
 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 135 

ARTIGO 
 
A RESPONSABILIDADE DO GRUPO FOLHA POR 
VIOLAÇÕES DE DIREITOS DURANTE A  DITADURA:  
CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ITINERÁRIO DE PESQUISA 

 
 
 
 

ANA PAULA GOULART RIBEIRO 
 

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Escola de 
Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  

Doutora em Comunicação  (UFRJ).  
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9341-4629  

 
 

ANDRÉ BONSANTO 
 

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor 
Visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da 

Universidade Federal de Goiás-UFG. 
ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-8406-4009  

 
 

FLORA DAEMON 
 

Professora  do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da  
Universidade  Federal Fluminense e do Departamento de Letras e Comunicação da 

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora em Comunicação (UFF). 
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9652-1748  

 
 
 
 
 

RESUMO: O artigo sistematiza reflexões de uma pesquisa em curso sobre a 
cooperação do Grupo Folha com a ditadura militar (1964-1985) com o objetivo de 
tornar públicas as articulações e cumplicidade da empresa junto aos órgãos de 
repressão. Apresenta-se os esforços preliminares da investigação realizada no âmbito 
do Caaf/Unifesp e do Ministério Público Federal a partir de três eixos: I) Os ganhos 
econômicos por meio de incentivos públicos e da aquisição de empreendimentos 
enfraquecidos; II) O empréstimo de automóveis do jornal como disfarce para prisão 
de militantes; III) Prejuízo gerado a jornalistas demitidos por abandono de emprego 
quando se encontravam encarcerados pela ditadura. Procuramos, desta forma, 
avançar na elucidação de fatos ainda não devidamente esclarecidos, com o intuito de 
contribuir com os esforços voltados para uma possível reparação histórica, sem 
precedentes no Brasil, sobre a colaboração de uma empresa de comunicação com a 
ditadura brasileira. 
 
PALAVRAS-CHAVE: Folha de S. Paulo; História da Imprensa; Ditadura; Democracia; 
Violações de Direitos. 

https://orcid.org/0000-0002-9341-4629
https://orcid.org/0000-0001-8406-4009
https://orcid.org/0000-0001-9652-1748


 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 136 

THE RESPONSIBILITY OF GRUPO FOLHA FOR RIGHTS 
VIOLATIONS DURING THE DICTATORSHIP:  
CONSIDERATIONS ABOUT A RESEARCH ITINERARY 
 
 
 
ABSTRACT: The paper systematizes reflections based on a ongoing research of Grupo 
Folha's cooperation with the military dictatorship (1964-1985) with the aim of making 
public the company's articulations and complicity with the repression agencies. The 
preliminary efforts of the investigation carried out within the scope of Caaf/Unifesp 
and the Federal Public Ministry are presented based on three axes: I) Economic gains 
through public incentives and the acquisition of weakened enterprises; II) The loan of 
automobiles from the newspaper as a cover for arresting militants; III) The loss of 
income experienced by journalists fired for abandoning their jobs when incarcerated 
by the dictatorship. In this way, we seek to generate sufficient evidentiary to advance 
in the elucidation of facts not yet duly clarified, providing a possible historical 
reparation, unprecedented in Brazil, about the collaboration of a communication 
company with the Brazilian dictatorship. 

KEYWORDS: Folha de S. Paulo; History of Press; Dictatorship; Democracy; Rights 
Violations. 

 

 

Recebido em: 06/04/2023 

 

Aprovado em: 30/06/2023 

 

DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v77p135-156 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v77p135-156


 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 137 

Introdução 

 
Este trabalho procura apresentar alguns apontamentos iniciais de uma 

pesquisa em construção no âmbito do projeto “Responsabilidade de 

empresas por violações de direitos durante a Ditadura” (CAAF/UNIFESP).1 Seu 

objetivo é desenvolver uma investigação - baseada sobretudo em análise 

historiográfica, documental e coleta de testemunhos - que possa avançar em 

relação aos indícios já existentes sobre a possível colaboração e 

responsabilidade do Grupo Folha com os órgãos repressivos da ditadura 

militar brasileira (1964-1985). A atuação do Grupo Folha, durante o período, 

possui algumas especificidades que a difere das demais grupos empresariais 

contemplados no referido projeto. A natureza das denúncias a respeito da 

colaboração e responsabilidade dos seus periódicos com a ditadura se 

sustenta fortemente, até o presente momento, em relatos testemunhais no 

âmbito de Comissões da Verdade, pesquisas acadêmicas, reportagens e 

documentários. Identificamos, assim, a necessidade tanto de sistematizar 

este material disperso, de modo a constituir um documento único, como a de 

avançar na investigação por meio de outras frentes de trabalho.  

Neste sentido, nossa pesquisa busca contribuir sobretudo a partir das 

seguintes linhas investigativas: I) Na análise sobre os ganhos econômicos do 

Grupo Folha durante a ditadura, evidenciado pelo rápido crescimento e 

consolidação de um conglomerado de comunicação, incentivado através de 

empréstimos, concessões e aquisição de empreendimentos enfraquecidos 

pela conjuntura política; II) Na investigação sobre a utilização da estrutura 

organizativa do Grupo por meio da presença maciça de policiais e agentes da 

repressão em seus quadros funcionais, assim como pelo uso de automóveis 

como disfarce para ações da Operação Bandeirante (OBAN);2 III) No 

 
1 O projeto, pioneiro no âmbito da Justiça de Transição no Brasil, é desenvolvido no âmbito do 
Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF), da Universidade Federal de São Paulo 
(Unifesp), sob a coordenação de Edson Telles. As pesquisas – que, além da Folha de S. Paulo, 
envolvem as empresas Companhia Docas de Santos, Petrobras, Fiat, Itaipu, Josapar, 
Paranapanema, Cobrasma, Companhia Siderúrgica Nacional e Aracruz – são financiadas a 
partir de um Termo de Ajustamento de Conduta firnado entre o Ministério Público Federal e a 
Volkswagen, em virtude da recente responsabilização da montadora alemã na violação de 
direitos humanos durante a ditadura brasileira. Para mais sobre o referido projeto, acessar: 
https://www.unifesp.br/reitoria/caaf/projetos/empresas-e-ditadura Sobre as relações entre a 
Volkswagen e a ditadura militar no Brasil, consultar Silva (2018) e Silva, Campos e Costa (2022). 
2 A chamada Operação Bandeirante (Oban) foi uma organização de informação e repressão 
política criada em 1969 pelo II Exército de São Paulo, em consonância com o governo, exército, 
polícias e a elite empresarial local. Tinha como um de seus principais objetivos desmantelar as 

https://www.unifesp.br/reitoria/caaf/projetos/empresas-e-ditadura


 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 138 

esclarecimento sobre possíveis prejuízos gerados a trabalhadores vinculados 

ao Grupo Folha, em especial jornalistas demitidos por abandono de emprego 

quando se encontravam em situação de encarceramento pelos órgãos 

repressivos. 

Considerando estas especificidades e os objetivos propostos, o 

presente trabalho pretende sistematizar informações preliminares já 

levantadas pela pesquisa em curso, de modo a elucidar as diferentes formas 

de atuação da Folha em processos de colaboração com os aparatos 

repressivos da ditadura militar brasileira. Com isso, visa a proposição posterior 

de um documento que implique a empresa e seus dirigentes na condição de 

partícipes da violência institucional promovida pela ditadura. 

 
 

O Grupo Folha e a ditadura brasileira: análise preliminar do caso 
 
 

A Folha de S. Paulo é um jornal paulistano pertencente à “Folha da 

Manhã S.A”, considerado hoje um dos mais influentes e o de maior circulação 

no Brasil. A empresa foi criada em 1921 com o jornal Folha da Noite e passou 

por diversas reformulações editoriais e administrativas ao longo de sua 

trajetória. Fundou ainda os periódicos Folha da Manhã (1925) e Folha da 

Tarde (1949) até a fusão dos seus três jornais, em 1960, sob o título de Folha de 

S. Paulo. O grupo passou a consolidar um posicionamento mais significativo 

no mercado editorial brasileiro principalmente após a gestão de Octavio Frias 

de Oliveira e Carlos Caldeira Filho, que assumiram o controle da empresa em 

1962. 

Deste período já é conhecida - e reconhecida - a participação da Folha 

na sustentação ideológica, política e editorial que deu legitimidade ao golpe 

de 1964 (Mota; Capelato, 1981; Kushnir, 2004; Laranjeira, 2014; Pinto, 2012; 

Pilagallo, 2012; Bonsanto, 2014; Silva, 2014). A pioneira obra de Dreifuss (1981) 

consolidou a interpretação de que havia àquele momento uma clara 

“solidariedade de interesses” entre uma elite orgânica, formada pela chamada 

intelligentsia empresarial e grupos políticos e militares de tendências 

modernizantes conservadoras que se mobilizaram econômica e 

 
organizações políticas de esquerda, cada vez mais atuantes no estado. Ao longo de sua atuação, 
a Oban se consolidou como um dos mais notórios aparatos repressivos de tortura e assassinato 
da ditadura. Para mais, consultar Fon (1979), Joffily (2013) e Melo (2012). 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 139 

politicamente em campanhas ideológicas para assegurar um clima 

“apropriado” à intervenção militar. Através do complexo IPES/IBAD, o papel da 

grande imprensa foi fundamental à época para, segundo o autor, estabelecer 

um “sincronizado assalto à opinião pública” e para isso contava com o apoio 

econômico de lideranças e “associados proeminentes”, dentre os quais 

podemos destacar a figura de Octavio Frias de Oliveira, dirigente da Folha, 

que contribuiu diretamente com o instituto (Dreifuss, 1981, p. 527). 

A narrativa oficial da Folha, no entanto, se baseia na premissa de que o 

apoio aos militares foi pontual e que, logo em seguida, a empresa teria se 

afastado do regime. Ao construir um posicionamento de “vítima-resistente” 

da ditadura, em especial depois da campanha pelas Diretas Já, em 1983 e 1984, 

esta narrativa se reforçou e ajudou a legitimar a imagem de uma empresa que 

(sempre) atuou “a serviço” da democracia, definindo posteriormente aquilo 

que seria considerado como o “verdadeiro” jornalismo profissional praticado 

no Brasil (Bonsanto, 2021; 2022a).       

 Foi, no entanto, justamente no momento em que a esta imprensa se 

dizia censurada, não podendo agir politicamente de forma mais incisiva, que 

o jornalismo da Folha de S.Paulo produziu significativas campanhas em favor 

do regime, conclamando a população a seguir com otimismo os preceitos de 

sua “revolução democrática”. Além disso, assumiu um papel preponderante 

na chamada “caça aos terroristas”, movimento que, segundo o jornal, 

ameaçava a soberania nacional e deveria ser combatido a partir de um esforço 

coletivo entre as autoridades constituídas (Bonsanto, 2022b). A oposição 

armada, segundo o jornal, ameaçava a soberania nacional e deveria ser 

combatida a partir de um esforço coletivo. Na ocasião das comemorações de 

50 anos da empresa, em 1971, mesmo após a promulgação do AI-5, tendo a 

ditadura recrudescido seu aparato repressivo de maneira contundente, 

calando, torturando e eliminando seus opositores de maneira sistemática, a 

Folha afirmava, por exemplo, se manter “profundamente identificada” com os 

rumos da nação, ao acompanhar “os esforços da Revolução de 64 para a 

reconstrução do Brasil”.3 

Levando isso em conta, buscamos considerar a responsabilidade da 

empresa durante o período, o que nos permite afirmar que há uma diferença 

 
3 MEIO SÉCULO. Folha de S. Paulo, ano LI, nº 15.223, p. 04, 19 de fevereiro de 1971. 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 140 

bastante significativa entre um simples “apoio” consentido, dado pelo jornal 

aos militares, a uma participação ativa, recíproca, que garantiu sustentação e 

legitimidade a um regime autoritário por, ao menos no caso da Folha, 

praticamente uma década. Este é um ponto bastante importante, porque 

coloca em xeque a tese, legitimada tanto pela empresa, quanto pela 

historiografia (Kushnir, 2014; Pinto, 2012, Pilagallo, 2012), de que a Folha de 

S.Paulo teria sido um jornal mais distanciado dos embates políticos do 

período, e que esta posição fora assumida, de forma mais enfática, apenas 

pela “prima pobre” do grupo, a Folha da Tarde, considerada uma espécie de 

porta-voz da repressão policial.  

É possível afirmar que a Folha praticou uma autocensura conivente ao 

regime e conveniente para si mesma, se utilizando de um “oportunismo 

pragmático” (Smith, 2000) que beneficiou a ambos. Ao se aproximar 

deliberadamente do regime, acatando e silenciando, mas também agindo 

politicamente, o jornal ampliava a consolidação de seu próprio conglomerado 

empresarial. Ao final dos anos 1960, auge da repressão política, a empresa - 

que iniciara a década com fortes problemas financeiros e sob uma “esclerose 

administrativa”, segundo sua narrativa oficial (Mota; Capelato, 1981) - já se 

consolidava como um dos principais grupos midiáticos do país.   

Nesse período, a Folha estampava constantemente em suas páginas os 

novos recordes de tiragem que a colocavam como um dos jornais mais 

vendidos no Brasil. Em 1967, a empresa entrou em uma “nova era jornalística”, 

com a aquisição de impressoras offset, considerada a maior modificação de 

seu parque gráfico e o até então mais moderno da América Latina (Mota; 

Capelato, 1981; Pinto, 2012).4 A ampliação de sua tiragem fora impulsionada 

também por um amplo investimento na logística de circulação dos 

 
4 A Folha foi considerada um dos primeiros jornais do mundo a utilizar este sistema de 
impressão. O equipamento custou 3,5 bilhões antigos pagos em sessenta meses, por meio de 
financiamento da “Agency for International Development”. A USAID surgiu em 1961 como 
reforço à política externa norte-americana e esteve fortemente ligada às políticas 
intervencionistas nos países latino-americanos, em possíveis colaborações com a CIA. No caso 
brasileiro, é notório o envolvimento da agência no acordo MEC-USAID, que interviu 
diretamente no contexto de “modernização” da educação no país, além de casos relativos às 
polícias políticas (MOTTA, 2010, 2014) Neste último caso, há indícios de que a Office of Public 
Safety (OPS), seção de segurança pública criada dentro da USAID, tenha intervindo no 
treinamento do aparato repressivo da ditadura. Segundo Huggins (1998), os agentes da OPS 
agiram livremente entre os órgãos de repressão no Brasil, dentre eles o Dops, a Oban e os 
Doi/Codi. A proposta de criação da Oban teria se dado, inclusive, a partir do envolvimento de 
agentes da USAID/OPS, que estiveram presentes no “Primeiro Seminário de Segurança 
Interna”, em Brasília, no ano de 1969. 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 141 

exemplares, com aquisição de uma frota exclusiva de veículos, que passou de 

24 carros, em 1960, para o crescimento substancial de 165 veículos, cinco anos 

depois (Mota; Capelato,1981).  

Ainda no que se refere ao sistema de transporte implementado pela 

empresa, merece destaque a inusitada relação trabalhista que a Folha 

estabeleceu com seus funcionários motoristas. A recuperação econômica do 

Grupo e o aumento substancial da frota (que subiu de 24 para 165 veículos em 

cinco anos), não garantiu a manutenção dos empregos daqueles que se 

ocupavam em transportar os jornais. Ao contrário: a partir de 1980 os 

motoristas foram submetidos a uma política de precarização que os 

converteu em distribuidores autônomos, remunerados não mais com salários, 

mas com comissões sobre vendas. Acrescenta-se, ainda, a esta política de 

desvinculação5 o fato de que parte considerável da referida frota foi vendida 

para os antigos motoristas do jornal (Taschner, 1992, p. 178). A nova relação 

trabalhista, voltada especificamente àqueles que atuavam no segmento de 

transporte, pode ser lida como um intento de desassociação da empresa a 

certo tipo de funcionário possivelmente compelido a atuar no âmbito da 

Oban, conforme veremos a seguir. 

Com relação à violação de legislações trabalhistas, é importante 

destacar que o próprio Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de 

São Paulo enviou uma denúncia/ofício à Delegacia Regional do Trabalho 

solicitando a instauração de um processo administrativo de “fiscalização e 

punição” contra o Grupo Folha, em abril de 1969. De acordo com o Sindicato, 

o grupo vinha descumprindo diversos dispositivos da Lei Trabalhista e 

cometendo “inúmeros e flagrantes abusos”, como: falta de registro 

profissional dos trabalhadores; pagamento salarial inferior ao mínimo 

normativo; redução de 13º e férias; contribuição fraudulenta ao INPS; 

imposição de trabalho extra contra a vontade dos profissionais; demissão de 

dirigente sindical, “sem respeitar a sua estabilidade especial” do mandato; 

demissão em massa de funcionários estáveis, com indenização abaixo do nível 

legal, dentre outras listadas no documento.6 

 
5 Uma das formas de mapear o caráter conflituoso de tal relação se dá por meio de pesquisa no 
âmbito da Justiça do Trabalho, prevista no desenvolvimento de nossa pesquisa, em busca de 
possíveis reclamações ajuizadas pelos empregados da Folha de S. Paulo. 
6 Sindicato dos Jornalistas denuncia o “Grupo Folhas”. Seção Livre. O Estado de S. Paulo, ano 90, 
n. 28.829, p. 15, 3 de abril de 1969. 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 142 

Já o incremento de ganhos econômicos da empresa durante o período 

pode ser evidenciado pela consolidação de um conglomerado de 

comunicação e a aquisição de empreendimentos enfraquecidos pela 

conjuntura política. Durante os anos iniciais da ditadura, e em curto período 

de tempo, o grupo Folha comprou a Litográfica Ypiranga, adquiriu os jornais 

Última Hora e Notícias Populares (1965), lançou o jornal Cidade de Santos 

(1967), reinaugurou o jornal Folha da Tarde (1967) e adquiriu o controle da 

Fundação Casper Libero (1968), responsável pelos jornais Gazeta e Gazeta 

Esportiva, pelo Rádio Gazeta e pela concessão de uma canal de televisão, a 

TV Gazeta (lançada em 1970). O Grupo comprou também a TV Excelsior (1965), 

mas se desfez – de forma controversa - do negócio algum tempo depois. 

O crescimento vertiginoso do Grupo Folha gerou desconfiança em 

diferentes setores sociais e denúncias de vários tipos. Levou, inclusive, a que 

um grupo de deputados encaminhassem à Assembléia Estadual de São Paulo 

a proposta de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para 

investigar o caso.7 Um documento emitido pelo Dops sobre as aquisições da 

Folha, afirmou, em 6 de fevereiro de 1969, que estava “correndo muito dinheiro 

para a compra de empresas, prédios, terreno,”8 sendo que o grupo se 

encontrava, de acordo com outro documento, publicado em 16 de outubro de 

1969, em “franca expansão, [se utilizando de financiamentos] para compra de 

equipamentos “off-set”, financiado pela “Aliança p/Progresso” através USAID, 

valor em U$ 2 milhões.”9 Neste momento de forte expansão do grupo, sua 

receita chegou a atingir um faturamento de cerca de 50 bilhões de cruzeiros 

antigos, passando a controlar cerca de 50% das vendas avulsas de jornais em 

São Paulo (Mota; Capelato, 1981; Taschner, 1992). Assim, a empresa atravessava 

o período, de acordo com sua narrativa oficial, com a “saúde financeira 

restaurada” e “tinha tudo para aproveitar o crescimento estrondoso que viria 

no “milagre econômico” dos anos 70” (Pinto, 2012, p. 45). 

 É justamente na ascensão do “milagre” que o Grupo Folha se envolveu 

em um de seus acontecimentos mais controversos, até hoje ainda não 

devidamente esclarecidos, quando teria auxiliado material e financeiramente 

 
7 Diário Oficial do Estado de São Paulo, 12 e 13/12/1969. 
8 Serviço Secreto. Dops. Empresa Folha da Manhã S/A. Arquivo Público do Estado de São 
Paulo, fundo DEOPS, 20-K-135-75. 
9 Secretaria da Segurança Pública. Serviço de Informação. DOPS. Otacvio Frias de Oliveira. 
Arquivo Público do Estado de São Paulo, fundo DEOPS, 20-K-135-86. 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 143 

os órgãos da repressão na luta contra a chamada “subversão”, emprestado 

seus veículos para dar cobertura a atividades de “caça” a dissidentes políticos 

do regime. Decorrente disso, e das constantes campanhas do jornal contra a 

guerrilha urbana, militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN) incendiaram 

dois veículos do jornal, em 21 de setembro de 1971, fazendo com que a Folha 

se manifestasse contra a “sanha assassina do terrorismo” que teria se voltado 

contra eles. Octavio Frias de Oliveira afirmou à época que estas ameaças não 

alterariam a “linha de conduta” do jornal, principalmente porque o país tinha 

“um governo sério, responsável, respeitável e com indiscutível apoio popular, 

[e que] está levando o Brasil pelos seguros caminhos do desenvolvimento com 

justiça social.”10  

A versão oficial da Folha não nega que a empresa poderia ter 

emprestado seus veículos para auxiliar os órgãos de repressão, uma vez que o 

país vivia àquele momento um clima de “guerra” (Pinto, 2012). Mas afirma que 

se de fato essa cooperação ocorreu, teria se dado sem o conhecimento de seus 

dirigentes. O próprio Otávio Frias Filho, em depoimento para a biografia de 

seu pai, atesta categoricamente que estes veículos foram sim utilizados pela 

repressão. Sua afirmação é contundente: 

 

Depois de conversar com o meu pai até com gente que teve ligações 
com a guerrilha naquela época, eu diria que sim: os caminhões de 
transporte da Folha foram usados por equipes do DOI-Codi para 
fazer campana e até prender guerrilheiros, ou supostos 
guerrilheiros. Mas tenho a convicção de que isso foi feito à revelia do 
meu pai e até do Caldeira. Eu digo até do Caldeira, porque ele era a 
pessoa que tinha mais afinidade com esse setor do regime militar. 
(Paschoal, 2007, p. 157, grifo nosso) 

 

Há ainda diversos relatos de ex-presos e militantes políticos que 

afirmaram ter visto e/ou sido vítimas de repressão através dos carros da 

empresa, bem como depoimentos de ex-agentes da repressão, evidenciando 

que as relações entre a Folha e a ditadura foram além da afinidade ideológica. 

Essa versão foi chancelada pelo relatório final da Comissão Nacional da 

Verdade (2014), ao afirmar que o apoio do empresariado paulista, dentre eles 

o Grupo Folha, teria sido fundamental para dar legitimidade e sustentação à 

ditadura e sua estrutura coercitiva. O caso mais simbólico teria sido o da 

 
10 OLIVEIRA, Octavio Frias de. Banditismo. Folha de S. Paulo, ano LI, nº 15.438, p. 1, 22 de 
setembro de 1971. 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 144 

Operação Bandeirante (Oban), criada em São Paulo, em 1969, em forte 

associação com o empresariado local, na tentativa de unificar esforços no 

combate aos opositores do regime (Brasil, 2014b). Diversos empresários 

financiaram a criação da Oban, e Octavio Frias mantinha relações de 

proximidade com seus apoiadores mais entusiastas, como Henning Boilesen, 

presidente da Ultragaz, morto em abril de 1971 por represália de membros do 

Movimento Revolucionário Tiradentes e da ALN, mesmo grupo que esteve 

envolvido no caso com os veículos do jornal, meses depois (Joffily, 2013; Melo, 

2012).11  

O relatório da Comissão da Verdade, Memória e Justiça do Sindicato 

dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo afirma também que em 

muitos jornais “os próprios patrões agiam como agentes do sistema”. Dentre 

estes, o caso mais famoso era o do Grupo Folha “que cedeu pessoal e carros 

para a Operação Bandeirante utilizar na busca e captura de opositores do 

regime” (Sindicato dos Jornalistas, 2017, p. 8), uma vez que seus veículos eram 

vistos com frequência no pátio do DOI-Codi de São Paulo. Claudio Guerra, ex-

delegado do Dops, em entrevista à mesma Comissão, afirmou que a Folha 

ajudou a financiar diretamente as ações de repressão, ao ceder veículos para 

suas operações: “Usávamos os carros para fazer o levantamento e colocar 

grampos, porque o carro da imprensa não chamava atenção. Naquela época 

não tinha a facilidade de hoje (...) e o carro era ótimo para isso” (Sindicato dos 

Jornalistas, 2017, p. 44).12 

Outro relatório que deu destaque ao caso foi o da Comissão da Verdade 

do Estado de São Paulo. Durante uma audiência pública, realizada em 1º de 

outubro de 2013, o presidente da Comissão, Adriano Diogo, afirmou que sua 

 
11 Importante mencionar também que os carros da Folha eram duas camionetes Ford F-100, 
muito utilizadas pelo jornal durante o período. A Ford, assim a Volkswagen e outras empresas 
do ramo automobilístico, possuem um reconhecido papel de cumplicidade com a ditadura 
brasileira, atuando de forma direta no financiamento da Oban (Brasil, 2014a; Bissotto, 2014; 
Joffily, 2008; Melo, 2012). Durante a última ditadura argentina, a Ford foi indiciada, inclusive, por 
ter cedido aos militares seus modelos “Ford Falcon” para atuar em operações ilegais, 
envolvendo prisão, tortura e morte de militantes políticos. No ano de 2018, ex-executivos da 
empresa foram condenados por crimes contra a humanidade no país, que os considerou 
cúmplices dos militares no envolvimento de sequestro e tortura de ao menos 24 de seus 
funcionários, em 1976. Para mais sobre o caso argentino, consultar Basualdo (2016) e Molina 
(2018). 
12 Em depoimento à jornalista Marina Amaral, em 2012, o ex-delegado do DOPS, José Paulo 
Bonchristiano, afirmou que mantinha uma relação amigável com muitos generais e 
empresários, dentre eles Roberto Marinho, da Rede Globo, sempre “passava no Departamento 
de Política para conversar quando estava em São Paulo,e ele podia telefonar a Octávio Frias, da 
Folha de S. Paulo para pedir o que o DOPS precisasse” (Amaral, 2012). 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 145 

prisão teria sido feita com a participação de um caminhão da Folha: “Quando 

os caras desceram para me pegar eles estavam no baú do carro da ‘Folha’ lá 

na Mooca, ficaram uma semana na porta da minha casa, aquele carro da 

‘Folha’ simulando que estavam em uma borracharia lá trocando o eixo” 

(Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, 2013, p. 92). 

Em outra audiência, realizada em março de 2014, a Comissão se 

debruçou sobre o caso da chamada “emboscada da rua João Moura”, ocorrido 

em São Paulo, no dia 23 de setembro de 1971, em que três militantes da ALN, 

Sérgio de Matos, Eduardo Antônio da Fonseca e Manuel José Nunes Mendes 

de Abreu foram mortos. De acordo o depoimento de Suzana Lisboa, a 

militante Ana Maria Nacinovic Corrêa, morta em 1972, teria sobrevivido à 

emboscada, relatando posteriormente que os quatro militantes resolveram 

atacar um jipe do Exército, estacionado à rua, para se apropriar de algumas 

armas, mas foram surpreendidos por um grande contingente de militares que 

saíram de  

 
um carro baú [...] da “Folha de São Paulo”. Esse é um dos momentos em 
que há participação direta da empresa “Folha de São Paulo” no 
assassinato de militantes da ALN. Essa informação foi dada pela Ana 
Maria à direção da ALN e eu na época convivia aqui em São Paulo, vivia 
aqui e ouvia essa informação dos dirigentes da ALN, não da Ana Maria. 
Mas não há a mínima dúvida de que foi de dentro do carro baú da 
“Folha de São Paulo” que os agentes saíram pra matar os três militantes 
da ALN. (Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, 2014b, p. 5) 
 

 
A Comissão não chegou a fazer essa relação, mas é importante ressaltar 

que este acontecimento se deu exatamente dois dias após a ALN ter 

incendiado os carros do jornal, o que nos dá indícios de que a emboscada 

pode ter sido planejada como uma possível represália à organização. Ainda 

assim, os membros da audiência, na figura de Amelinha Teles, afirmaram que 

deveriam elaborar um requerimento, solicitando à Folha mais informações 

sobre o caso, já que estes seriam fortes indícios não apenas da utilização dos 

carros da empresa, mas de sua participação direta na morte de três militantes 

políticos durante a ditadura.13 Os membros da Comissão afirmam ainda que 

 
13 O caso dos três militantes já constava no Dossiê “Mortos e desaparecidos políticos no Brasil 
(1964-1985)”, publicado em 2007 pela “Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos 
Políticos”, que reconheceu a responsabilidade do Estado brasileiro por suas mortes (BRASIL, 
2007). Por sua vez, o relatório final da Comissão Nacional da Verdade, em seu terceiro tomo, 
relaciona os três casos à emboscada envolvendo o veículo da Folha. Além disso, evidencia as 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 146 

seria preciso realizar pesquisas mais detalhadas nos acervos do DOPS, no 

Arquivo Público do Estado de São Paulo, para que o caso fosse melhor 

solucionado (Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, 2014b).  

Na ocasião, a Folha apenas reproduziu uma pequena nota oficial do II 

Exército, - o que era comum à época - afirmando que os “assaltantes” foram 

mortos após atacarem uma viatura militar e travar acirrado tiroteio com os 

agentes de segurança.14 Em um dos períodos mais duros da repressão, o jornal 

também omitia deliberadamente os cada vez mais crescentes casos de 

desaparecidos políticos no Brasil. Em outro editorial emblemático, publicado 

em 30 de junho de 1972, meses após os casos relatados acima, a Folha nega a 

existência de presos políticos no Brasil. Diz que são, realidade, “delinquentes”, 

não mais do que “assaltantes de bancos, sequestradores, ladrões, 

incendiários”.15 O jornalista Oscar Pilagallo (2012, p. 214), em livro 

encomendado pela direção da Folha, chegou a afirmar que o editorial teria 

sido escrito “sob medida para agradar à linha dura do regime militar”. 

 Independentemente de quem teria agradado, é importante ressaltar 

que a Folha pareceria ter claro conhecimento da situação, visto que a 

empresa chegou a demitir ilegalmente jornalistas enquanto estavam presos 

pela repressão, alegando o simples “abandono de emprego”. A Comissão dos 

Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, citada acima, tem uma 

sessão específica de seu relatório para mencionar os  casos em que essa 

questão teria ocorrido, envolvendo os jornalistas Rose Nogueira, Sérgio Gomes 

e Vilma Amaro, todos então funcionários do Grupo Folha.  

Em entrevista à Comissão, Sérgio Gomes afirmou que foi preso em 

outubro de 1975 e demitido em janeiro do ano seguinte, quando estava no 

Dops. Solto em abril, tentou recusar a cassação e retomar seu antigo posto de 

trabalho: “Voltei para a Folha, mas não me davam pauta e me mandavam toda 

semana para o RH para pedir demissão [...] E o cara que estava na porta do 

 
contradições do caso, uma vez que não foi sequer realizada perícia no local do acontecimento, 
possibilitando inferir, pelos laudos posteriores, que os três militantes teriam sido levados a outro 
local e submetidos à tortura. Por fim, a Comissão concluiu que os militantes haviam morrido 
“em decorrência de ação perpetrada por agentes do Estado brasileiro, em um contexto de 
sistemáticas violações de direitos humanos promovidas pela ditadura militar implantada no 
país a partir de abril de 1964”, recomendando as retificações de seus atestados de óbito, além 
da “continuidade das investigações sobre as circunstâncias do caso para a identificação e 
responsabilização dos demais agentes envolvidos.” (Brasil, 2014c, p. 745) 
14 Assaltantes mortos após atacarem viatura militar. Folha de S. Paulo, ano LI, n. 15.440, p. 3, 24 
de setembro de 1971. 
15 Presos políticos? Folha de S. Paulo, ano LII, nº 15.720, p. 6, 30 de junho de 1972. 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 147 

prédio era um carcereiro do Dops. Eu tinha acabado de ver o cara lá no Dops 

e via o cara fazendo bico como porteiro do prédio” (Sindicato dos Jornalistas, 

2017, p. 56). 

Já a jornalista Rose Nogueira, do grupo Folha, ficou presa entre os dias 

4 de novembro de 1969 e 03 de julho de 1970. Foi demitida em dezembro de 

1969 por “abandono de emprego” enquanto estava encarcerada e, 

legalmente, em licença maternidade. Quando foi presa pelos agentes da 

repressão seu filho tinha apenas 34 dias de vida. Em sua ficha funcional, 

recuperada posteriormente, Rose relata que a Folha registrou seu abandono 

de emprego no dia 9 de dezembro de 1969, enquanto estava presa no DOPS, 

com a seguinte observação: “Dispensada de acordo com o artigo 482 – letra ‘i’ 

da CLT – abandono de emprego”. Em depoimento ao livro “Tiradentes: um 

presídio da ditadura (memória de presos políticos)”, a jornalista afirma: 

 

Como é que eu poderia abandonar o emprego, mesmo que quisesse? 
Todos sabiam que eu estava lá, a alguns quarteirões, no prédio 
vermelho da praça General Osório. Isso era e continua sendo ilegal em 
relação às leis trabalhistas e a qualquer outra lei, mesmo na ditadura 
dos decretos secretos. Além do mais, nesse período, caso estivesse 
trabalhando, eu estaria em licença-maternidade (Freire, et al, 1997, p. 
151). 

 

Outro ponto importante a ser mencionado é que a própria Folha de S. 

Paulo noticiou a prisão da jornalista em suas páginas, dois dias depois, em 06 

de novembro de 1969, na operação da Oban que desencadeou na morte de 

Carlos Marighella.16 Isso demonstra que a empresa tinha claro conhecimento 

do paradeiro de sua funcionária. Além disso, segundo relato de Rose, a Folha 

adulterou sua ficha cadastral para dar ares de legalidade ao processo de 

demissão: 

a Folha fez o seguinte: falseou a data do nascimento do meu filho. Meu 
filho nasceu em 30 de setembro de 1969, no Hospital 9 de Julho, na rua 
Peixoto Gomide. Eu fiquei internada 24 dias porque tive grande 
movimento de bexiga no parto. Eu trabalhei até um dia antes dele 
nascer. E aqui a Folha escreve que meu filho nasceu em 9 de agosto. 
Meu filho nasceu em 30 de setembro. Para que [o falseamento]? Para 
me dar o abandono de emprego no começo de dezembro.17  

 

 
16 COMO a Operação Bandeirante chegou a Marighela. Folha de S. Paulo, ano XLIX, n. 14.753, p. 
13, 6 de novembro de 1969. 
17 Depoimento disponível em: www.viomundo.com.br/radio/rose-nogueira-a-ficha-verdadeira-
da-folha.html Acesso em: 22 março de 2023. 

http://www.viomundo.com.br/radio/rose-nogueira-a-ficha-verdadeira-da-folha.html
http://www.viomundo.com.br/radio/rose-nogueira-a-ficha-verdadeira-da-folha.html


 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 148 

 
Seguindo todos estes indícios, a presente pesquisa pretende avançar 

ainda nas investigações sobre os já conhecidos casos de policiais que atuaram 

no quadro de funcionários das empresas do Grupo Folha (Sequeira, 2000; 

Kushnir, 2004) e as possíveis relações de proximidade com o regime que, a 

partir daí, se estabeleceram. Além dos “jornalistas-policiais” que passaram a 

ser contratados pela empresa, há evidências de agentes da repressão que 

passaram a trabalhar diretamente como segurança pessoal dos dirigentes da 

Folha, principalmente após os incidentes envolvendo a queima de seus 

veículos, conforme citado anteriormente. De acordo com a biografia de 

Octavio Frias de Oliveira, sua família passou a morar no próprio prédio da 

empresa, de setembro de 1971 a fevereiro de 1972, em virtude das ameaças 

que estaria sofrendo pelos membros da luta armada: 

 

Havia segurança do Dops na casa de Frias e na Folha e toda a família 
dele só se deslocava de carro civil do Dops, à paisana, mas com agentes 
com metralhadora. Otavio chegou a aprender a usar arma. O pai, 
quando Otavio era criança, o tinha ensinado a atirar. E, nessa época 
[quando Otavio Frias Filho tinha 14 anos], ele teve um novo 
aprendizado, com o pessoal do próprio Dops. Com o ataque da 
guerrilha, agentes ligados ao Dops e à repressão passaram a ter livre 
trânsito na Folha (Paschoal, 2007, p. 157). 

 

Um “Relatório do Plantão” do Dops, de 26 de setembro de 1971, 

documento localizado no Arquivo Público do Estado de São Paulo, afirma ter 

colocado “à disposição do Dr. Edward Quass 2 homens pertencentes a esta 

equipe, para darem cobertura policial à residência do Sr. Carlos Caldeira Filho”, 

outro dirigente do grupo Folha à época, “[...] incluindo também para o referido 

serviço uma metralhadora de n. 70.U.76.” 18 

Com relação ao citado “Dr. Edward Quass”, agente colocado à 

disposição para dar cobertura policial aos dirigentes da Folha, é importante 

mencionar um inquérito produzido pelo Superior Tribunal Militar, em 1973, 

envolvendo dois funcionários do grupo, que evidencia de forma clara como 

agentes do Dops exerciam cargos de confiança na empresa, sob o aval de seus 

dirigentes, ao mesmo tempo em que colaboravam sistematicamente com 

 
18 Secretaria de Segurança Pública. Departamento de Ordem Política e Social. Relatório do 
Plantão. São Paulo, 26 de setembro de 1971. Arquivo Público do Estado de São Paulo, fundo 
DEOPS, BR_SP_APESP_DEOPS_50-Z-129-10781 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 149 

atividades da repressão.          

 O documento, disponível no acervo do “Brasil Nunca Mais Digital”, 

mostra como Messias Ayrton Scatena, carcereiro do Dops e jornalista do 

Grupo Folha, foi detido pelos militares por supostamente vazar informações 

sobre as ações da polícia à sua amante na época, Helena Miranda de 

Figueiredo, jornalista e funcionária da Folha. Scatena afirmou que, além de 

trabalhar como segurança no Dops e jornalista do Última Hora, “participava 

de serviços de repressão, combate a subversão e terrorismo”, tendo atuado 

entre cinco a dez diligências no período de três anos em que exerceu o cargo 

na delegacia (BNM 448; Ação Penal 829/73, p. 130).      

O policial-jornalista dizia possuir àquele momento uma relação 

próxima com Octavio Frias de Oliveira e os membros de sua família, uma vez 

que ficou encarregado de trabalhar como seu motorista pessoal, além de 

atuar como segurança de seus filhos. Afirma ainda que ambos os diretores do 

jornal lhe depositavam “grande confiança”, sendo posteriormente liberado da 

função de jornalista da empresa “para se dedicar integralmente à segurança 

da família [...] sem prejuízo dos vencimentos” (BNM 448; Ação Penal 829/73, p. 

125). De acordo com o documento, a contratação de Messias Ayrton Scatena 

foi recomendada pelo seu chefe, o delegado do Dops, Edward Quass. Edward, 

juntamente com seu irmão e também delegado de polícia, Roberto Quass, 

chefiavam os serviços de segurança de “toda a empresa” pertencente ao 

Grupo Folha e, ainda segundo o documento, “o outro delegado dr. Sérgio 

Fleury também participava dos mesmos serviços e mais especificamente 

relativamente a subversão e terrorismo” (BNM 448; Ação Penal 829/73, p. 130-

131). 

 Diante dos acontecimentos expostos, é possível inferir, respaldados por 

diferentes testemunhos, pesquisas e relatos oficializados pelas Comissões da 

Verdade, que o Grupo Folha estaria envolvido em pelo menos três casos 

relacionados à violação de direitos humanos durante o período da ditadura 

militar no Brasil: a) dando apoio material e financeiro aos órgãos repressivos 

do regime, a partir de seu possível envolvimento com a Operação 

Bandeirante, e pelo empréstimo de seus veículos de distribuição, 

provavelmente utilizados por agentes da ditadura e/ou por seus funcionários 

em possível desvio de função; b) na perseguição, prisão, seguida de tortura e 

morte de militantes políticos contrários à ditadura, dentre os quais 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 150 

destacamos o caso da chamada “emboscada da rua João Moura”, que 

ocasionou na morte de três membros da ALN: Sérgio de Matos, Eduardo 

Antônio da Fonseca e Manuel José Nunes Mendes de Abreu; c) na demissão 

ilegal de ao menos três de seus funcionários (Rose Nogueira, Sérgio Gomes e 

Vilma Amaro), alegando “abandono de emprego” quando estes se 

encontravam presos em virtude de sua oposição política ao regime.  

Por mais que muitos destes casos sejam de conhecimento público, 

ressaltamos que precisam ser investigados de forma mais aprofundada e 

sistemática, a partir de novas evidências, possíveis documentos e 

testemunhos. Conhecer as relações de um dos mais importantes grupos de 

comunicação do país com o aparato repressivo da ditadura militar nos parece 

essencial para uma melhor compreensão não apenas da história da imprensa 

no Brasil, como também da ditadura militar em suas complexas e dinâmicas 

redes de funcionamento. 

 

O Grupo Folha e as violações de direitos na ditadura: caminhos a se 

percorrer  

 
Apesar do manifesto apoio à ditadura e das relações de cumplicidade 

apresentadas acima, o Grupo Folha ainda não foi devidamente 

responsabilizado por suas ações. Esta pesquisa procura, portanto, sistematizar 

as informações já existentes, bem como investir em linhas de investigação 

pouco exploradas para reunir subsídios de forma que o Ministério Público 

Federal possa mover um processo inédito no Brasil de responsabilização de 

uma empresa jornalística que atuou com proximidade com os órgãos de 

repressão.  

Desta forma, nosso trabalho se insere nas iniciativas pela Justiça de 

Transição no Brasil, que pode ser caracterizada como um conjunto de 

estratégias e mecanismos, judiciais ou não, utilizados para enfrentar o legado 

de um passado autoritário, na tentativa de atribuir responsabilidades e uma 

política de reconciliação, exigindo a efetividade de um “direito à memória e à 

verdade” (Abrão; Torelly, 2011; Silva Filho, 2015; Soares, 2010). 

Nesse contexto, portanto, a valorização da memória fez parte de um 

processo amplo de reação à política de esquecimento promovida pelos 

governos pós-ditatoriais no Brasil e em outros países da América Latina. É 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 151 

defendida também como um elemento reparador dos danos sofridos. As 

dimensões heurística e moral da memória se juntam, de forma exemplar, na 

expressão de dever de memória (Ledoux, 2016), que acionamos aqui. O 

conceito traduz um sentimento amplo de que sofrimentos e opressão geram 

obrigações por parte do Estado e da sociedade, em especial das elites políticas 

e intelectuais, em relação às vítimas. 

No incompleto percurso da justiça transicional brasileira, a Comissão 

Nacional da Verdade foi um marco importante, pois estabeleceu que as 

graves violações de direitos humanos perpetradas por agentes civis e militares 

ao longo da ditadura revelaram uma política de Estado (Brasil, 2014; Goirand; 

Müller, 2020). O relatório da CNV envidou esforços para estabelecer uma 

“verdade jurídica” dos fatos (Dallari, 2016) e recomendou o afastamento da 

aplicação dos dispositivos concedidos pela Lei de Anistia para judicialização 

de casos de agentes públicos. Apesar disso, poucas foram as iniciativas no 

sentido de judicialização desse passado (Teles; Quinalha, 2020), ainda que os 

processos judiciais possam contribuir para a promoção de reformas 

institucionais sujeitas à responsabilização (Osmo, 2016) caso, por exemplo, do 

recente processo envolvendo a Volkswagen.  

Apresentar um conjunto de evidências sobre a cumplicidade e apoio do 

Grupo Folha à ditadura militar é uma forma de contribuir, de maneira mais 

larga, ao processo de Justiça de Transição no país, mas é também uma 

maneira de avançar na interpretação histórica sobre o período ditatorial 

brasileiro, em especial na sua tão pouco estudada relação com os meios de 

comunicação. Procuramos ampliar uma agenda de trabalhos e investigações 

que vêm se consolidando nos últimos anos na tentativa de sistematizar de 

forma mais precisa as relações entre o empresariado e a ditadura militar no 

Brasil (Campos; Brandão; Lemos, 2020; Campos, 2014, 2020; Costa; Silva, 2018; 

Silva, 2018), em diálogo também com a realidade das ditaduras latino-

americanas, sobretudo a experiência argentina (Basualdo, 2006, 2016; Filippini; 

Cavana, 2010).   

Partimos do entendimento de que o processo de cooperação do Grupo 

Folha com os órgãos repressivos se deu a partir de procedimentos diversos e 

complementares. Dessa forma, esta investigação mobilizará arquivos, fontes 

e recursos variados com o intuito de entender como se deu a relação desse 

grupo econômico e de seus dirigentes na conformação de uma parte da 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 152 

engrenagem repressiva. Pretendemos, assim, trabalhar com a combinação de 

metodologias que possam nos dar subsídios para investigar as três linhas que 

compõem a presente pesquisa, quais sejam:  

I) Econômica: evidenciada pelos ganhos materiais obtidos através da 

conformação de um conglomerado, por meio da aquisição de 

empreendimentos enfraquecidos pela conjuntura política, e sustentado pelo 

binômio centralização operacional e diversificação de produtos (Taschner, 

1992). Somam-se a este cenário as políticas de benefícios, materializadas no 

aumento substancial de publicidade governamental, bem como pela via de 

sua modernização e favorecimento na obtenção de insumos por meio do 

GEIPAG (Grupo Executivo de Indústria de Papel e Artes Gráficas), em 

consonância com a USAID (Huggins, 1998). Neste sentido, pretendemos 

realizar um levantamento das aquisições de empresas, produtos e 

empréstimos possibilitados ao Grupo Folha, em perspectiva comparada com 

outros veículos de imprensa, com vistas a identificar as formas de incremento 

dos ganhos materiais possivelmente assegurados àqueles que atuavam em 

associação e conformidade com as políticas repressivas e de lesa humanidade 

forjadas pelo Estado. 

II)  Cooperação em operações da Oban: esta linha investigativa parte 

das denúncias de que a Folha teria atuado em colaboração com a ditadura 

por meio da cessão de seus automóveis para operações de campana, 

perseguição, prisão e transporte de opositores ao regime (Kushnir, 2004; 

Pinto, 2012; Pilagallo, 2012; Brasil, 2014). Por conta do caráter clandestino de tal 

cooperação, acredita-se que a sustentação das denúncias deverá se basear 

prioritariamente em relatos de militantes, jornalistas, pesquisadores, 

motoristas e demais trabalhadores que atuavam no âmbito do conglomerado 

jornalístico. 

III) Danos aos trabalhadores: esta etapa será dedicada ao 

dimensionamento dos prejuízos aos trabalhadores que atuavam no âmbito 

do Grupo Folha. Para tanto, será realizado um trabalho de mapeamento de 

jornalistas demitidos por abandono de emprego quando se encontravam em 

situação de encarceramento pelos órgãos repressivos. Nesta fase, serão 

registrados relatos testemunhais dos funcionários, bem como levantados 

documentos que atestem que os desligamentos tenham se dado de maneira 

persecutória. Ainda no que se refere à linha de investigação voltada aos 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 153 

trabalhadores da Folha, o presente projeto se concentrará nas fichas 

funcionais de motoristas vinculados ao Grupo (leia-se, aqui, tanto os jornais 

quanto as gráficas que compuseram o conglomerado), com vistas a identificar 

e localizar esses indivíduos. Esta frente de pesquisa, considera a efetiva 

possibilidade de que os mesmos tenham atuado em desvio de função ao 

terem seu tempo de trabalho cedido às atividades coercitivas da Oban. 

Ao final da nossa pesquisa, a partir de uma análise técnica, 

pretendemos produzir um relatório e apresentar, da forma mais clara e 

sistematizada possível, os dados, os documentos e os relatos testemunhais 

coletados durante a execução do projeto. O objetivo é que, a partir desse 

material, seja possível avançar nas interpretações até hoje produzidas seja 

pelas narrativas oficiais do próprio Grupo Folha, seja pelos trabalhos 

acadêmicos que se dedicaram ao assunto. Procuremos gerar evidências que 

possam contribuir para uma maior compreensão dos fatos e dos processos 

históricos que envolveram a colaboração de uma empresa de comunicação 

jornalística com a ditadura militar brasileira.      

 
 
Referências bibliográficas 
 
 
ABRÃO, P.; TORELLY, M. O programa de reparações como eixo estruturante da 
justiça de transição no Brasil. In: REÁTEGUI, Félix (Org). Justiça de Transição: 
manual para a América Latina. Brasília: Comissão de Anistia; Nova Iorque: 
Centro Internacional para a Justiça de Transição, 2011. 
 
AMARAL, M. Conversas com Mr. DOPS. Agência Pública, 9 de fevereiro de 
2012. Disponível em: https://apublica.org/2012/02/conversas-mr-dops/ Acesso 
em: 23 jun.  2022. 
 
BASUALDO, V. 2006. Complicidad patronal-militar en la última dictadura 
argentina: Los casos de Acindar, Astarsa, Dálmine Siderca, Ford, Ledesma y 
Mercedes Benz. Revista Engranajes, n. 5, 2006. 
 
BASUALDO, V. (et al.) Responsabilidad empresarial en delitos de lesa 
humanidad: represión a trabajadores durante el terrorismo de Estado. Tomo 
I e II. Posadas: EdUNaM; Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Facultad 
Latinoamericana de Ciencias Sociales, 2016. 
 
BISSOTO, M. C. A cumplicidade em violações aos direitos humanos por parte 
de empresários durante a ditadura civil-militar brasileira. In: MEYER, E. P. N.; 
CATTONI DE OLIVEIRA, M. A. (Org.). Justiça de Transição nos 25 anos da 
Constituição de 1988. 2ª ed. ampliada. Belo Horizonte: Initia Via, 2014. 
 

https://apublica.org/2012/02/conversas-mr-dops/


 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 154 

BONSANTO, A. O presente da memória: uso do passado e as (re)construções 
de identidade da Folha de S. Paulo, entre o “golpe de 1964” e a “ditabranda”. 
Jundiaí: Paco Editorial, 2014. 
 
BONSANTO, A. A verdade dita é dura: jornalismo, história e ditadura militar 
no Brasil (do golpe de 1964 à Comissão Nacional da Verdade). São Paulo: 
Editora Dialética, 2021. 
 
BONSANTO, A. Um Jornal a Serviço de si: tradições (re)inventadas nos 100 anos 
da Folha de S. Paulo. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 19, n. 2, jul./dez. 2022a. 
 
BONSANTO, A. O jornalismo como arma de ação psicológica: colaboração e 
responsabilidade da Folha de S. Paulo no combate à “subversão” da ditadura 
civil-militar. Anais do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 
- Intercom: João Pessoa: UFPB, 2022b. 
 
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Direito à verdade e à 
memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Brasília: 
Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. 
 
BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório. Comissão Nacional da 
Verdade: v. I. Textos temáticos. Brasília: CNV, 2014a. 
 
BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório. Comissão Nacional da 
Verdade: v. II. Textos temáticos. Brasília: CNV, 2014b. 
 
BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório. Comissão Nacional da 
Verdade: v. III. Mortos e desaparecidos políticos. Brasília: CNV, 2014c. 
 
BRASIL NUNCA MAIS. Ministério Público Federal. BNM 448. Ação Penal 829/73. 
Messias Ayrton Scatena e Helena Miranda de Figueiredo. Apelação STM 
39.947, 1973. 
 
CAMPOS, P. H. P. Estranhas catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura 
civil-militar, 1964-1988. Niterói: Editora da UFF, 2014. 
 
CAMPOS, P. H. P. Empresariado e ditadura no Brasil: fontes, métodos e 
historiografia. Sillogés, v.3. n.1, 2020. 
 
CAMPOS, P. H. P.; BRANDÃO, R. V. da M.; LEMOS, R. L. do C. N. (Orgs.). 
Empresariado e ditadura no Brasil. Rio de Janeiro: Consequência, 2020. 
 
COMISSÃO DA VERDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Relatório - Tomo III: 
Audiências Públicas da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo. São 
Paulo: ALSP, 2013. 
 
COMISSÃO DA VERDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Relatório - Tomo I - 
Parte I: O Financiamento da Repressão. São Paulo: ALSP, 2014a. 
 
COMISSÃO DA VERDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Relatório - Tomo III:  
Audiências Públicas da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo. São 
Paulo: ALSP, 2014b. 



 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 155 

 
COSTA, A. de S. M.; SILVA, M. A. de C. Empresas, violação dos direitos humanos 
e ditadura civil-militar brasileira: a perspectiva da Comissão Nacional da 
Verdade. Organizações & Sociedade, v. 25, n. 84, 2018. 
 
DALLARI, P. Entrevista conduzida por Cristina Buarque de Hollanda. Revista 
Estudos Políticos, Niterói, v. 6, n. 2, 2016. 
 
FILIPPINI, L.; CAVANA, A. Responsabilidade Empresarial e Terrorismo de 
Estado na Argentina. Revista Anistia Política e Justiça de Transição, Brasília, 
n. 6, 2011. 
 
FON, A. C. Tortura: a história da repressão política no Brasil. São Paulo: Global, 
1979. 
 
FREIRE, A. et al. Tiradentes: um presídio da ditadura. (memória de presos 
políticos). São Paulo: Scipione, 1997.  
 
GOIRAND, C.; MÜLLER. A. (dir). Dcumenter les violances: usages publics du 
passé dans la justice transitionelle. Paris : Iheal, 2020. 
 
HUGGINS, M. K. Polícia e Política: relações Estados Unidos/América Latina. 
São Paulo: Cortez, 1998. 
 
JOFFILY, M. No Centro da Engrenagem: os interrogatórios na Operação 
Bandeirante e no Doi de São Paulo (1969-1975). São Paulo: EDUSP, 2013. 
 
KUSHNIR, B. Cães de Guarda: jornalistas e censores, do AI5 à Constituição de 
1988. São Paulo: Boitempo, 2004. 
 
LARANGEIRA, Á. N. A mídia e o regime militar. Porto Alegre: Sulina, 2014. 
 
LEDOUX, S. Le devoir de mémoire: une formule et son histoire. Paris: CNRS 
Editions, 2016. 
 
MELO, J. J. de. Boilesen, um empresário da ditadura: a questão do apoio do 
empresariado paulista à Oban/Operação Bandeirantes, 1969-1971. Dissertação 
(Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012. 
 
MOLINA, F. R. Argentina condena ex-executivos da Ford por crimes contra a 
humanidade. El país, 12 dez. 2018. Disponível em: 
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/12/internacional/1544580952_965562.ht
ml Acesso em: 23 junho 2022.  
 
MOTA, C. G.; CAPELATO, M. H. História da Folha de S. Paulo (1921-1981). São 
Paulo: Impress, 1981. 
 
MOTTA, R. P. S. Modernizando a repressão: a Usaid e a polícia brasileira. Revista 
Brasileira de História. São Paulo, v. 30, nº 59, p. 237-266 – 2010. 
 
MOTTA, R. P. S. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira 
e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. 

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/12/internacional/1544580952_965562.html
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/12/internacional/1544580952_965562.html


 

Projeto História, São Paulo, v. 77, pp. 135-156, Mai.-Ago., 2023 156 

 
OSMO, C. Judicialização da Justiça de transição na América Latina. Brasília. 
Ministério da Justiça, Comissão da Anistia, Rede Latino-Americana de Justiça 
de Transição (RLAJT), 2016. 
 
PILAGALLO, O. História da imprensa paulista: jornalismo e poder de D. Pedro 
I a Dilma. São Paulo: Três Estrelas, 2012. 
 
PINTO, A. E. de S. Folha (Folha explica). São Paulo: Publifolha, 2012. 
 
SILVA, J. M. 1964. Golpe midiático-civil-militar. Porto Alegre: Sulina, 2014. 
 
SILVA, M. A. de C. As Práticas de Normalização da Violência 
Operacionalizadas pela Volkswagen do Brasil na Ditadura Militar Brasileira 
(1964-1985). Tese (Doutorado em Administração) - Pontifícia Universidade 
Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. 
 
SILVA, M. A. de C.; CAMPOS, P. H. P.; COSTA, A. A Volkswagen e a ditadura: a 
colaboração da montadora alemã com a repressão aos trabalhadores durante 
o regime civil-militar brasileiro. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 42, 
nº 89, 2022. 
 
SILVA FILHO, J. C. M. da. Justiça de Transição: da ditadura civil-militar ao 
debate justransicional. Direito à memória e à verdade e os caminhos da 
reparação e da anistia no Brasil. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015. 
 
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO. 
Jornalistas de São Paulo e a ditadura. Relatório da Comissão da Verdade, 
Memória e Justiça do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São 
Paulo. 
 
SMITH, A-M. Um acordo forçado: o consentimento da imprensa à censura no 
Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000. 
 
SOARES, I. V. P. Justiça de transição. Dicionário de Direitos Humanos. Escola 
Superior do Ministério Público da União. Brasília, DF: ESMPU, 2010. 
 
TASCHNER, G. Folhas ao vento: análise de um conglomerado no Brasil. Rio de 
Janeiro: Paz e Terra, 1992.  
 
TELES, E.; QUINALHA, R. (Orgs). Espectros da ditadura: da Comissão da 
Verdade ao bolsonarismo. São Paulo: Autonomia Literária, 2020. 
 


