
Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  44 

http://dx.doi.org/10.23925/2176-2767.2017v60p44-77 

Artigo recebido em 18/08/2017 e aceito para publicação em 06/11/2017. 

 

ARTIGO DÔSSIE 

NOTÍCIAS DO OUTUBRO VERMELHO: 
A REVOLUÇÃO RUSSA NAS PÁGINAS DO JORNAL 

O ESTADO DE S. PAULO 
 

NEWS FROM THE RED OCTOBER: 
THE RUSSIAN REVOLUTION IN THE PAGES OF THE 

NEWSPAPER O ESTADO DE SÃO PAULO 
 

LUIZ ANTONIO DIAS E  RAFAEL LOPES DE SOUSA* 

 

RESUMO 
Nesse trabalho analisamos a cobertura feita pelo jornal paulistano “O 
Estado de S. Paulo” à Revolução Russa de outubro de 1917. Para tanto, 
recolhemos todas as matérias que fizeram referência ao processo de forma 
mais específica ou à Rússia de forma mais geral, no mês de novembro de 
1917. Promovemos uma discussão da imprensa como fonte histórica e 
mostramos os limites da imprensa brasileira, ainda bastante dependente 
das agências de notícias internacionais. Nosso objetivo foi mostrar que, 
para além do anticomunismo que marcou a história desse periódico, 
houve também uma grande dose de desinformação ou informações 
adulteradas na cobertura do evento. 
PALAVRAS CHAVE: Revolução Russa, Imprensa, O Estado de S. 
Paulo. 
 
ABSTRACT 
In this article we analyze the coverage made by São Paulo newspaper "O 
Estado de S. Paulo" about the Russian Revolution of October 1917. To 
do so, we’ve collected all published articles that made reference to the 
process in detail, or to Russia more generally, on November of 1917. We 
promote a discussion of the press as a historical source and shown the 
limits of the Brazilian press, still very dependent on the international press 
agencies. Our goal was also show that in addition to the anticommunism 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  45 

that marked this newspaper story, it is also a great deal of misinformation 
or adulterated information in the coverage of the event. 
  
KEYWORDS: Russian Revolution, Press, O Estado de S. Paulo. 

 

Esse artigo tem por finalidade verificar como o jornal paulistano O 

Estado de S. Paulo noticiou os acontecimentos da Revolução Russa de 

outubro de 1917. Nossa hipótese é a de que o jornal não contava ainda 

com uma estrutura de trabalho consolidada e autônoma para formar 

opinião e analisar com isenção as informações que chegavam da Rússia, 

principalmente por depender quase que exclusivamente das notícias 

recebidas das agências internacionais. Muito embora esse artigo tenha a 

temática da Revolução Russa como eixo central, é importante ressaltar 

que sua narrativa não elegeu como prioridade de análise as idiossincrasias 

desse acontecimento. Seu fulcro prioritário está, pois, voltado em 

compreender como o jornal O Estado de S. Paulo retratou as propostas e 

impactos dessa revolução para a sociedade brasileira. 

O principal material utilizado em nossas análises foi o próprio 

repositório do jornal e seus mecanismos de busca. Essa opção 

metodológica facilitou o recorte de nossa pesquisa e ajudou a inventariar 

as menções que foram feitas, dentro do periódico, sobre a Revolução 

Russa no ano de 1917. Assim, em um levantamento preliminar, 

encontramos quinze referências à Revolução Russa, sendo que uma delas 

fazia alusão direta à Revolução de Fevereiro, mas curiosamente, tratava-a 

como um acontecimento totalmente dissociado dos propósitos 

prioritários defendidos pela Revolução Russa. 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  46 

Dessa primeira análise depreende-se que o processo em marcha na 

Rússia ainda não era denominado na imprensa do Ocidente como 

Revolução. Foi, aliás, essa constatação que nos incentivou a buscar um 

novo registro de busca que pudesse ampliar o nosso leque de 

compreensão para o referido acontecimento. Nessa nova investida 

usamos como filtro de busca o termo “Rússia” e logo nas primeiras 

tentativas esse se mostrou mais objetivo no levantamento das informações 

que pautavam as transformações em curso naquele país. O auxílio desse 

novo filtro de busca facilitou nosso trabalho. Assim, em novembro de 

1917, encontramos mais de sessenta referências diretas ao acontecimento, 

muitas em uma mesma edição e outras referências dispersas que não 

dialogavam com o processo revolucionário em curso. 

De posse desse material, priorizamos inicialmente uma rigorosa 

catalogação de todas as manifestações que faziam referência ao evento, 

pois somente assim teríamos mais subsídios para analisar todas as 

menções feitas aos acontecimentos que, a partir de 06/11/19171 

sinalizavam para uma nova estruturação política da Rússia, a essa altura 

diretamente influenciada pela participação e posterior saída da Grande 

Guerra.  

Em 1917 a maioria dos jornais brasileiros tinha os esforços de suas 

redações voltados para entender os desdobramentos finais da Grande 

Guerra, sobretudo para o continente europeu. Essa foi também uma 

prioridade para o jornal O Estado de S. Paulo, que dedicou boa parte da sua 

estrutura jornalística para noticiar os acontecimentos vinculados a esse 

tema. Por exemplo, a maior parte das matérias de capa analisadas ate o 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  47 

mês de novembro de 1917 trata da situação de instabilidade política vivida 

pelos países europeus e vincula essa instabilidade com as incertezas 

deixadas para o Velho Continente após o desfecho da Primeira Guerra 

Mundial.  

Lembramos uma vez mais que as notícias relacionadas a outros 

países em sua maioria eram obtidas pelo jornal em agências internacionais. 

Estavam, portanto, sujeitas às interferências e à visão de mundo desses 

monopólios da produção de notícias. Daí a necessidade de discutir, ainda 

que brevemente, esse “fazer” do jornalismo internacional nesse período, 

pois somente assim conseguiremos entender os jogos de interesses que as 

empresas jornalísticas nacionais desenvolveram para replicar no Brasil a 

visão eurocêntrica de noticiar e informar a população. Em busca da 

genealogia e da ascendência que as publicações internacionais exerciam 

sobre o jornalismo brasileiro, Sodré oferece pistas de como tudo 

começou. “Na edição de 1º de agosto de 1877, o Jornal do Comércio, 

publicava os primeiros telegramas por ela (agência Havas) distribuídos (...). 

A agência Reuter-Havas serviu 71 anos à imprensa brasileira; ao final da 

segunda Guerra Mundial passou a chamar-se France-Press”.2 

A relação de dependência da imprensa brasileira com as agências 

internacionais é, pois, antiga e atende a um jogo de interesses dos grupos 

controladores da mídia local que, a fim de ter a exclusividade das 

inovações tecnológicas, aceitou incorporar e divulgar integralmente as 

pautas elaboradas no centro do capitalismo. Com a entrada dos Estados 

Unidos na Grande Guerra essa situação foi gradativamente sendo alterada 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  48 

com o controle das informações sobre guerra sendo controlado pelos 

estadunidenses. 

Assim, de 1917 em diante, as notícias da Grande Guerra que 

chegavam ao Brasil tinham por finalidade transmitir a visão da Tríplice 

Entente sobre a guerra, a fim de formar um contencioso de opinião 

favorável aos interesses dos países por ela representados. As notícias 

sobre o processo revolucionário na Rússia atendiam também a essa 

mesma lógica de comunicação, ou seja, os relatos eram produzidos por 

correspondentes em Petrogrado e de lá enviados a Paris, Londres e Nova 

Iorque. Todo o material coletado era selecionado e depois distribuído para 

as agências de notícias desses países, que se encarregavam de repassar para 

os outros países. 

A esse respeito Bandeira faz a seguinte observação: “O Brasil 

acompanhou a queda do tsar e a deposição de Kerenski com a retina da 

Havas, United Press e outras agências internacionais. A imagem da 

revolução russa, que projetavam, era a imagem que as altas finanças de 

Nova York, Londres e Paris dela faziam.”3 

Outro pesquisador interessado em compreender a proveniência 

das relações da imprensa nacional com as agências internacionais é Matías 

Molina4. De acordo com suas análises, no final do século XIX (1890), o 

jornal O Estado de S. Paulo contratou  a agência francesa Havas e inaugurou 

um canal de colaboração midiática com a imprensa internacional. Na 

celebração desse contrato restou estabelecido que todas as notícias 

diretamente relacionadas à Havas deveriam vir antecedidas com 

identificação de sua origem. No início do século XX, o eixo das 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  49 

informações globais é deslocado da Europa para os Estados Unidos da 

América. Nesse novo centro de produção das notícias a agência United 

Press Association (UP), destaca-se como a principal distribuidora de notícias 

do mundo. Na América do Sul, O Estado de S. Paulo, figura entre seus 

clientes. As reclamações sobre a forma tendenciosa da Havas não tardam, 

todavia a aparecer. 

Durante a Primeira Guerra Mundial, a França foi o 
único país beligerante europeu que proibiu a 
publicação de comunicados do inimigo, embora 
fossem vendidos nos bulevares de Paris jornais suíços 
com os comunicados alemães e austríacos. Quando os 
Estados Unidos entraram na guerra, em 1917, as 
agências norte-americanas de notícias deixaram de 
enviar a seus clientes os comunicados da Alemanha e 
da Áustria.5 

 
O próprio Júlio de Mesquita criticou, por diversas vezes, as 

informações, ou falta de informações, passadas pela Havas. Em dezembro 

de 1917, o jornalista tornava público o seu descontentamento e sinalizava 

o desejo de produzir um jornalismo com tintas tropicais: 

 
Pouco importa o juízo da Havas a nosso respeito, 
porque ela, decaindo como está da sua antiga 
influência, não dá nem tira valor dos povos que 
explora e não conhece (...). Além disso, a concorrência 
está estabelecida. A United Press informa pelas 
colunas do Imparcial e, nas nossas próprias colunas, a 
Americana, a modesta agência brasileira, com seus 
fracos recursos, não raro acende luzes na treva em que 
a Havas nos deixaria se apenas por ela nos tivéssemos 
de guiar.6 

 
Assim, para além de entender a dinâmica de funcionamento dos 

jornais, buscamos também compreender o protagonismo de quem 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  50 

fornece a notícia, pois somente assim teremos subsídios para averiguar a 

real influência das agências internacionais sobre as redações dos jornais 

brasileiros. Talvez por isso, em muitas ocasiões a agência Havas, sugeria 

temas e dizia o que deveria ou não ser publicado por suas subsidiárias de 

informações.  

Quando perscrutamos a estrutura de funcionamento do jornal O 

Estado de S. Paulo, o primeiro aspecto que chama atenção é que a 

diagramação e o leiaute de suas páginas eram de baixíssima qualidade, 

ademais, não contava com um sistema de distribuição eficiente para 

potenciais leitores. Suas edições eram precárias e não contavam com mais 

do que quinze páginas, sendo que vinte por cento, aproximadamente, do 

seu espaço interno era reservado aos anunciantes. Temos, pois, um jornal 

estruturalmente limitado e com um número de páginas insuficiente para 

informar o brasileiro dos eventos que ocorriam no mundo.  

Na busca de protagonismo para além de suas fronteiras 

geográficas e O Estado de S. Paulo assume posição em defesa da pauta dos 

países aliados aos EUA. Um exemplo inquestionável dessa busca de 

protagonismo foi as criticas que Júlio de Mesquita fez ao crescente 

militarismo alemão. Esse posicionamento gerou um mal estar entre os 

representantes germânicos do capital, que, em resposta às criticas 

suspenderam os anúncios das empresas alemãs no jornal7. Nos dizeres de 

Gilles Lapouge, o apoio incondicional que Júlio de Mesquita prestava aos 

EUA e a seus aliados servia para demonstrar que ele era um “(...) 

francófilo ardente, formado na cultura europeia (...)”8 e que, portanto, 

defendia um lado e seu jornal também. 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  51 

Buscamos, pois, compreender até que ponto o discurso favorável 

aos Estados Unidos e seus aliados ajudou na consolidação empresarial do 

jornal e abriu espaço para a expansão de seus interesses econômicos. A 

história nos ensina que a narrativa de um acontecimento pode ser 

analisada de diversas perspectivas, uma vez que qualquer acontecimento 

reproduz os jogos de interesses e de poder de uma determinada época. 

A escolha da imprensa como fonte de pesquisa requer, pois, 

muitos cuidados e está relacionada à compreensão do seu papel na 

dinamização social. Depois dos “novos objetos, problemas e abordagens”, a 

partir de um olhar multidisciplinar das ciências humanas que a da Escola dos 

Annales legou para o campo historiográfico, o historiador colocou sob 

suspeição todas as abordagens unidirecionais das fontes. Assim,  

documentos até então desprezados como matéria prima de análise 

histórica como, por exemplo, a imprensa, ascendem à categoria de fonte. 

Graças a essas contribuições, a ilusão de que um “documento” pode ser 

isento das influências de dado contexto histórico foram definitivamente 

superadas. 

Em outras palavras, a fonte nunca deve ser analisada de forma 

isolada, separada das paixões, ódios e contradições de seu tempo, ou seja, 

para um determinado acontecimento podemos encontrar diversas 

explicações que dialoguem com os interesses e necessidades da sua época 

histórica.  

Após essas contribuições os historiadores abandonaram a idéia de 

que o jornal, por defender os interesses de seus controladores, carregaria 

para sempre a pecha de “fonte suspeita”. Afinal sabidamente nenhuma 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  52 

fonte é “pura” e isenta. Todas, aliás, têm o DNA das contradições 

humanas do momento em que foram produzidas, ou seja, “no limite não 

existe um documento-verdade. Todo documento é mentira”9.  

Como indicam os estudos na área da história da 
cultura e, mais particularmente, as reflexões sobre a 
difusão das práticas da escrita e da leitura, a discussão 
sobre quem lia o quê em diferentes momentos 
históricos é das mais espinhosas. Nesse campo, as 
indagações e perspectivas de análise nos remetem a 
inúmeras temáticas que se referem tanto às condições 
sociais de possibilidade da leitura e da escrita, à 
produção e formação de leitores em diferentes 
espaços e momentos históricos, como ao universo de 
significação de diferentes leituras para diversos 
leitores. 10 

 
Assim, como o público leitor nunca foi moradia da uniformidade 

de idéias, a pauta dos jornais precisa necessariamente ser a mais 

diversificada possível, a fim de atender a todas as expectativas de seu 

público leitor, mas sem perder de vista o seu interesse principal que, no 

caso do O Estado de S. Paulo, era ser um referencial, vale dizer, “[...] leitura 

obrigatória dos pais de família bem estabelecidos”11, que buscavam nas 

páginas dos jornais os modelos e exemplos de vida para a formação de 

seus filhos. 

Entre outras preocupações de trabalho cabe ao historiador 

promover a crítica do documento como monumento acabado em si 

mesmo, uma vez que todo documento é fruto de escolhas fundamentadas 

nas contradições das forças sociais de sua época. Daí a necessidade de 

fazermos uma leitura a “contrapelo” de nossa fonte assim, quem sabe, 

conseguiremos trazer à tona detalhes não revelados sobre a repercussão e 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  53 

os impactos que a Revolução Russa suscitou em nossos concidadãos no 

ano de 1917.  

O jornal O Estado de S. Paulo – fundado em 1875, como Província de 

S. Paulo – defendeu desde seu nascimento princípios e projetos vinculados 

ao pensamento liberal. Essa escolha não foi feita aleatoriamente, foi 

estrategicamente pensada, contrariamente, a fim de legitimar o seu 

posicionamento político ao longo do tempo, de tal sorte que a cobertura 

dos acontecimentos era direcionada de modo a atender os seus interesses 

editoriais. Talvez, por isso, as críticas ao comunismo tornavam-se mais 

intensas na mesma proporção em que a “ameaça comunista” crescia, no 

Brasil e no mundo. 

A partir do final da segunda década, o grupo d’O Estado de 
São Paulo consolida-se: além de publicar o diário matutino 
de maior vendagem no estado, assume uma edição da tarde, 
O Estadinho, e lança a Revista do Brasil. Sua seção de 
obras assume importância editorial, tornando-se 
responsável pela confecção de muitas das publicações dos 
mais variados gêneros que vêm a público no período.12 

 
O jornal crescia em seus propósitos empresariais e tornava-se 

uma referência de jornalismo para a cidade de São Paulo e assumia-se 

como o principal porta voz dos interesses de uma burguesia em ascensão. 

Por exemplo, na greve geral de 1917 surge, juntamente com outros 

periódicos, como uma espécie de mediador nas tratativas de negociação 

entre capital e trabalho. Em uma reunião - com empresários, jornalistas, 

representantes do Estado e operários - em sua sede, selava-se o fim da 

greve e das “desordens” na cidade. Assumia, pois, um papel que mais 

tarde, sobretudo após a Revolução de 1930, seria ocupado pelo Estado. 

Esse novo protagonismo chocava-se com seus princípios programáticos, 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  54 

sendo assim objeto de duras críticas dos liberais de dentro e de fora do 

jornal. O curioso é que, ainda que houvesse uma preocupação 

aparentemente genuína do O Estado de S. Paulo com as condições de vida 

dos operários, o fato é que o jornal não indicava em suas páginas 

nenhuma tolerância com as “desordens” ocorridas na cidade. 

É importante destacar que esse liberalismo nem sempre foi 

praticado com a mesma desenvoltura pelo jornal. Essa falta de coerência 

com seus princípios liberais pode, aliás, ser comprovada com o apoio que 

declinou em diversas circunstâncias em favor das intervenções militares na 

vida política do país. Já o seu anticomunismo foi um princípio norteador 

de sua linha editorial desde o início do século XX. Foi assim, por 

exemplo, na década de 1930, quando O Estado de S. Paulo apoiou, por 

diversas vezes, medidas intervencionistas do governo provisório. A fim de 

justificar as contradições com o seu projeto editorial, ou seja,  a inesperada 

defesa que passou a fazer das intervenções do Estado sobre a economia, 

alegava que a indústria brasileira não tinha força nem a tradição requerida 

para competir no mercado internacional. Assim, somente o Estado com 

sua visão estratégica poderia trazer visibilidade e confiabilidade para os 

produtos da indústria brasileira.  

Também no plano político, o jornal conviveu muito bem com o 

forte controle que a política do Estado getulista passou a exercer na vida 

das pessoas sobretudo a partir de 1935. “Quando foi decretada a Lei de 

Segurança Nacional (1935), O Estado de S.Paulo considerou-a branda [...] 

no combate ao banditismo (comunismo) brasileiro, tudo deveria ser 

sacrificado”13. Apesar de toda subserviência ao governo, o fato é que, no 

início de 1940, O Estado de S. Paulo sofreu uma intervenção do Estado 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  55 

Novo e Júlio de Mesquita Filho só conseguiu recuperar o controle de seu 

diário em dezembro de 1945. 

Refletindo sobre as vicissitudes da imprensa brasileira Motta14 

argumenta que foi justamente no período posterior a 1917 que as 

manifestações contra o comunismo começam a aparecer de maneira mais 

sistematicamente organizada nas páginas dos jornais. De acordo com suas 

análises, nesse momento e até os limites da década seguinte, a maior 

preocupação das redações estava voltada em denunciar a ameaça que os 

anarquistas representavam para o progresso do país.   

[...] é interessante assinalar que na série de extensos artigos 
de vários representantes das elites paulistanas, publicada 
pelo jornal O Estado de São Paulo nos primeiros meses de 
1901 – a qual tinha como objetivo fazer um balanço das 
conquistas e dos problemas legados pelo século XIX e das 
perspectivas para o século XX –, o anarquismo aparece 
como uma das grandes ameaças ao progresso do país 
e a educação massiva como um dos possíveis antídotos para 
seu desenvolvimento.15 

 

 Assim, depreende-se como pouco provável a idéia de que um 

“anticomunismo” tenha pautado, de forma decisiva, a cobertura da 

imprensa brasileira sobre a Revolução de 1917. O mais provável é que, 

aliada ao desconhecimento das transformações históricas e interessada em 

defender apenas os seus interesses comerciais, os principais jornais 

brasileiros passam a reproduzir para seus leitores a posição das agências 

internacionais na cobertura dos principais acontecimentos da nação. 

Nesse contexto as notícias que a imprensa brasileira divulgavam sobre a 

Revolução Russa podem ser consideradas as primeiras contrainformações 

direcionadas aos seus leitores, uma vez que todo o conteúdo sobre esse 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  56 

tema foi produzido e divulgado pelas agencias internacionais com dois 

objetivos bem definidos: por um lado, trabalhavam para ampliar e 

defender seus interesses comerciais na região e, por outro, criava e 

divulgava notícias para o desenvolvimento de uma ideologia 

anticomunista entre seus parceiros. O caso do Brasil é um exemplo 

irretocável dessa situação narrada.  

Em 1935 essa situação ganha novos ingredientes. Setores da ANL 

(Aliança Nacional libertadora) juntam-se com o PCB e iniciam uma 

insurreição de militares nas cidades de Natal, Recife e Rio de Janeiro, com 

o intuito de tomar o poder e implantar o comunismo no Brasil. Porém, 

mal articulados, os levantes fracassam e a Intentona Comunista, nome 

pelo qual ficou conhecido o episódio, levou o governo a desencadear a 

repressão comunista. Essa repressão alcança seu ápice em setembro de 

1937, quando o exército revelou ter descoberto um acervo documental 

contendo detalhes de uma conspiração comunista para tomar o poder. 

Constrói-se, assim, a farsa do “Plano Cohen”, uma maneira encontrada 

pelo governo para deter o avanço das idéias comunistas entre a população 

brasileira. A difusão da ideologia comunista entre a população ilustrada 

era uma realidade preocupante para o governo. Assim, era necessário um 

plano para impedir que a “simpatia” que os comunistas desfrutavam entre 

os intelectuais não chegasse aos setores médios da sociedade. Foi nesse 

contexto que a farsa do Plano Cohen foi forjada pelo governo a fim de 

capitanear apoio da imprensa e dos setores conservadores da sociedade, 

que doravante elegem os comunistas e seus seguidores como os principais 

inimigos da nação. 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  57 

Então, não causa surpresa que as elites brasileiras, habituadas a 

importar tudo dos países centrais, de artigos de consumo a ideias, tenham 

sido caudatárias também em relação ao anticomunismo. Em grande parte, 

as visões sobre o que seria o comunismo e a ameaça que ele significava à 

ordem social foram decalcadas de modelos estrangeiros. As 

representações anticomunistas elaboradas e divulgadas no Brasil a partir 

de 1917 refletem uma influência externa marcante.16 

O anticomunismo que vicejou nos trópicos nas primeiras décadas 

do século foi disseminado com o auxílio da imprensa brasileira, mas sob 

as orientações das tintas da imprensa internacional. Essas notícias, 

conforme observa Bandeira na maioria das vezes refletiam as esperanças 

da classe dominante em ver derrotado o projeto da revolução comunista. 

Em defesa dessa expectativa “difundiam boatos e mentiras” esperando, 

assim, atender “[...] os desejos dos senhores da guerra e das altas finanças 

de Londres, de Paris e Nova York.”17. Apesar de ser parceiro e divulgar 

aqui no Brasil as ideias dos “senhores europeus”, Júlio de Mesquita sabia 

da situação e incomodava-se com o fato de não ter o seu controle.  

 
[...] ele se dá ao trabalho de explicar de quando em quando, 
como é que as informações chegam ao Brasil, muitas vezes 
com lacunas, e quais são as qualidades ou defeitos das 
diversas agências de notícias ou jornais (os ingleses, observa 
ele, são os mais exatos, mas também os mais frios; os 
franceses são corretos mas um pouco chauvinistas; e os 
alemães mentem desavergonhadamente, para transformar 
em vitória inesquecível uma simples escaramuça).18 

 
Apesar dessa fala estar relacionada às informações sobre a guerra, 

pode também ser relacionada com a cobertura da revolução na Rússia, 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  58 

mas nesse caso com outros componentes da conjunta que teremos 

oportunidade de analisar na sequência desse artigo.  

Compreender, pois, as condições em que foi consolidado e 

profissionalizado o jornalismo brasileiro no início do século XX exige do 

pesquisador um mergulho em suas especificidades, a fim de localizar aí as 

suas dificuldades de circulação e distribuição, as suas escolhas de pauta e o 

seu posicionamento editorial. Nossa hipótese é a de que no mesmo ritmo 

em que a grande imprensa brasileira, e O Estado de S. Paulo em particular, 

tornavam-se mais profissionais e sofisticados aumentavam também as 

orientações anticomunistas em suas redações. 

 

Do “nada de interessante a assignalar” aos “Dez dias que abalaram 

o mundo” 

A cidade estava tranquila. Nenhum assalto, nenhum 
roubo, nem sequer uma briga entre bêbados. À noite, 
patrulhas armadas percorriam as ruas silenciosas. Nas 
praças, os soldados e os guardas vermelhos, ao redor 
das fogueiras, riam e cantavam. Durante o dia, 
grandes multidões aglomeravam-se nas calçadas para 
ouvir as intermináveis discussões entre estudantes, 
soldados, negociantes, operários19. 

 

Em 1917 o mundo não era ainda uma aldeia global tão integrada 

como é atualmente. Acontecimentos da magnitude da Revolução Russa 

demoravam meses para chegar a determinadas localidades e, quando 

chegavam, era por meio de interlocutores privilegiados que havia vivido a 

experiência in loco. Esse foi, por exemplo, o testemunho do jornalista John 

Reed, autor da epígrafe acima, que, designado como correspondente de 

guerra (à época fazia a cobertura da Primeira Guerra Mundial), parte para 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  59 

a Rússia e dos relatos ali colhidos deixa-nos como legado a obra Os dez 

dias que abalaram o mundo, uma das primeiras impressões sobre a Revolução 

Russa.  

John Reed ganhou fama de jornalista em 1914, quando foi 

designado para acompanhar as tropas do rebelde Pancho Villa e descrever 

para o mundo o que precisamente se passava no México. Seus relatos 

ajudaram a espalhar as notícias da Revolução Mexicana pelo mundo. Em 

seguida foi convocado para cobrir a Primeira Guerra Mundial, na Europa. 

Nesse continente tomou contato com as notícias cada vez mais 

efervescentes que vinham da Rússia. Resolve deslocar-se para lá, a fim de 

verificar pessoalmente a veracidade das notícias.  

Tão logo chegou à Rússia conheceu Lênin e conviveu de perto 

com a convulsão social que havia se espalhado por toda sociedade. Em 

1919, Lênin chegou inclusive a escrever um prefácio para o livro de Reed 

para uma edição estadunidense publicada somente em 1926. No prefácio, 

afirma que a obra “[...] traça um quadro exato e extraordinariamente vivo 

dos acontecimentos que tão grande importância tiveram para a 

compreensão da Revolução Proletária e da Ditadura do Proletariado.”20 

Os relatos memorialísticos feitos por Reed servem-nos de 

inspiração para, cem anos depois, revisitar os impactos que aqueles 

acontecimentos produziram no Brasil à época e como as notícias aqui 

chegavam. 

Quando chegam as primeiras informações do processo em curso 

na Rússia, em novembro de 1917, o Estado brasileiro já tinha seus 

próprios fantasmas. Nesse momento, o principal inimigo interno eram os 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  60 

anarquistas, que com suas greves e agitações colocavam sob risco a paz 

social dos brasileiros. A situação começa a mudar com a chegada das 

informações internacionais dando conta do triunfo da Revolução Russa e 

da nova situação de vida dos trabalhadores naquela sociedade. Essas 

notícias repercutem positivamente entre os simpatizantes do comunismo 

no Brasil, que fortalecidos por essa nova conjuntura começam a disputar 

os espaços antes dominados majoritariamente pelos anarquistas.  

 
A agitação operária e principalmente as duas greves, a de S. 
Paulo, em 1917, e a do Rio, em 1918, excitaram as 
autoridades, que intensificaram a violência da repressão. 
Em fevereiro de 1918, circulou o primeiro folheto 
defendendo a revolução russa: A Revolução Russa e a Imprensa 
[...] mostrando como o noticiário do movimento de 
outubro vinha sendo falseado pelos jornais [...]. Explicava 
as confusões repetidas e propositadas criadas pela grande 
imprensa, servindo de eco à imprensa norte-americana e 
europeia, em torno do que ocorrera.21 

 
A informação desse folheto a denunciar a manipulação que a 

grande imprensa fazia com as notícias que chegavam da Rússia foi escrito 

por Astrojildo Pereira, nesse momento ainda ligado ao movimento 

anarquista. Pouco tempo depois romperia com as teses defendidas por 

essa corrente política a fim de se tornar um dos membros fundadores, em 

1922, do PCB (Partido Comunista do Brasil). Posteriormente, com a 

criação do jornal A Classe Operária, pelo PCB, Astrojildo torna-se um de 

seus principais redatores.  

A maior parte dos textos analisados neste artigo é proveniente de 

duas seções do jornal O Estado de S. Paulo: a) na primeira página, temos 

um espaço reservado à cobertura da guerra subdividido em duas seções: 

uma com o tamanho da fonte maior, a indicar a importância da notícia, 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  61 

“A Conflagração”; a outra seção detalhava mais o envolvimento dos 

países na guerra e destacava a importância estratégica de cada um dos 

participantes no conflito. França, Inglaterra e EUA tinham destaque 

maior, seguidos de perto pela Rússia, por conta de seu processo 

revolucionário. A fonte dessas notícias eram as agências internacionais; 

cabe ressaltar, porém, que as informações que chegavam da Rússia eram 

distribuídas exclusivamente pela Agência Havas. b) Além desse material, 

analisamos também todas as referências à Rússia encontradas na seção 

“Boletim Semanal da Guerra”. Esses boletins, publicados às segundas-

feiras, foram produzidos por Júlio de Mesquita, sempre “De accordo com 

os nossos telegramas” (subtítulo do boletim). Publicados entre os anos de 

1914 e 1918, esse material tem para nossas análises uma importância 

singular, uma vez que explícita o posicionamento de Júlio de Mesquita e 

do próprio jornal sobre esses assuntos. 

Uma quantidade substancial do material que trata da temática 

“Rússia”, deixa entrever que as informações eram reduzidas e parciais 

para explicar o processo em marcha naquele território, o que não deixa de 

ser contraditório, uma vez que o mesmo material tenta convencer os seus 

leitores das consequências negativas de uma possível saída da Rússia da 

guerra. A esse respeito Bandeira observa que as classes dominantes do 

Brasil, influenciadas pelas agências internacionais, “[...] acreditavam, de 

modo geral, tratar-se de um fenômeno transitório, produzido pela guerra, 

um ardil que a Alemanha engendrara para aliviar suas frentes de batalha, 

separando a Rússia dos aliados”.22 

A imprensa brasileira repercutia para o seu público leitor as 

preocupações da imprensa internacional e de suas principais agências de 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  62 

notícias, tanto no que diz respeito à saída da Rússia da guerra, quanto à 

falta de percepção do momento histórico em que se vivia. Sobre as 

respostas que os contemporâneos deram para aqueles acontecimentos, 

Marc Ferro faz a seguinte ponderação:  
 

Na França, a queda de Kerensky não mobilizou nem as 
manchetes dos jornais nem a opinião pública; e ninguém 
percebeu a importância da insurreição de Outubro. Foi 
julgada apenas como mais uma crise russa. Ninguém 
percebeu tampouco a especificidade do regime que se 
instaurou (...). Em suma, ao lado de Fevereiro, ao lado do 
putsch de Kornilov, a Revolução de Outubro passou 
despercebida.23 

 
Na edição de O Estado de S. Paulo, do dia 6/11/1917, os maiores 

destaques internacionais foram para França, Inglaterra e Itália. A respeito 

de Petrogrado o texto é lacônico “Nada há de interessante a assignalar”, 

nada que indicasse uma situação de levante eminente. No dia seguinte, um 

texto de pequeno destaque, na primeira página, informava que a Rússia 

faria todo o esforço possível, como um dever assumido, para prosseguir 

na guerra. 

Mas, surpreendentemente, dois dias depois, em 08/11/1917, 

notícias dão conta de uma “agitação” que tomava de assalto a região: “O 

conflicto entre o Conselho dos Operários e os Soldados e o governo 

agravou-se. Os maximalistas apoderaram-se do Telegrapho Central, do 

Banco do Estado, da Agencia Vestale e do palácio Maria. Não se 

assignalou, até aqui, nenhuma desordem.”24  

Esse texto teve, contudo, pouco destaque e da maneira como a 

notícia foi apresentada denota uma falta de familiaridade e percepção do 

jornal com a importância e a dimensão dos acontecimentos. É importante 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  63 

destacar, todavia, que o termo “maximalista” utilizado pelo jornal, era 

equivocado, sobretudo, por pertencer a uma facção dissidente do Partido 

Socialista Revolucionário, ligada originalmente ao movimento camponês 

russo, que, após a fracassada revolução russa de 1905, radicalizou suas 

posições e em pouco tempo tornou-se um diminuto grupo de camponeses 

anarquistas. A confusão em torno da facção política não era exclusiva dos 

brasileiros e não ficou restrita à época dos acontecimentos. A esse respeito 

Marc Ferro, comenta: “Maximalistas: Antiga ala ultraesquerda do SR 

(socialistas-revolucionários), próxima dos anarquistas, e que, no Ocidente, 

foi confundida com os bolcheviques”.25 

A partir do dia 9/11/1917 o espaço reservado a noticiar os 

acontecimentos relacionados à Rússia são ampliados, a fim de atender os 

novos interesses que o tema suscita. À medida que as notícias iam 

desenhando uma nova configuração do conflito, principalmente de 

Petrogrado, a inquietação do jornal com os destinos da Rússia crescia e o 

processo em curso ganhava destaque em suas páginas. A essa altura, o 

jornal manifestava sempre a seguinte preocupação para os seus leitores: o 

agravamento da situação na Rússia poderia empurrá-la para fora da guerra, 

o que seria desastroso para os países da Entente. Assim, sem a exata 

dimensão do que estava acontecendo, nesse mesmo dia, o jornal 

informava que “[...] o sr. Trotsky, entre applausos, leu uma mensagem do 

agitador Lênin [...]”.26 

Nos dias subseqüentes o destaque ao processo ganhou mais 

espaço, mas o jornal continuava a insistir que a situação na Rússia 

permanecia obscura. Apesar disso, continuam a manifestar apoio aos 

representantes do governo provisório na vã esperança de que Kerensky 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  64 

pudesse fazer frente aos agitadores políticos. A esse respeito Bandeira 

comenta: “O apoio e simpatia das classes dominantes, no Brasil, pelo 

governo de Kerenski expressavam a identificação dos interesses 

burgueses, contra a monarquia feudal, de um lado, e, de outro, contra o 

radicalismo proletário.”27. O apoio incondicional que o jornal oferecia à 

contrarrevolução de Keresnky era, pois, referendado por um 

posicionamento de classe que trabalhava em diversas frentes a difundir os 

seus pontos negativos, a fim de que o projeto da revolução proletária não 

se estabelecesse em solo brasileiro. 

Então, em consonância com os sentimentos da burguesia 

internacional, no dia 10 de novembro o jornal informa que Kerensky 

havia partido para combater os bolcheviques e que alguns regimentos dos 

cossacos declaram apoio ao seu governo. Nesse mesmo dia, outro texto 

apresentava versão um pouco diferente para os acontecimentos, ou seja, 

de Nova Iorque - via Agência Americana – chegava a informação: “Ao 

que se suppõe a fuga do sr. Kerensky obedece ao propósito de se 

organizar uma contra-revolução em Moscou.”.28 

Alimentado por notícias provenientes das agências internacionais 

O Estado de S. Paulo partilhava com seus leitores, uma incontida 

expectativa de resolução do conflito e, com esse afã, num mesmo dia 

acabava por confundir os seus leitores com informações contraditórias, 

ora a divulgar que a contrarevolução de Kerensky poderia ser a solução 

para eliminar os radicais bolcheviques, ora a dizer que este líder optara por 

uma retirada estratégica do centro do conflito, de tal sorte que a situação 

na Rússia seguia indefinida.  



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  65 

Outro ponto que começava a ganhar destaque nas páginas do 

jornal foi a violência dos agitadores liderados por Lênin: “Depois de 

combates desesperados nas ruas, os ‘bolsheviki’, com perdas 

consideráveis, exterminaram, ou capturaram um grupo de alunnos das 

escolas militares”29. Nessa mesma edição o jornal indica que “Os 

empregados da agencia official telegraphica declararam-se em greve, 

recusando-se a transmitir os despachos de propaganda da ‘Bolsheviki’.”30 

Em análise mais detalhada o jornal sinaliza que havia relação desses fatos 

com um suposto rompimento dos trabalhadores com os revolucionários. 

Mas essa era apenas mais uma informação distorcida que se juntava ao 

caótico quadro de informações produzidas pelas agências internacionais, a 

fim de desacreditar o processo revolucionário na Rússia. 

Na edição do dia 15/11/1917, o jornal voltava a destacar os 

avanços da contrarrevolução com a tomada de Petrogrado por Kerensky e 

comemorava o início do restabelecimento da ordem: “[...] a cidade foi 

virtualmente tomada por aquelle chefe político, sendo logo estabelecido o 

‘controle’ dos telegraphos de Moscou, que é a sede do governo 

provisório”31. Uma vez que reproduzia, sem nenhum filtro, as 

informações que vinham das agências internacionais, o jornal brasileiro 

repete os mesmos equívocos das agências ao confundir a revolução e seus 

propósitos com o movimento maximalista. E na mesma edição do dia 

15/11 informa a seus leitores que o “movimento maximalista” estava 

próximo do fim com a prisão do “agitador Lenine”. 

Enquanto Keresnky era caracterizado como “chefe político” 

responsável por reestabelecer a ordem na Rússia, Lênin era caracterizado 

como o seu principal agitador político sendo, por isso mesmo, 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  66 

responsável pela desordem social que tomava conta da Rússia. Insistimos, 

uma vez mais, que essas notícias não eram produzidas pela redação do 

jornal O Estado de S. Paulo; eram, contrariamente, reproduzidas 

integralmente das agências internacionais, indicando, assim, a sua 

dependência editorial.   

A partir do dia 19/11/1917, o jornal passou a indicar que a vitória 

dos “maximalistas” estava em vias de se consolidar. Informava aos seus 

leitores, que o Estado Maior de Keresnky havia sido capturado e que os 

dois lados estavam selando um acordo, favorável aos revolucionários32. 

No dia seguinte, outra matéria destaca a ocorrência de “mortes aos 

milhares”33 nos campos de batalhas e a existência de cisão que poderia 

enfraquecer o movimento. Aponta ainda para um possível acordo de paz 

da Rússia com a Alemanha, porém, sem orientação das agências 

internacionais, não indica os termos e vantagens que esse acordo poderia 

trazer para ambos os lados. Destaca ainda que a violência e a anarquia34 

tornavam-se norma na Rússia e que o governo não tinha mais o controle 

da situação. O que essas chamadas têm em comum? Todas confirmam 

que a Rússia caminhava para o caos social, situação que iria se aprofundar 

após o triunfo revolucionário, como bem observa Motta: 
 

Desordem, anarquia, destruição e caos eram o retrato da 
situação no ex-Império dos Czares, segundo as imagens 
transmitidas pelos jornais aos leitores brasileiros. No 
decorrer dos anos e das décadas seguintes, a ênfase em 
pintar com tintas fortes um quadro tenebroso do que seria 
a realidade soviética foi uma constante, trabalho 
empreendido primeiramente pelos periódicos, mas logo em 
seguida secundado por uma florescente literatura 
anticomunista.35 

 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  67 

Na última semana de novembro o quadro do processo 

revolucionário está mais definido e aponta para a eminente derrota do 

governo de Kerensky. Desse momento em diante o jornal volta seus 

esforços para compreender as consequências que a saída da Rússia da 

guerra poderia suscitar, “[...] discursando perante aos oficiais da executiva 

do Conselho dos Operários e Soldados, o agitador Lenine declarou que o 

governo maximista, antes de assignar o projectado armistício, consultara 

as alliados.”36 

Lenine, além, de “agitador” passa a ser visto como um traidor, não 

apenas de seu país, mas também da Entente: 

 
[...] o grupo de Lênin tinha como objetivo prioritário retirar 
seu país da Guerra a qualquer preço, rompendo os 
compromissos anteriormente assumidos pelo Czar na 
aliança com os países ocidentais. A retirada dos exércitos 
russos do conflito significou um golpe sério no dispositivo 
militar da ‘Entente’, e isso foi denunciado como uma 
traição vil. Como o Brasil a estas alturas também 
participava da guerra contra os alemães, ainda que a título 
simbólico, a imprensa nacional encampou a indignação 
contra o ato de Lênin, que passou a ser acusado de espião 
alemão. 37 

 
Sobre os acontecimentos na Rússia essa passa a ser a principal 

pauta do jornal, ou seja, provar que Lênin era um traidor. Assim, em 

28/11/1917 o jornal trazia mais uma informação de que Lênin era um 

agente duplo que recebia ajuda de conselheiros alemães em seu território: 

“[...] segundo informações recebidas de Petrogrado, chegaram à capital da 

Rússia numerosos oficiais do estado maior da Allemanha, que vão servir 

como conselheiros, junto ao sr. Lenine”.38  



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  68 

O mês de novembro chegava ao fim com a certeza de que a paz 

entre alemães e russos era uma questão de tempo, “[...] o comandante 

Krylenko, do exército russo, anuncia ao governo que o commandante 

chefe alemão concordou que se estabeleça um armistício em todas as 

frentes. À vista disso ordenou a immediata cessação das hostilidades na 

frente russa.”39 

Até este momento destacamos os textos da primeira página – 

“Conflagração” – em que a posição crítica do jornal, sobretudo às ações 

do “agitador” Lênin sobressaem. Agora iniciaremos as análises dos textos 

internos, especialmente os “Boletins de Guerra”, que trazem a visão 

pessoal de Júlio Mesquita sobre os acontecimentos.  

O primeiro “Boletim” de novembro, após o início do processo, 

circulou no dia 12/11/1917 e foi quase que inteiramente destinado à 

avaliação da situação na Rússia. Ao longo do texto, Júlio de Mesquita 

critica a prisão de ministros russos fiéis à Entente e destaca que deve 

existir uma grande satisfação dos alemães com essa situação na Rússia e 

atuação de Lênin. A forma como o jornal se refere a Lênin indica, aliás, a 

parcialidade do jornal: “Governa Lenine, aquele celebre energúmeno de 

extremadas ideias socialistas [...]. Lenine foi, não há duvida, até aqui um 

instrumento da Allemanha. Não se sabe, entretanto, se elle é 

simplesmente um infame, ou se nos achamos em presença de um 

allucinado, de mentalidade e de moral diversas das nossas (...)”.40  O 

boletim da semana seguinte reflete a confusão que reina em torno das 

informações sobre a Rússia: ora indicam uma contraofensiva de Kerensky, 

ora anunciam vitória dos “maximalistas”. Ainda assim, nesse boletim a 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  69 

situação da Rússia mereceu pouco destaque, exceto pelas críticas à 

possibilidade de esse país sair da guerra. 

Conforme já assinalamos O Estado de S. Paulo não era o produtor 

das informações sobre a Rússia, era simplesmente um reprodutor das 

informações que chegavam via das agências internacionais. Nessa “guerra 

de informações” Marc Ferro observa que Lênin sempre aparecia como 

agente desagregador do Ocidente e colaborador da Alemanha. Em suas 

palavras: “Desde 1917 [...]  não haviam cessado de mentir sobre a Rússia 

[...] afirmavam que Lênin e os bolcheviques eram agentes alemães”.41 

O último boletim do mês de novembro já indicava o desânimo 

com o descontrole político e com a “anarquia” generalizada que tomava 

de assalto a Rússia e alertava que o país estava a um passo de romper a 

aliança com a Entente, “A situação na Rússia não melhorou, ao contrário, 

torna-se dia a dia, mais anarchisada [...] A situação na Rússia é 

desanimadora. O sr. Trotzky assume o Ministério do Exterior. Os 

extremistas ordenam ao commandante a abrir negociações para um 

armistício com o inimigo.”42 

Além desses dois conjuntos de textos encontramos também uma 

matéria especial sobre os partidos na Rússia. Essa matéria foi publicada 

em duas partes, sendo que a primeira saiu entre os dias 21 e 24 de 

novembro e trazia detalhes pouco conhecidos para o leitor brasileiro de 

notícias publicadas sobre a Rússia na revista francesa Mercure de France. 

Merece destaque o fato de que o material não trazia nenhuma informação 

que ajudasse o leitor a entender como o texto francês foi elaborado. Em 

outras palavras, se a versão para o português correspondia ao original do 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  70 

francês ou se era uma tradução da tradução. Nossa hipótese é a de que o 

jornal promoveu cortes e ajustes de acordo com seus interesses a fim de 

agradar o seu publico leitor, uma vez que a matéria oferece grande 

destaque aos partidos diretamente relacionados ao processo em curso e 

declara sua predileção pelo Partido dos Cadetes que seria, segundo a visão 

do periódico, “[...] o mais poderoso dos partidos parlamentares da Rússia. 

É o mais bem organizado e o que tem raízes mais profundas no povo 

russo [...] conta entre seus representantes professores, advogados, e em 

geral, homens de profissões liberais.”43  

Dois dias depois, o jornal veio a publico com a segunda parte 

dessa matéria especial, na qual destacava que o “Partido social-democrata 

ou marxista era “[...] dividido em duas grandes fracções: os maximalistas 

(bolsheviki) e os minimalistas (mensheviki)”44, prossegue a explicar a 

história do partido aos seus leitores desde sua fundação em 1905 e, assim, 

demonstrar a sua importância política no desfecho daqueles 

acontecimentos. Busca, por outro lado, convencer os seus leitores de que 

Lênin era um traidor da grande pátria russa e um agente alemão 

interessado em destruir as tradições liberais do Ocidente. De acordo com 

a matéria, “Lenine e seus partidários desenvolviam a theoria monstruosa, 

segundo a qual a Rússia devia ser batida, afim de que a Allemanha sahisse 

victoriosa desta guerra”45. 

Essas preocupações mostraram-se mais reais no final de 

novembro com o início das negociações de armistício entre Alemanha e 

Rússia e, posteriormente, com o Tratado Brest-Litovsk, assinado por 

Lênin em março de 1918, estabelecendo a paz entre os dois países. 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  71 

Nessa mesma matéria é possível inferir a crítica ao projeto dos 

“bolsheviki”: “Durante a revolução de 1905, Lenine defendia antes de 

tudo o caracter ‘permanente’ da revolução, entendendo que o proletariado 

não se devia satisfazer com nenhuma concessão das classes dominantes 

[...] seu projeto mais próximo – chegar a ditadura revolucionária do 

proletariado e dos camponeses.”46 Ao longo da matéria e, sobretudo nos 

“Boletins de Guerra”, que costumeiramente apresentavam Lênin como 

um “agitador”, um “traidor”, percebe-se a crítica ao modelo de revolução 

e ao próprio líder revolucionário, distante dos interesses do Ocidente e, 

principalmente, do modelo idealizado pelo jornal. 

 
Os jornais criticaram acidamente aquela que foi a segunda 
revolução russa, considerando suas consequências ruins não 
só para aquele país como para a causa aliada na Grande 
Guerra. A imprensa brasileira acompanhava a opinião de 
seus congêneres da Europa ocidental e dos EUA. A 
primeira revolução, a de fevereiro, que derrubou o 
Czarismo e deu início à tentativa de transformar a Rússia 
num Estado liberal moderno, foi tida como positiva e 
merecedora de aplausos. O episódio de outubro, ao 
contrário, despertou antipatias profundas e foi execrado 
devido às intenções radicais dos protagonistas 
bolcheviques.47 

 
Nessa mesma linha Marc Ferro48, indica que na França algumas 

análises registravam também um paralelo entre a Revolução de Fevereiro 

com a grande Revolução Francesa de 1789. Ainda de acordo com suas 

análises, outras semelhanças poderiam ser inferidas como, por exemplo, a 

da Revolução de Outubro com o radicalismo da “ditadura jacobina” que 

aproximava a biografia política dos líderes Lênin e Robespierre.  Ora, se a 

maior parte das notícias vindas da Rússia chegava à redação de O Estado de 

S. Paulo, via a agência de notícia Havas, era esperável que esse diário 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  72 

reproduzisse em suas páginas a visão francesa dos acontecimentos na 

Rússia. 

No afã de repercutir as análises e leituras que o velho continente 

fazia dos acontecimentos na Rússia, intelectuais e políticos brasileiros 

começam também a produzir suas contribuições. Em 26/11/1917 O 

Estado de S. Paulo trouxe a publico um artigo do escritor e diplomata 

Manuel de Oliveira Lima, publicado originalmente no jornal Diário de 

Pernambuco, que continha muitas aproximações com as análises francesas, 

como podemos observar: 

 
O movimento russo de 1905 equivale à queda da Bastilha 
do antigo império. Hoje discute-se  como a França no 
tempo de Rousseau, se o homem nasce bom ou mal. O 10 
de Agosto russo foi, como na França, a deposição de Maria 
Antonietta, a czarina tem sido accusada de dominar o 
marido. É possível que o futuro traga o desmentido, e que 
o mártir de hoje inspire compaixão, como Maria 
Antonietta. Os Conselhos de Operários fazem o papel de 
clube jacobino. Os cosacos são como os suissos do rei. A 
differença mais predominante foi a abolição da pena de 
morte na revolução russa, e a larga dose de idealismo do 
povo. Kerensky tem sido comparado a Danton. Korniloff 
poderia sentar-se no throno, se tivesse o gênio de 
Bonaparte. Kerensky e Lenine disputam a partida – dir-se-ia 
que são Danton e Robespierre.49 

 
Assim, ainda que as informações provenientes das agências 

internacionais se sobreponham à produção local das notícias, sobretudo, 

com relação ao processo em curso na Rússia, as análises das notícias 

publicadas por esse diário não deixam dúvidas de que o jornal tinha uma 

posição claramente formada contra esse processo e essa posição orientou 

a cobertura tendenciosa que fez da Revolução de 1917. 

 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  73 

 

Considerações Finais 

Sem pretender reduzir as responsabilidades do jornal sobre a 

cobertura dos acontecimentos de 1917, é importante reforçar que esse 

periódico tinha recursos limitados para buscar e produzir informações 

originais sobre o assunto. As agências internacionais detinham o controle 

da informação, da divulgação e da forma como as notícias eram 

distribuídas. O contraditório estava, pois, permanentemente 

comprometido e o “anticomunismo” crescia com as informações 

unilaterais das agências internacionais.  

 

As informações fornecidas pelas agências telegráficas estrangerias eram tão 

notoriamente falsas que Gilberto Amado, pela Gazeta de Notícias estranhava que ‘a United 

Press e a Havas continuem a nos julgar indignos da verdade, pobres bugres que convém 

manter no alheiamento completo do que se passa no mundo’. Diante da massa de 

informações ostensivamente falsas, ponderava que a revolução de outubro ´não é tão 

ruim assim, e que não somente dinamiteiros e bandidos a ela se afeiçoam e por ela 

querem batalhar’”.50  

 

Sodré argumenta que a manipulação da informação pelas agências 

tinha por finalidade criminalizar o processo e seus integrantes. Assim, a 

redação ou tradução do texto, pelo jornal O Estado de S. Paulo, apenas 

avançava nesse sentido, quando destacava, com frequência, o “agitador 

Lenine” e a situação de caos provocada por esse indivíduo e seus 

seguidores. 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  74 

Como a maioria das notícias vindas da Rússia era proveniente da 

Havas, o jornal O Estado de S. Paulo em muitas ocasiões manifestava o seu 

descontentamento com as imposições da agência. No Boletim de Guerra 

de 3/12/1917, Júlio de Mesquita escreve: 

 
Na semana que findou ontem, o serviço da Havas, que está 
cada vez mais longe de valer  metade do que custa, constou 
em grande parte de uma minuciosa, fatigante e interminável 
reportagem das solenidades com que na França se celebrou 
a “Semana da América Latina” [...]. Outra grande parte dos 
telegramas, que tanto espaço nos roubaram e tanto dinheiro 
vão levar, relata, com verdadeiro luxo de informação, os 
complicadíssimos incidentes de um célebre processo-crime 
que se debate, em vésperas de julgamento, no júri de 
Minneola, e que talvez seja acompanhado com alguma 
atenção no Chile. 51 

 

Fica nítida a dificuldade em se obter as informações corretas sobre 

o que ocorre na Europa, visto que as agências possuíam seus próprios 

interesses. Por outro lado, confiar nos jornais estrangeiros, que chegavam 

com grande atraso, não solucionava o problema. Entendemos, assim, que 

as críticas à Revolução Russa, encontradas nesse periódico, estiveram, ao 

menos nesse primeiro momento, mais ligadas à saída da Rússia da guerra 

do que, propriamente, ao anticomunismo que iria marcar de forma muito 

perceptível a história posterior do jornal O Estado de S. Paulo. Mas, ainda 

assim, é importante destacar que nesse momento as posições de Lênin já 

eram conhecidas e temidas pelo jornal. 

Essa situação fica evidenciada quando o jornal deixa registrada a 

sua predileção pelo triunfo do Partido dos Cadetes e as críticas que faz aos 

“bolshevikis”, não somente rejeitando a posição de Lênin sobre a 

necessidade de saída da Rússia da guerra, mas também criticando as suas 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  75 

propostas de oferecer total autonomia para que os proletários tomassem 

as principais decisões dos rumos políticos do país. Em outras palavras o 

“[...] proletariado não devia se satisfazer com nenhuma concessão das 

classes dominantes [...]. Seu objetivo ideal era ser o eterno soldado da 

Revolução (e) chegar à ditadura revolucionária do proletariado [...].”52 

Em outras palavras, a postura liberal e a intransigente defesa que 

faz da ordem social demonstram que o jornal O Estado de S. Paulo já estava 

em campo oposto ao de Lênin e da Revolução de Outubro de 1917, antes 

mesmo da vitória desta. A vitória dos bolcheviques só fez aumentar as 

críticas e a rejeição desse periódico aos ideais comunistas propugnados 

pelos revolucionários russos.  

 

Notas 
                                                
* Luiz Antonio Dias é Doutor em História Social pela UNESP-Assis e professor do Departamento 
de História da PUC-SP e do Mestrado em Ciências Humanas da UNISA. ORCID: 0000-0001-
8834-442X. Rafael Lopes de Sousa é Doutor em História Social pela Unicamp e professor do 
Mestrado em Ciências Humanas da UNISA. ORCID: 0000-0001-8018-8530. 
1 A Revolução Russa de Outubro de 1917, ocorreu no dia 25/10/1917 pelo calendário Juliano, 
pelo calendário Gregoriano o processo se deu em  07/11/1917, por isso, analisamos a partir do dia 
06/11/1917 para observar como o jornal O Estado de S. Paulo, apresentava a “normalidade” na 
Rússia. 
2 SODRÉ, Nelson W. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 199.  p. 215. 
3BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. O ano vermelho. A Revolução Russa e seus reflexos no 
Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2004, p.103. Sobre a grafia do nome de Keresnki, optamos 
por manter a forma citada pelo autor. 
4 MOLINA, Matías M. História dos jornais no Brasil: Da era colonial à Regência (1500-1840). 
São Paulo: Cia das Letras, 2015. Sobre as agências internacionais no final do século XIX e início do 
século XX, consultar em especial o capítulo IV, item 3: Agências de Notícias. 
5 Idem, p. 410. 
6 MESQUITA, Júlio A Guerra (1914-1918):por Júlio de Mesquita. Volume 4. São Paulo: O Estado 
de S. Paulo: Editora Terceiro Nome, 2002, p. 756. 
7“1914 - COBERTURA DA PRIMEIRA GUERRA: Durante a Primeira Grande Guerra, Júlio 
Mesquita escreveu boletins ou artigos semanais em que analisava o conflito. Nesses artigos - que 
em 2002 seu bisneto Ruy Mesquita Filho reuniu no livro A Guerra, em quatro volumes - o 
jornalista tomou posição inequívoca em favor dos aliados, mostrando-se a favor da democracia e 
contra o militarismo alemão. Em represália, indústrias alemãs cortaram os anúncios que faziam no 
jornal. Com o boicote, o jornal passa a enfrentar dificuldades financeiras. Apesar das pressões, o 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  76 

                                                                                                                
Estado mantém sua posição contrária ao militarismo”. http://acervo.estadao.com.br/historia-do-
grupo/decada_1910.shtm . acesso em 18/05/2017. 
8 MESQUITA, Júlio A Guerra (1914-1918):por Júlio de Mesquita. Volume1. São Paulo: O Estado 
de S. Paulo: Editora Terceiro Nome, 2002. No prefácio escrito por Gilles Lapouge, filho de um 
combatente da Grande Guerra, ele indica a importância da cobertura feita por Júlio de Mesquita e 
seu envolvimento com o conflito. P. 15 
9 LE GOFF, J. “Documento/Monumento in Enciclopédia Einaldi. Volume 1 Memória-História. 
Lisboa: Imprensa Nacional, 1984, p. 103. 
10 CRUZ, Heloísa de F. São Paulo em papel e tinta: periodismo e vida urbana 1890-1915. São 
Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2013. 2.382Kb ; PDF,  p. 85 
11 Idem, p. 89. 
12 Idem, p. 113. 
13 CAPELATO, Maria Helena Os Arautos do Liberalismo: imprensa paulista (1920-1945). São 
Paulo: Brasiliense, 1989, p. 121 
14 MOTTA, Rodrigo Patto Sá - Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no 
Brasil (1917-1964). São Paulo: Perspectiva, 2002. 
15  CRUZ, op. cit. , p. 102, grifos nossos. 
16 MOTTA, Op. Cit., p. 1. 
17 BANDEIRA, Op. Cit., p. 153. 
18 MESQUITA, Op. Cit. , p. 17 
19 REED, John  Os Dez Dias Que Abalaram o Mundo. História de uma Revolução. São Paulo: 
Círculo do Livro, 1978.p.98. 
20 Idem, p. 7. 
21  SODRÉ, op. Cit., p. 319 
22  BANDEIRA, Op. Cit., pp. 314-5. 
23 FERRO, Marc. O Ocidente diante da Revolução Soviética. A História e seus mitos. São 
Paulo: Brasiliense, 1984, p. 34-5. 
24  NA Rússia. O Estado de S. Paulo, p. 1, 08/11/1917. 
25  FERRO, Op. Cit., p. 124. 
26 NA Rússia. O Estado de S. Paulo, p. 1, 09/11/1917. Grifos nossos 
27  BANDEIRA, Op. Cit., p. 315. 
28  NA Rússia, O Estado de S. Paulo, p. 1, 10/11/1917. 
29  NA Rússia, O Estado de S. Paulo, p. 1, 14/11/1917. 
30  Idem. 
31  NA Rússia, O Estado de S. Paulo, p. 1, 15/11/1917. 
32  NA Rússia, O Estado de S. Paulo, p. 1, 19/11/1917. 
33  NA Rússia. O Estado de S. Paulo, p. 1, 20/11/1917.  
34  A CONFLAGRAÇÃO, O Estado de S. Paulo, p. 1, 23/11/1917. “A situação na Rússia: o 
paiz preso na anarchia” 
35 MOTTA, Op. Cit., p. 5. 
36  NA Rússia O Estado de S. Paulo, p. 1, 27/11/1917. 
37  MOTTA, op. Cit., p. 5 
38  NA Rússia, O Estado de S. Paulo, p. 1, 28/11/1917. 
39  NA Rússia, O Estado de S. Paulo, p. 1, 30/11/1917. 
40  BOLETIM Semanal da Guerra, O Estado de S. Paulo, p. 3, 12/11/1917, grifos nossos. 
41  FERRO, Op. Cit., p. 54. 
42  BOLETIM Semanal da Guerra, O Estado de S. Paulo, p. 3, 26/11/1917. 
43  OS PARTIDOS políticos na Rússia, O Estado de S. Paulo, p. 4, 21/11/1917. 
44  OS PARTIDOS políticos na Rússia, O Estado de S. Paulo, p. 5, 23/11/1917. 
45  Idem. 



Projeto História, São Paulo, v. 60, pp. 44-77, Out-Dez, 2017.  77 

                                                                                                                
46  Idem. 
47  MOTTA, op. Cit., pp. 4-5 
48  Cf. FERRO, Op. Cit., p. 56. 
49  A REVOLUÇÂO da Rússia, O Estado de S. Paulo, p. 2, 26/11/1917. 
50  SODRÉ, op. cit., p. 320. 
51  MESQUITA, Júlio Op. Cit., p. 756. 
52  OS PARTIDOS políticos na Rússia, O Estado de S. Paulo, p. 5, 23/11/1917. 


