projeto “original”. Passados 50 anos desses acontecimentos, grande 

parte da imprensa não fez autocrítica e permanece com o mesmo 

entendimento sobre aqueles tempos sombrios, ou seja, segundo essa 

lógica, o golpe militar foi necessário, uma vez que a situação era de caos 

e o presidente João Goulart além de fraco não possuía legitimidade para 

governar.  

Apesar de não estar entre os objetivos centrais deste trabalho, é 

importante destacar, ainda assim, que a “memória” sobre o período do 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 197 

governo João Goulart ficou presa aos eventos de 1964. Os narradores da 

história midiática agem como se não houvesse um “antes” e um 

“depois”. Essa reconstrução do passado faz parte de um bem planejado 

processo de organização seletiva da memória. A esse respeito Ferreira 

comenta: 

 

Os militares e seus aliados civis, vitoriosos com o Golpe de Estado, 
passaram a afirmar que tudo antes de 1964 era corrupção, demagogia, 
caos econômico e subversão da ordem. Quase ao mesmo tempo, as 
esquerdas revolucionárias interpretaram o apoio dos trabalhadores e do 
movimento sindical ao presidente como peleguismo, paternalismo, 
desvio de linha justa, consciências incapazes de perceber seus 
‘verdadeiros’ e ‘reais’ interesses. Para completar, finalmente, alguns 
intelectuais formularam a teoria do populismo. Assim as lutas operárias, 

camponesas e populares pela justiça social foram desqualificadas.
51

 

 

A forma como a imprensa retratou – e continua retratando – os 

eventos relacionados a 1964 acabou por reforçar essa imagem, de 

inevitabilidade do “movimento militar” e de sua necessidade histórica. 

Ressalte-se que a palavra “golpe” raramente apareceu impressa nas 

páginas desses diários, mesmo agora, em 2014, na rememoração do 

episódio. 

A Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo continuam 

sustentando, que, a “era do feroz confronto” foi motivada por excessos 

cometidos pelos dois lados: os militares são, assim, responsabilizados por 

tornar a tortura uma prática de Estado e a esquerda, por fomentar o 

radicalismo inconsequente da luta armada. Ou seja, o sequestro da 

normalidade constitucional praticada pelos usurpadores do poder pode e 

deve, na visão dos jornais aqui pesquisados, ser equiparado à disposição 

que os opositores encontraram para resistir. Temos aqui uma maneira 

bem peculiar de escrever a história que leva o narrador a isentar os 

“erros” dos agentes do passado, a fim de construir os entendimentos do 

tempo presente. 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 198 

Ocorre que as reconstruções do passado, da história e da memória, 

não estão isentos de novas e perigosas armadilhas. 

 

(...) mais importante que a punição – e mesmo que a reparação – 
continua a ser a palavra de justiça que estabelece publicamente as 
responsabilidades de cada um dos protagonistas e designa os lugares 

respectivos do agressor e da vítima numa relação de justa distância.
52

 

 

Assim, ao legitimarem as ações do Estado Militar como necessárias 

para conter os comunistas, o caos, a desordem, a crise econômica, os 

jornais igualam agressores e vítimas. Defendem, pois, que o que foi feito 

no passado tinha a nobre missão de assegurar um futuro luminoso para 

os brasileiros. As batalhas de 1964 continuam sendo travadas em 2014, 

agora batalhas pela memória, pelo lembrar e pelo esquecer. Convocam-

se assim, todos, para um processo de esquecimento do vivido e 

lembrança do imaginado. 

 

 

 

 

 

Notas 

                                                 
1* Professor Doutor no Departamento de Historia da PUC-SP e Professor da 
Universidade de Santo Amaro. E-mail: luizhistoria@yahoo.com.br 
** Doutor em História Social na UNICAMP. Professor do programa de 
Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas UNISA. E-mail: 
canoeiros2008@gmail.com 
 SANTOS, B. de S. Os direitos humanos na pós-modernidade. Oficina do 
CES, n° 10, Juh. 1989, p.14. 
2 BEJAMIN, W. Magia e técnica, Arte e política: ensaios sobre literatura e 
história da cultura. São Paulo : Brasiliense. 1994, [7ª Ed.] pp. 224-225 
3 ibid., pp. 230-231. 
4 LE GOFF, J.; NORA, P. História novos problemas. Rio de Janeiro: 
Frânscico Alves Editora, 1995,  p. 12. 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 199 

                                                                                                                   
5 KOSELLECK, R. O Futuro passado – contribuição à semântica dos tempos 
históricos. Rio de Janeiro: Editora PUC – Rio, 2006, p. 42 
6 RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas-SP: 
Editora da UNICAMP, 2007, p. 424. 
7CAPELATO, M. H. Os Arautos do Liberalismo: imprensa paulista (1920-
1945). São Paulo: Brasiliense, 1989, p.  63 
8 ibid., p. 121 
9Mais informações sobre essa temática Cf. KUSHNIR, B. Cães de guarda: 
jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988. São Paulo: Boitempo 
editorial, 2004. Nessa obra, a autora procura demonstrar a existência de um 
forte “colaboracionismo” por parte da imprensa ao regime militar.  
10ABRAMO, Z.; MAUÉS, F. (Org.) Pela democracia, contra o arbítrio: A 
oposição democrática, do golpe de 1964 à campanha das Diretas Já. São Paulo: 
Editora Fund. Perseu Abramo, 2006, p. 63 
11 RICOEUR, P. op. cit., p. 455. 
12 Folha de S. Paulo, 02/04/1964, p. 4. 
13ibid., grifos nossos. 
14REZENDE, M. J. de. A ditadura militar no Brasil: repressão e pretensão 
de legitimidade: 1964-1984. Londrina: Eduel, 2013. p. 41 [livro eletrônico]   
15 O Estado de S. Paulo, 02/04/1964, p. 3.  
16 Folha de S. Paulo, 10/04/1964, p. 4. 
17O artigo 3 do Ato Institucional, possui a seguinte redação: “Art. 3º - O 
Presidente da República poderá remeter ao Congresso Nacional projetos de 
emenda da Constituição. 
Parágrafo Único – Os projetos de emenda constitucionais, enviados pelo 
Presidente da República, serão apreciados em reunião do Congresso nacional, 
dentro de trinta (30) dias, a contar do seu recebimento, em duas sessões, com o 
intervalo mínimo de dez (10) dias, e serão considerados aprovados quando 
obtiverem, em ambas as votações, a maioria absoluta os membros das duas 
Casas do Congresso". http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas. 
action?numero=1&tipo_norma=AIT&data=19640409&link=s 
18 O Estado de S. Paulo, 16/04/1964 
19 Idem ,04/04/1964, p. 3. 
20 Idem, 05/04/1964, p. 3. Nota da redação informava que o texto já estava 
pronto antes da informação de que “os governadores integrados na Revolução 
democrática, reunidos no Rio, decidiram apoiar o nome do general Humberto 
Castelo Branco como candidato à Presidência da República”. 
21 O Estado de S. Paulo, 10/04/1964. p. 3. Dutra, junto com Kruel, acabou 
renunciando, deixando o caminho livre para Castelo Branco. 
22 O Estado de S. Paulo, 16/04/1964, 1a página. 
23 O Estado de S. Paulo, 16/04/1964, p. 3. 
24 Folha de S. Paulo, 16/04/1964, p. 4. 
25 Folha de S. Paulo, 24/04/1964, p. 4.  Grifos nossos 
26 Folha de S. Paulo, 18/07/1964, p. 4.  Grifos nossos 



Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201,  Ago. 2014 200 

                                                                                                                   
27MARTINS, A. L.; LUCA, T. Imprensa e cidade. São Paulo: Ed. Unesp, 
2006, p. 97. 
28 Folha de S. Paulo, 14/03/1964, p. 4.   
29Obras ligadas às pesquisas de história oral desenvolvidas no CPDOC buscam 
inventariar a participação dos oficiais mais novos, que aparecem como 
coadjuvantes no golpe. Entre essas obras podemos destacar: D’ARAUJO, M. C. 
et al. Visões do golpe: A memória militar sobre 1964. Rio de Janeiro: Relume-
Dumará, 1994.  D’ARAUJO, M. C. et al. Os anos de chumbo: a memória 
militar sobre a repressão. Rio de Janeiro:  Relume-Dumará, 1994. Em outro 
pólo de investigação também merece destaque a obra organizada pela Biblioteca 
do Exército - MOTTA, A. M. (Org.) 31 de março: o movimento revolucionário 
e a sua história. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editoria, 2003. Esse é 
sem dúvida um trabalho de fôlego – composto por 15 volumes com 250 
entrevista de militares e civis – deixa, porém, muitas dúvidas quanto ao 
procedimento metodológico adotado. De qualquer forma, é um documento 
interessante para refletir sobre alguns aspectos do pensamento desses militares. 
30D’ARAUJO, M. C. et al. Visões do golpe: A memória militar sobre 1964. Rio 
de Janeiro: Relume-Dumará, 1994, pp. 205-6. 
31 ibid., p. 206. 
32 AQUINO, M. A. de. Censura, Imprensa e Estado autoritário (1968-1978): 
o exercício cotidiano da dominação e da resistência: O Estado de São Paulo 
eMovimento. Bauru: EDUSC, 1999, p. 40 
33 Entrevista de Ruy Mesquita. Imprensa e História. Lua Nova: Revista de 
Cultura e Política, CEDEC, vol. 1, n° 2, jul./set., 1984, p. 30. 
34 BASBAUM, L. História Sincera da República (1961 a 1967). São Paulo: 
Alfa-Omega, 1975, p. 148. 
35 Entrevista de Otávio Frias Filho, diretor da Folha de S. Paulo à época da 
entrevista. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, CEDEC, vol. 1, n° 2, 
jul/set., 1984, p. 33 
36PILAGALLO, O. História da Imprensa Paulistana: jornalismo e poder de 
d. Pedro I a Dilma. São Paulo: Três Estrelas, 2012, p. 174 
37SILVA, C. E. L. da. Mil Dias. Os bastidores da revolução de um grande 
jornal. São Paulo: Trajetória Cultural, 1988, pp. 27-8. 
38PIRAGALLO, O. op.cit., p. 215. 
39 ibid., p. 236. 
40 RICOEUR, P. op.cit., p. 482. 
41SILVA, J. B. T. Reinventando o Passado: Memória, Imprensa e Ditadura 50 
Anos Depois (1964-2014). Revista Historiar, vol. 05, n° 09, Ano 2013.2, p. 48. 
42 O Globo, 31/08/2013. Disponível em: http://oglobo.globo.com/brasil/ 
apoio-editorial-ao-golpe-de-64-foi-um-erro-9771604 
43 Folha de S. Paulo, 30/03/2014, p. 2 grifos nossos. 
44 Folha de S. Paulo, 31/03/2014, p. 2 
45 idem. 
46 Disponível em:  http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2014/03/23/o-golpe-
e-a-ditadura-militar/ 



 
 Projeto História, São Paulo, n. 50, pp. 171-201, Ago. 2014 201 

                                                                                                                   
47 O Estado de S. Paulo, 30/03/2014, p. H.12. 
48 ibid., p. 3. 
49 idem. 
50 idem. Grifos nossos. 
51FERREIRA, J. Jango: Uma biografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 
2011, p. 11 
52 RICOEUR, P. op. cit., p. 481.  

 

 
Data de envio: 20/06/2014 
Data de aceite: 04/07/2014 


