
Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  286 

ARTIGO 
 
 
“PETELECOS NA FPN”:  
O GLOBO CONTRA A FRENTE PARLAMENTAR NACIONALISTA 
 
 
 
 
 

GUILHERME LEITE RIBEIRO 
 

Doutor em História (UFRJ) e bolsista de pós-doutorado nota 10 da FAPERJ no 
Programa de Ciências Sociais da PUC-Rio 

                                                    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5168-4348 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
RESUMO: Este artigo analisa a abordagem de O Globo sobre a Frente Parlamentar 
Nacionalista (FPN), primeira experiência suprapartidária do Brasil, atuante entre 1956 
e 1964. A hipótese é a de que o bloco foi tratado de forma deletéria pelo periódico. 
Todas as menções ao grupo foram verificadas, observando as adjetivações usadas e 
os articulistas mais frequentes. O jornal retratou a FPN como radical, instável e 
inexpressiva. A despeito do quase silêncio historiográfico sobre O Globo e sobre a FPN, 
o trabalho revela o protagonismo do grupo parlamentar na política brasileira e 
confirma o alinhamento à direita por parte do periódico.  
      
PALAVRAS-CHAVE: O Globo, Frente Parlamentar Nacionalista, anticomunismo, 
nacionalismo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

https://orcid.org/0000-0002-5168-4348?lang=pt


Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  287 

“FINGER FLICK IN THE FPN”:  
O GLOBO AGAINST NATIONALIST PARLIAMENTARY FRONT 
 
 
 
ABSTRACT: This article analyzes O Globo's perspective on Nationalist Parliamentary 
Front (FPN), Brazil's first caucus, active between 1956 and 1964. The hypothesis is that 
the newspaper negatively evaluated the political group. We examined all the 
mentions of the caucus in this paper, including the adjectives used and the most 
frequent columnists. The newspaper portrayed the FPN as radical, unstable, and 
inexpressive. Despite the generalized silence of the experts about O Globo and the 
FPN, the article reveals the role of the caucus in Brazilian politics and confirms the 
newspaper's alignment with the right political spectrum. 
 
KEYWORDS: O Globo, Nationalist Parliamentary Front; anticommunism; nationalism. 
 
 
 
 
 
 
Recebido em: 17/04/2023 
 
Aprovado em: 13/06/2023 
 
 
 
 
DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v79p286-316 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v79p286-316


Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  288 

Considerações iniciais 
 

Prestes a completar seu primeiro centenário, o jornal O Globo se 

mantém como uma das principais forças editoriais do país, não obstante a 

vasta concorrência que enfrenta com similares impressos e digitais. Desde 

1925, quando foi criado, o periódico passou por inúmeras transformações, 

sendo dever do historiador contextualizá-las ao eleger esse órgão de imprensa 

como objeto de pesquisa. 

Para este artigo, observamos o comportamento de O Globo diante de 

um dos grupos mais engajados no período que antecedeu o golpe civil-militar 

de 1964: a Frente Parlamentar Nacionalista (FPN). O bloco suprapartidário 

defendia ideias que, em sua maioria, iam de encontro às apregoadas pelo 

jornal, como a limitação da remessa de lucros ao exterior, as reformas de base 

e o intervencionismo estatal. Tal pesquisa é justificada pelo quase silêncio 

acadêmico sobre a FPN e sobre o jornal, não obstante a primeira ter sido 

pioneira na experiência de frentes parlamentares no Brasil, e o segundo ter 

figurado como um dos jornais mais vendidos no Rio de Janeiro dos anos 1950.  

Defende-se a hipótese de que o tratamento dado pelo jornal à FPN foi 

marcadamente deletério, em razão de suas ideologias serem diametralmente 

opostas. Desdobrando a hipótese, é possível que o enfoque do jornal sobre o 

grupo tenha sido crescentemente desfavorável, isto é, tornou-se mais 

negativo ao longo do tempo, principalmente a partir do governo João Goulart, 

em 1961, quando a FPN passou a ter maior acesso ao poder central, ganhando 

ainda mais relevo no espaço político.   

A baliza cronológica escolhida para o trabalho em voga é a mesma do 

período em que o bloco suprapartidário atuou na política brasileira: 1956 a 

1964. É de se notar que, quando a frente parlamentar aparecera, O Globo já 

era um consagrado jornal, identificado com forças ideológicas opostas às do 

nascente grupo.  

O artigo se divide em 3 seções. Na primeira, a história de O Globo é 

brevemente considerada, levando-se em consideração as transformações 

sofridas pela imprensa a partir dos anos 1950. A segunda seção se dedica a 

traçar um quadro geral do que representou a FPN para a política brasileira do 

período. Por fim, chega-se à análise principal deste trabalho: a abordagem 

sobre a Frente Parlamentar Nacionalista nas páginas de O Globo. Esperamos 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  289 

que a pesquisa possa revelar, a partir de um estudo de caso, o quão 

importante é encarar os órgãos de imprensa como atores políticos que têm 

as suas próprias visões de mundo e interesses, e de que forma eles podem ter 

contribuído para elevar a tensão já alta em momentos políticos críticos na 

história do Brasil.  

 

Jornal O Globo: um bastião conservador  

 
Desde o século XIX, quando os primeiros periódicos apareceram no 

Brasil, a imprensa passou por diferentes fases. No início, o que havia eram os 

jornais opinativos, criados para defender um governo ou se opor a ele, 

dialogando com públicos muito específicos (Zicman, 1985). Seguia-se, então, 

o modelo francês, de uma imprensa que, salvo raras exceções, tomava partido 

daquilo a que se propunha apoiar (Ribeiro, 2000).  Essa característica foi 

predominante até os anos 1950, quando uma reviravolta editorial e gráfica 

remodelou grande parte dos jornais da época. A partir de então, os periódicos 

ganharam feição nova: saía o amadorismo e entrava o profissionalismo; 

perdia-se a opinião como força motriz e iniciava-se a tentativa de narrar 

fielmente os fatos acontecidos. 

Após a 2ª Guerra Mundial, os jornais passaram por inúmeras “inovações 

técnicas, gráficas e editoriais” (Abreu, 1996, p. 10) no Brasil. O aprimoramento 

estético do jornal se tornou uma realidade, tornando-o mais dinâmico e 

atrativo (Luca, 2008a). Não se deve subestimar o papel dos Estados Unidos 

nesse processo: depois de décadas da supremacia do modelo francês de 

produção editorial, chegara a vez do americano entrar em cena. Uma das 

consequências da inflexão era o “processo de autonomização do jornalismo 

em relação à literatura” (Ribeiro, 2000, p. 30), áreas antes vistas como muito 

próximas. Pelo modelo americano, a objetividade era o alvo a ser atingido. 

Nascia, então, a chamada “imprensa de informação” (Zicman, 1985, p. 91). 

A bibliografia consultada é unânime em apontar o Jornal do Brasil 

como referência na remodelagem gráfica e editorial por que passaram os 

periódicos na época. Tânia Regina de Luca (2008b), por exemplo, afirma que 

a mudança no paradigma da imprensa teve como exemplo mais evidente a 

reforma ocorrida no Jornal do Brasil, que mudou bruscamente seu estilo. Com 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  290 

texto mais “enxuto”, aumentando o número de suas páginas e reformando o 

seu parque gráfico, o JB – como era conhecido – passou a ser “o maior 

matutino do Rio de Janeiro” (Ribeiro, 2000: 150).  

No caso de O Globo, as inovações técnicas e editoriais também se 

fizeram presentes no período que faz parte do nosso arcabouço temporal. Na 

mesma década em que a imprensa brasileira ganhou novo status, O Globo se 

firmava como um dos periódicos mais lidos no Rio de Janeiro. Afinal, foi o 

período em que o jornal conquistou a primeira posição entre os vespertinos, 

chegando a atingir a marca de 100 mil exemplares vendidos diariamente 

(Costa, 2015, p. 78), número grandioso para os padrões da época. 

Um episódio específico, ocorrido naqueles anos, mostra com nitidez a 

relevância do jornal. Após dar grande destaque ao atentado que aconteceu 

na Rua Toneleiros, no ano de 1954, em que Carlos Lacerda – principal opositor 

de Getúlio Vargas – saíra ferido, O Globo passou a enfatizar, em suas edições, 

a necessidade do impeachment do presidente da República, acusado de ser 

o mandante do crime (Montalvão & Leal, 2001). Recusando-se a renunciar, 

Vargas cometeu suicídio e a reação de parte da sociedade, inesperada, 

mostrou qual era a visão que determinados grupos tinham sobre O Globo. A 

sede do jornal foi apedrejada e vários de seus caminhões foram queimados, 

como retaliação à campanha promovida pelo periódico contra o agora ex-

presidente (Montalvão & Leal, 2001). Ficou claro, desde então, que muitas 

camadas sociais enxergavam o vespertino carioca como um dos responsáveis 

pelo suicídio de Vargas. O jornal ganharia a pecha de golpista, que, por muitas 

décadas, o acompanharia. 

Não obstante a sua importância, O Globo teve poucas análises 

empreendidas pela bibliografia, ao contrário de outros jornais. Em nossa 

pesquisa, constatamos apenas a presença de dois livros escritos sobre ele – 

Carvalho (2010) e Costa (2015) –, ainda assim fazendo recortes muito 

específicos sobre determinadas passagens da história do periódico. É provável 

que essa ausência tenha ocorrido em razão de sua proximidade com a UDN, 

legenda que participou de algumas tentativas de golpe na República de 1946, 

o que pode ter feito com que a academia enxergasse O Globo como uma 

espécie de linha auxiliar do udenismo. Entretanto, a hipótese carece de mais 

evidências. Seja como for, este artigo visa também preencher parte da lacuna 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  291 

deixada pela historiografia acerca da trajetória do jornal nos anos anteriores 

ao golpe.   

Em seus primeiros tempos, a atenção de O Globo se dirigia às 

demandas populares, reportando os preços dos produtos e dos serviços em 

geral. Ademais, ele já se posicionava a favor da entrada do capital estrangeiro 

no país (Montalvão & Leal, 2001). Na época, o jornal ainda era pouco conhecido, 

o que mudou completamente a partir dos anos 1940. 

Nessa década, O Globo se dedicou a narrar a entrada do Brasil na 

Segunda Guerra Mundial, dando ênfase à atuação da Força Expedicionária 

Brasileira (FEB). Ao lançar uma coluna semanal de muito sucesso – “O Globo 

Expedicionário” –, o periódico se destacou em relação aos seus concorrentes 

(Montalvão & Leal, 2001). Sua abordagem fez com que ele ganhasse 

notoriedade junto a várias camadas sociais, passando a ser um dos jornais 

mais lidos do estado. Rapidamente, em função dessa nova postura editorial, 

ele se tornou “o vespertino de maior circulação do Rio de Janeiro” (RIBEIRO, 

2000, p. 92).  

Na transição da década de 1940 para a de 1950, ficaram mais claras as 

posições ideológicas do jornal. Desde o surgimento da UDN, por exemplo, em 

1945, com sua retórica marcadamente antigetulista, O Globo já mostrava 

simpatia pelo partido, apoiando explicitamente um udenista para as eleições 

presidenciais daquele ano, o Brigadeiro Eduardo Gomes, fato que se repetiria 

no sufrágio seguinte (Montalvão & Leal, 2001). Alzira Alves de Abreu (2006), 

embora rechace a hipótese de uma ligação direta entre O Globo e a UDN, 

admite que o jornal defendia as posições do partido político. 

Com a vitória de Vargas sobre Gomes, em 1950, grande parte da 

imprensa se mobilizou em oposição ao presidente eleito (Capelato, 2015). À 

exceção do Última Hora, criado em 1951 com linha editorial de apoio explícito 

ao governo Vargas, todos os demais órgãos de imprensa faziam diariamente 

críticas duras ao petebista, destacando-se O Globo. Este jornal, por exemplo, 

empenhou-se contra o monopólio do petróleo pela Petrobras (Ribeiro, 2000), 

provavelmente uma das campanhas populares mais significativas daqueles 

tempos, apoiada por Vargas. Foi também naquele período que O Globo se 

posicionou firmemente contra o aumento de 100% no salário mínimo (Ribeiro, 

2000), proposta feita pelo então ministro do Trabalho, João Goulart, demitido, 

entre outros motivos, por pressão de setores políticos e econômicos.    



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  292 

Depois do suicídio de Vargas, o jornal manteve suas posições políticas 

principais, inclusive de apoio à UDN. Com a vitória de Juscelino Kubitscheck, 

do Partido Social Democrático (PSD), em 1955, os udenistas retomariam uma 

tese já bastante propalada quando da eleição de Getúlio Vargas em 1950: a da 

maioria absoluta, que consistia na ideia de que, para ser eleito, o candidato 

deveria obter 50% dos votos ou mais, o que não era previsto pela Constituição. 

Segundo Montalvão e Leal (2001), O Globo foi um dos que encamparam essa 

tese.  

Após a resistência militar liderada pelo marechal Henrique Teixeira Lott 

a uma série de tentativas de golpe que consistiam em não dar posse a 

Kubitscheck, em razão de não ter atingido a maioria absoluta, o candidato 

presidencial finalmente assumiria o poder no início de 1956 (Ferreira, 2019). Em 

seu governo, não obstante o Grupo Globo ter obtido a concessão de uma rede 

de televisão – que passou a funcionar em 1965 –, o jornal não diminuiu suas 

críticas ao agora mandatário da nação (Costa, 2015), mantendo-se alinhado às 

forças de oposição.   

Na polarizada década de 1960, quando a radicalização dos atores 

políticos tomou proporções elevadas, O Globo teve um papel importante nas 

críticas ao governo, desta vez comandado por um velho conhecido seu – João 

Goulart. Quando Jânio Quadros – sucessor de Kubitscheck – renunciou ao 

poder depois de um rápido e confuso mandato de sete meses, criou-se um 

imbróglio em torno da posse de João Goulart, que, na condição de vice-

presidente do país, deveria, segundo a Constituição, assumir o poder. Na 

ocasião, O Globo foi um dos poucos órgãos da imprensa contrários à posse de 

Goulart (Abreu, 2006). 

Uma vez resolvido o impasse, após a solução de compromisso em torno 

da adoção do sistema parlamentarista – em que João Goulart apenas teria a 

chefia de estado, mas não a de governo –, O Globo manteve seus tons críticos 

às políticas petebistas e de outros grupos com bandeiras análogas às do PTB, 

como a própria FPN. Assim, o periódico se posicionou contrariamente à 

chamada “Política Externa Independente” (PEI), que consistia, entre outros 

fatores, em uma reaproximação do Brasil com os países do bloco socialista 

(Carvalho, 2010). Embora a PEI tenha começado ainda no governo de Jânio 

Quadros, foi no de João Goulart que ela se intensificou. Vale ressaltar também 

a luta empreendida pelo jornal contra a lei que limitava as remessas de lucros 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  293 

ao exterior (Ribeiro, 2000), amplamente defendida por grupos de esquerda 

nos anos 1960. 

  Na mesma época, iniciou-se a chamada Rede da Democracia, 

composta por O Globo, pelo Jornal do Brasil e pelo periódico O Jornal, que 

expressa bem a escalada do clima de tensão dos anos 1960. Basicamente, 

tratava-se de um programa radiofônico cujo teor era veiculado pelos três 

órgãos de imprensa (Carvalho, 2010). A Rede passou a existir em meados de 

1963, após o pedido de estado de sítio feito por João Goulart. A medida 

excepcional foi solicitada em razão das ameaças golpistas feitas por Carlos 

Lacerda, que chegou a sugerir uma possível intervenção no Brasil dos Estados 

Unidos (Ferreira, 2013).  

Data do mesmo período a publicação, em O Globo, por meio de 

fascículos, do livro Assalto ao Parlamento, escrito pelo deputado 

tchecoslovaco Jan Kozak. Em sua narrativa, o parlamentar comunista 

descrevia como seu partido havia chegado ao poder naquele país, infiltrando-

se nas instituições existentes (Kozak, 1962). Editado no Brasil pelo Instituto 

Brasileiro de Ação Democrática (IBAD), o livro ganhou muita repercussão por 

meio de O Globo, que, além de publicar trechos da obra, também a 

comentava (Carvalho, 2010). Com isso, o periódico sugeria uma analogia com 

o que, supostamente, estaria acontecendo no Brasil.    

Assim, era cada vez maior a intransigência de O Globo com o governo 

João Goulart. Em razão de todos os fatores mencionados, não surpreende o 

seu apoio explícito ao golpe que derrubou o presidente em 31 de março de 

1964 (Capelato, 2015). É claro que o periódico não foi o único órgão da 

imprensa que ajudou na queda do regime democrático, mas certamente foi 

um dos seus principais entusiastas.  

 

Frente Parlamentar Nacionalista:  um ator sem importância? 

 
Assim como O Globo, a Frente Parlamentar Nacionalista também não 

ganhou muita atenção dos especialistas. Entretanto, muitos atores da época 

realçaram a sua relevância no espaço político, dado que indica a necessidade 

de um aprofundamento maior sobre essa experiência parlamentar. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  294 

A ausência de um marco legal para as frentes parlamentares ajuda a 

explicar o silêncio da historiografia sobre a FPN, haja vista que, em tese, 

dificultaria o acesso às fontes oficiais do grupo. Contudo, é possível, com base 

nos Diários do Congresso, nos periódicos, e também nos discursos e escritos 

dos membros da frente parlamentar, reconstituir seus passos.  

A FPN teve cerca de 120 deputados ao longo de sua história, oriundos 

de 10 partidos (Ribeiro, 2021). É claro que esse número variou muito no tempo, 

mudando, principalmente, a cada renovação legislativa. Mesmo assim, sabe-

se que o PTB foi a legenda com mais integrantes militando na Frente 

Parlamentar Nacionalista, até pela similaridade das pautas.   

O que unia a FPN, fundada em 1956, era a bandeira da autonomia 

nacional (Delgado, 2010). Dentre suas teses principais, constavam a defesa do 

monopólio estatal do petróleo e da energia elétrica, o controle sobre as 

remessas de lucros, e a oposição a acordos com o Fundo Monetário 

Internacional (FMI) (Delgado, 2007). Seu objetivo comum era “lutar pela 

implementação de políticas públicas nacional/reformistas” (Delgado, 1994, p. 

63).  

A Frente Parlamentar Nacionalista contou também com um braço 

importante na própria imprensa: referimo-nos ao jornal O Semanário, criado 

no mesmo ano que o grupo. O periódico era uma espécie de “ponto de 

sustentação e aglutinação dos ideais caros ao movimento nacionalista” (Brasil, 

2010, p. 8). Tamanha era a sua ligação com a FPN que, durante certo tempo, 

constava em sua primeira página o título de “órgão oficial da Frente 

Parlamentar Nacionalista” (Brasil, 2010, p. 31). O jornal deu amplo espaço ao 

bloco suprapartidário, apoiando-o em suas lutas no Congresso Nacional e, por 

isso, foi considerado como uma espécie de seu “porta-voz” (Abreu, 2006, p. 119).  

Apesar de semanal e de não ter as vendagens expressivas de O Globo, 

O Semanário incomodou o vespertino carioca em, pelo menos, uma ocasião. 

Aloysio Castelo de Carvalho (2010) narra uma discussão editorial entre ambos 

na década de 1960. Na época, O Semanário havia concedido espaço a Leonel 

Brizola (PTB-GB), que acusara O Globo de ter relações com interesses norte-

americanos. Em resposta, Roberto Marinho, dono do tradicional periódico, 

bradou a independência do seu jornal, acusando o hebdomadário de 

comunismo – imputação corriqueira naqueles anos, dirigida por parte de 

setores conservadores às esquerdas.  



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  295 

Em seus quase oito anos de existência, a frente parlamentar se 

envolveu diretamente em alguns acontecimentos importantes no país. Um 

deles foi a eleição presidencial de 1960, na qual se escolheu o sucessor de 

Juscelino Kubitscheck. Desde o ano anterior à eleição, a FPN começara 

movimentos em prol da candidatura do marechal Henrique Teixeira Lott, 

considerado o principal responsável pela posse de Kubitscheck em 1955, do 

qual seria ministro da Guerra. A frente parlamentar “antecipou-se às legendas 

partidárias” (Affonso, 2014, p. 86), com a defesa que fez do nome do militar 

naquele pleito, o que, no final, acabou realmente acontecendo.   

O “apoio maciço” (Ribeiro, 2021, p. 82) dado a Lott pela FPN é uma prova 

da importância do grupo na época. Afinal de contas, estamos tratando de uma 

candidatura situacionista, abarcada, portanto, na legenda que governava o 

país. Muito embora o marechal tivesse sido derrotado no pleito, vencido por 

Jânio Quadros, não resta dúvida do poder de mobilização da FPN, que foi o 

principal agente impulsionador de Lott (Ribeiro, 2019). 

Sendo o Congresso Nacional o locus primeiro de atuação da FPN, faz-

se necessário averiguar o comportamento do bloco dentro desse espaço 

legislativo. No que concerne às votações nominais – ferramentas que 

permitem atestar a coesão de um determinado ator político –, os resultados 

são instigantes, considerando-se tratar de um grupo que reunia diferentes 

legendas partidárias. Atingindo altos índices de união em sufrágios que 

versavam sobre reforma agrária e outros que visavam a limitação das 

remessas de lucros ao exterior, não foram poucos os momentos em que sua 

coesão superou a dos principais partidos políticos (Ribeiro, 2021, p. 98).  

Além disso, vale ressaltar que a FPN foi atuante nas comissões 

legislativas (Delgado, 1994), muito embora os cargos ocupados naqueles 

espaços fossem indicações das legendas tradicionais. Analisando as 

Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), por exemplo, Ribeiro (2021) 

encontrou um forte engajamento da frente parlamentar em algumas delas, 

como a que investigou problemas relacionados ao petróleo e a analisou os 

acordos comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Nas proposições legislativas, 

o grupo também mostrou sua importância, organizando-se para criar projetos 

de lei e emendas constitucionais que fossem ao encontro das pautas que 

defendia (Ribeiro, 2021).  



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  296 

Nos poucos trabalhos que se dedicaram a analisar especificamente a 

FPN, fica claro que o grupo se tornou ainda mais relevante na década de 1960. 

Foi nesse período que ele adquiriu “notável importância” (Barbosa, 2003, p. 

261), em tempos de polarização e radicalismo, quando os partidos tradicionais 

dividiram o espaço legislativo com as duas frentes parlamentares que 

ganhavam terreno: além da FPN, a Ação Democrática Parlamentar (ADP), sua 

contraface, e que defendia projetos completamente antagônicos aos dos 

nacionalistas (Ribeiro, 2017). Nos dizeres exagerados de uma personalidade da 

época, tamanha era a força dos blocos que “quase que os partidos 

desapareceram” (Jurema, 1964, p. 60).  

A Frente Parlamentar Nacionalista procurou também dar voz a agentes 

externos da Câmara dos Deputados, levando suas demandas para dentro do 

Poder Legislativo. Delgado (2007, p. 369) posiciona a FPN como “interlocutora” 

de movimentos como a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Comando 

Geral dos Trabalhadores (CGT) e as Ligas Camponesas. Aliás, de acordo com 

um ex-deputado do grupo, era comum aparecer nos gabinetes da FPN 

representantes do CGT, da UNE e dos camponeses (Moreira, 1990). O grupo 

atuou ainda junto a sindicatos, a universidades e a setores da Igreja, da 

intelectualidade e das próprias Forças Armadas (Affonso, 2014). Também não 

foram poucas as vezes em que a frente parlamentar se reuniu com 

presidentes e ministros, organizou comícios e seminários, e participou de 

eventos populares a convite de grupos com bandeiras congêneres (Ribeiro, 

2021).   

Diante de todos os dados coletados, não resta dúvida de que, como 

expresso pelo cientista político Gláucio Soares, a FPN foi um “divisor de águas 

no seio do Congresso Nacional” (Soares, 1973, p. 206). Sua força foi tão grande 

que provocou a existência de outra frente parlamentar, criada para servir de 

anteparo à FPN – o que foi admitido pelo próprio jornal O Globo, em 1961.1 E é 

justamente devido a essa relevância da FPN que defendemos a hipótese de 

que O Globo se importou com o bloco partidário, evocando-o de forma 

bastante negativa durante o período em que a frente parlamentar atuou, 

principalmente pelas pautas opostas que defendiam.  

 

 
1 Jornal O Globo, 16/05/1961, Matutina, p.2. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  297 

Os “petelecos” de O Globo na FPN  
 

Na consecução do trabalho, alguns cuidados metodológicos foram 

tomados, sobretudo para tentar abranger a maior parte das citações à FPN 

feitas pelo jornal O Globo. Não obstante a facilidade com que se pode acessar 

o acervo digital do periódico – embora restrito a assinantes –, o pesquisador 

deve ter atenção para não deixar escapar as edições em que a FPN foi 

abordada. Apenas depois disso é que se deve empreender uma análise mais 

pormenorizada dessas aparições.  

Em primeiro lugar, olhamos para a nomenclatura com que o grupo 

suprapartidário poderia vir a ser retratado. No caso específico deste trabalho, 

mostrou-se contraproducente pesquisar apenas a sigla “FPN”, haja vista que, 

quando aparecia, o termo mormente se referia à Federação Portuguesa de 

Natação. Assim, a busca se concentrou na expressão exata “Frente 

Parlamentar Nacionalista”. É importante não perder de vista essas possíveis 

variações terminológicas no momento da pesquisa de algum tema em um 

acervo, pois, por mais sofisticada que seja, a ferramenta de busca pode não 

dar conta de certas especificidades.   

Além disso, outra preocupação metodológica que tivemos foi em 

relação à baliza temporal. Muito embora a FPN tenha sido encerrada pelo 

golpe de 1964, O Globo ainda continuaria a fazer comentários sobre o grupo 

anos após o seu fim. Entretanto, nosso interesse era resgatar a abordagem do 

periódico sobre a frente parlamentar durante os anos em que os dois 

ocuparam o espaço público concomitantemente. Assim, a pesquisa se iniciou 

em junho de 1956 e se encerrou em abril de 1964.  

Ao todo, encontramos 307 citações à Frente Parlamentar Nacionalista 

no jornal O Globo. Ao nos depararmos com o número, verificamos se houve 

dispersão das menções à FPN ao longo dos anos ou se elas se concentraram 

em algum período específico. Não surpreende que a maioria das alusões feitas 

ao bloco tenham ocorrido na década de 1960, pois, como visto na seção 

anterior, foi o momento de maior protagonismo do grupo. O ano de 1963 se 

destacou, com 120 menções, o que pode estar relacionado a reformulações 

internas na FPN, que acarretaram consequências em sua atuação: além de 

criar uma instância de comando, o Conselho Coordenador, o grupo publicou 

um manifesto muito mais amplo e rígido com possíveis dissidências do que 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  298 

documentos anteriores (Magalhães, 1964).  Com a radicalização dos atores no 

auge e com a frente parlamentar em evidência, seria natural que O Globo 

conferisse maior importância ao bloco.  

Nas primeiras vezes em que a Frente Parlamentar Nacionalista 

apareceu no jornal, no ano de 1956, a abordagem de O Globo foi bastante 

tímida. O bloco suprapartidário se fez presente em notas curtas do periódico, 

quase sempre para referenciar o pertencimento de certos deputados à nova 

experiência parlamentar. Foi somente a partir do final de 1957 que o jornal 

passou a dar mais destaque à FPN, sobretudo em razão de uma desfiliação 

dupla de parlamentares do grupo, fato superestimado por O Globo, como 

abordaremos mais adiante.  

Ao longo do tempo, percebemos que as menções à FPN dentro do 

periódico se concentraram em determinadas áreas. Objetivando verificar qual 

foi o teor desses pontos principais, elencamo-los em 4 grupos. Embora não 

esgotem os tipos de crítica dirigidos pelo jornal ao grupo suprapartidário, 

acreditamos que a divisão contribua para um panorama geral de como foi a 

abordagem da frente parlamentar nas páginas de O Globo. 

 FPN e eleições. Apesar de o bloco suprapartidário já existir quando 

ocorreu o sufrágio geral de 1958, foi apenas a partir do ano seguinte que o 

periódico começou a lhe dar atenção. O motivo para que isso acontecesse foi 

a notória participação da frente parlamentar no lançamento do nome do 

marechal Henrique Teixeira Lott à Presidência da República em 1960. 

Faltando um ano e meio para a eleição que escolheria o sucessor de Juscelino 

Kubitscheck, a FPN já atuava para defender o militar como o candidato ideal 

das forças nacionalistas.  

Desde o início, O Globo acompanhou a travessia empreendida pelos 

deputados do grupo suprapartidário no objetivo de viabilizar Lott como 

presidenciável. Ainda em fevereiro de 1959, o periódico deu grande destaque 

a um encontro ocorrido entre o marechal e representantes da FPN, afirmando 

que a conversa teria envolvido apenas aspectos a serem levados para a 

discussão na Câmara pelos militantes da frente parlamentar.2 Com o passar 

dos dias, ficaria cada vez mais claro o desejo de a FPN tornar Lott candidato à 

Presidência. Após uma viagem do então ministro da Guerra aos Estados 

 
2 Idem, 26/02/1959, Matutina, p.6. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  299 

Unidos, a frente parlamentar fez questão de recebê-lo em seu retorno ao 

Brasil, ainda no aeroporto. Segundo O Globo, dezenas de autoridades estavam 

esperando-o, dentre as quais Bento Gonçalves (PR-MG), presidente da FPN, e 

Neiva Moreira (PSP-MA), um dos principais líderes do bloco.3 Este último 

nome, aliás, deu uma pequena entrevista ao periódico, admitindo que a 

recepção simbólica serviria como lançamento extraoficial da candidatura de 

Henrique Teixeira Lott à Presidência da República.4   

Mais adiante, O Globo reconheceu a proeminência da FPN na luta por 

Lott, afirmando, em um editorial de primeira página, que o grupo “não 

dorme”.5 É razoável afirmar que a Frente Parlamentar Nacionalista foi um dos 

agentes mais engajados na candidatura de Henrique Teixeira Lott à 

Presidência em 1960. E foi justamente por isso que o periódico teceu fortes 

críticas ao comportamento do bloco suprapartidário. Para O Globo, a FPN não 

teria autoridade para lançar um nome como candidato ao cargo máximo da 

nação, pois lhe faltaria competência para tal. 

Alguns editoriais do periódico deixariam claro o posicionamento do 

jornal a respeito da campanha empreendida pela frente parlamentar. 

Devemos lembrar a importância desses espaços da mídia impressa como um 

dos mais notórios na observação de sua ideologia (Capelato, 2015). Em maio 

de 1959, por exemplo, a primeira página de O Globo trazia uma crítica muito 

ferrenha ao engajamento da FPN na eleição que ocorreria no ano seguinte. 

Segundo o periódico, o maior problema era que a candidatura partia “de um 

grupo, por sinal destituído de maior significação política no seio dos partidos 

em que se encontram alistados e aos quais pretendem impor as suas 

preferências sem ter em conta as dos demais correligionários”.6 Destarte, a 

FPN não deveria se imiscuir em um processo que não lhe diria respeito. 

 No mesmo editorial, o periódico concluía com um raciocínio que 

deixava clara a postura do jornal em um sufrágio que ainda demoraria a 

acontecer: o apoio da FPN a Lott era a prova de que o marechal não deveria 

ser eleito – nem mesmo ser candidato. Vista por O Globo como um grupo 

estranho ao Parlamento e, por isso, incompetente para lançar um nome à 

 
3 Idem, 30/03/1959, Matutina, p.3. 
4 Idem, 31/03/1959, Matutina, p.6. 
5 Idem, 10/06/1959, Matutina, p.1. 
6 Idem, 23/05/1959, Matutina, p.1. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  300 

Presidência da República, a frente parlamentar era tida, ademais, como 

radical e próxima aos comunistas, o que deslegitimaria qualquer pretensão 

eleitoral do grupo suprapartidário.   

Mesmo ressaltando que não haveria razoabilidade no envolvimento da 

frente parlamentar com as eleições, haja vista que essa era uma atribuição dos 

partidos políticos, era recorrente O Globo proferir comentários a respeito do 

desempenho do grupo nos pleitos. Prova disso foi o diagnóstico feito pelo 

periódico alguns meses após a derrota de Lott para Jânio Quadros em 1960. 

Também em um editorial de primeira página, o jornal caracterizou a FPN 

como “defunta”, em razão do resultado na disputa presidencial.7 Mas esta não 

seria a única vez que O Globo comemorava um suposto insucesso eleitoral do 

grupo: até mesmo em uma coluna social, produzida por Ibrahim Sued, 

registrou-se a informação de que o bloco “sofreu estrondosa derrota nas 

eleições passadas”,8 reconhecendo, mais uma vez, o papel que a FPN teve no 

pleito de 1960.  

Em suas menções ao desempenho eleitoral da frente parlamentar em 

1958 e 1962 – quando houve a renovação total na Câmara dos Deputados –, o 

periódico não perdeu a oportunidade de comemorar as supostas derrotas do 

grupo. Quanto ao primeiro ano, O Globo dizia que o “voto da nação [...] rejeitou 

na praia como destroços de naufrágio”, referindo-se à FPN.9 Nas eleições de 

1962, o jornal creditou a derrota do deputado federal Celso Brant (PR-MG) – 

que não havia obtido a reeleição –, ao seu comportamento “intransigente” na 

condição de membro da frente parlamentar.10  

Já na corrida presidencial, O Globo voltaria a mencionar a preocupação 

do grupo no lançamento de um nome que fosse de sua confiança, desta vez 

para concorrer às eleições de 1965 – que jamais aconteceram devido ao golpe 

militar no ano anterior. Uma reunião da FPN foi feita para discutir a 

possibilidade de uma candidatura apoiada pelo bloco. Na ocasião, 3 políticos 

foram citados: Miguel Arraes, governador de Pernambuco; o deputado federal 

Almino Affonso (PTB-AM); e o ex-presidente Juscelino Kubitscheck.11 Alguns 

meses depois, o jornal novamente divulgava informações nesse sentido, 

 
7 Idem, 14/12/1960, Matutina, Geral, p.1. 
8 Idem, 28/02/1961, Matutina, Geral, p.4. 
9 Idem, 05/04/1961, Matutina, p.3. 
10 Idem, 25/09/1963, Matutina, p.3. 
11  Idem, 31/08/1963, Matutina, p.8. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  301 

afirmando que a FPN ainda tinha dúvidas sobre a melhor estratégia a ser 

traçada em 1965.12 Assim, mesmo com a ênfase negativa de O Globo acerca do 

papel da Frente Parlamentar Nacionalista nos sufrágios do período, há de se 

convir que tais referências corriqueiras eram, por si só, uma forma de 

reconhecer a FPN como ator importante para as eleições, ainda que não as 

disputasse diretamente.  

Boatos sobre crises e dissidências. Na abordagem de O Globo sobre a 

Frente Parlamentar Nacionalista, um aspecto se destacou desde o princípio: 

as informações de dissidências e brigas internas entre os membros do bloco 

suprapartidário. Em muitos desses momentos, observamos crises 

superestimadas, que pouca ou nenhuma repercussão tiveram dentro do 

grupo. Ainda assim, a lente focada pelo jornal diz muito sobre as opções 

narrativas encontradas por ele acerca da FPN. 

O primeiro embate interno dentro da frente parlamentar – reportado 

em várias edições de O Globo – aconteceu no final de 1957. Vale ressaltar que, 

antes disso, a FPN praticamente não aparecera no periódico. Porém, naquele 

ano, o jornal informava que dois deputados haviam abandonado a Frente 

Parlamentar Nacionalista, por divergirem das orientações do grupo. Segundo 

uma das matérias, estavam de saída Fonseca e Silva (PSD-GO) e Paulo Freire 

(PR-MG), por condenarem uma suposta aproximação da FPN com o 

comunismo.13 Alguns dias depois, dentro da tradicional coluna “O Legislativo 

em Ação”, O Globo reproduzia declarações de um dos líderes do bloco, Abguar 

Bastos (PTB-SP), que afirmava que Freire jamais havia pertencido de fato à 

frente parlamentar, ao contrário do outro deputado.14 Na apuração dos nomes 

dos componentes da FPN, Ribeiro (2021) também excluiu o mineiro da lista, 

embora tenha incluído o goiano. 

Seja como for, para O Globo, as rusgas internas eram reveladoras de um 

grupo que já nascia com marcas de instabilidade. No panorama retrospecto 

do ano de 1957, o jornal apresentou uma nota intitulada “Alvorada e 

Crepúsculo da Frente Nacionalista”, que, em tom comemorativo, anunciava o 

fim da FPN a partir da dupla desfiliação mencionada.15 Além do erro factual de 

 
12 Idem, 09/11/1963, Matutina, p.12. 
13 Idem, 29/11/1957, Matutina, p.6. 
14 Idem, 04/12/1957, Matutina, p.14. 
15 Idem 19/12/1957, Matutina, p.9. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  302 

situar o nascimento do bloco como tendo acontecido em 1957, O Globo 

também insistia na tese de que a saída dos deputados seria um sinal de 

desmanche do grupo. Há, contudo, 3 problemas na análise do jornal: (1) ainda 

que o mineiro houvesse algum dia assinado a filiação à FPN, ela 

aparentemente nunca se tornou real; (2) quanto ao goiano, poucos dias após 

o seu pedido de desligamento, ele já havia retornado ao bloco;16 e (3) mesmo 

que os dois deputados tivessem saído da frente parlamentar, dificilmente isso 

representaria o enfraquecimento do grupo, haja vista que nenhum desses 

nomes ocupou posições de liderança na FPN. Contudo, para o jornal, o que 

importava era o anúncio do fim de um grupo concebido para “estruturar na 

zona político-legislativa tendências suscitadas em setores auxiliares ao extinto 

PCB”.17 

O periódico também reportou problemas enfrentados por deputados 

da Frente Parlamentar Nacionalista em seus partidos, principalmente quando 

os conflitos envolviam o grupo suprapartidário. Nas eleições de 1960, por 

exemplo, O Globo deu grande destaque à insatisfação de Bento Gonçalves 

(PR-MG), presidente da FPN, com a orientação de sua legenda naquele 

sufrágio. Acusado pelo deputado de apoiar Jânio Quadros por pressões 

econômicas, o Partido Republicano (PR) abriu um processo de expulsão do 

parlamentar, que não aparecera na Convenção marcada pelo partido para 

provar o que havia falado.18 Cerca de um mês depois do ocorrido, o periódico 

voltou a abordar o assunto, comemorando a decisão do PR de expulsá-lo por 

unanimidade, o que foi considerado pelo jornal como “um elogiável exemplo 

de determinação e dignidade”.19 

Uma leitura que se pode fazer das menções no jornal a esse caso sugere 

que o ato de indisciplina partidária simbolizaria, por parte do político que 

ocupava o cargo mais importante da FPN, a intransigência da própria frente 

parlamentar nas eleições de 1960, capaz de gerar instabilidade e crise dentro 

dos partidos políticos. Aliás, quando celebrara a expulsão do deputado, O 

Globo estendeu suas críticas para o bloco suprapartidário, ao dizer que a 

“leviandade” de Bento Gonçalves (PR-MG) era uma prova de como eram feitas 

 
16 Diários do Congresso Nacional, 04/12/1957, p.10323. 
17 O Globo, op.cit., 19/12/1957, Matutina, Geral, p.9. 
18 Idem, 14/11/1960, Vespertina, p.6. 
19 Idem, 24/12/1960, Matutina, p.3. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  303 

as teses dos integrantes do grupo, haja vista que estes seriam “precipitados 

nas críticas e ausentes nas comprovações”.20 

Mas o momento em que o periódico mais explorou os conflitos 

envolvendo a FPN se deu no caso da tentativa de instalação de uma CPI que 

investigaria o chamado “truste” do vidro plano. Em 1959, a Frente Parlamentar 

Nacionalista havia conseguido coletar as assinaturas necessárias para a 

criação da CPI, que tinha como alvo principal Sebastião Paes de Almeida, ex-

presidente do Banco do Brasil, escolhido, naquele mesmo ano, para ser o 

ministro da Fazenda do governo Juscelino Kubitscheck. As acusações eram 

de que ele seria o principal responsável pelo “truste” na indústria do vidro 

plano, a partir da fusão da poderosa Pittsburgh Plate Glass Company – de 

quem Paes de Almeida era suspeito de estar ligado – com pequenas empresas 

brasileiras (Ribeiro, 2021).  

Quando começaram os primeiros rumores de que Paes de Almeida 

deixaria o cargo no Banco do Brasil para se tornar o ocupante da pasta da 

Fazenda, a FPN logo reagiu. A troca se deu na reforma ministerial de 1959, 

muito criticada pela frente parlamentar, que, segundo O Globo, acreditava 

que as mudanças mostravam uma contradição entre os atos e a fala do 

governo.21 Pelos acontecimentos que se veriam na sequência, tudo leva a crer 

que o principal motivo da insatisfação era mesmo a nomeação do novo 

ministro da Fazenda. 

Na época, a FPN conseguiu reunir as assinaturas mínimas para a 

criação da CPI do vidro plano e, a partir daquele momento, uma série de 

informações desencontradas seriam exploradas pelo O Globo para 

desqualificar o grupo suprapartidário. O que se sabe é que, poucos dias depois 

de protocolada, a CPI foi inviabilizada, pois 29 deputados retiraram seus 

nomes no apoiamento à comissão parlamentar.22 Como 7 deles eram da FPN, 

O Globo passou a acusá-la de ter barganhado politicamente com o governo 

para não dar continuidade à CPI, retirando assinaturas em troca da nomeação 

de alguns de seus deputados para os ministérios, como, por exemplo, 

Hermógenes Príncipe (PR-BA) na pasta da Saúde.23 

 
20 Ibidem. 
21 Idem, 03/08/1959, Vespertina, Geral, p.6. 
22 Jornal Diário de Notícias, 19/08/1959, p. 4. 
23 O Globo, op.cit., 14/08/1959, Matutina, p.6. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  304 

O periódico continuaria, por algumas semanas, a tecer acusações ao 

que considerava como exemplo de fisiologismo da FPN. Em um editorial, O 

Globo afirmou que o bloco suprapartidário “enveredava por caminhos que em 

nada dignificam o Legislativo”, repreendendo-o por fazer manobras que 

visavam tão somente atingir Sebastião Paes de Almeida.24   

Contudo, apesar das suspeitas exploradas pelo jornal, é bem provável 

que a FPN jamais tivesse negociado com o governo a retirada das assinaturas 

de seus deputados, uma vez que o grupo expulsou, sumariamente, todos 

aqueles que deixaram de apoiar a CPI. Alguns dos excluídos ganharam espaço 

em O Globo e atacaram a FPN. Benjamin Farah (PSP-DF), depois de prometer 

“desmascarar” o bloco por haver nele uma “infiltração comunista”, disse ao 

jornal que já havia se afastado do grupo antes da expulsão.25 No dia seguinte, 

O Globo deu palco a outro dissidente: Manuel de Almeida (PSD-MG), que 

criticou a atuação da FPN no recolhimento das assinaturas para a instalação 

da CPI.26 

Nos anos 1960, dentro de uma atmosfera de grande mobilização 

política por parte de grupos da sociedade civil, O Globo enfatizou teorias que 

apontavam para recorrentes crises nas esquerdas, incluindo nesse rol a FPN. 

Uma das teses ventiladas pelo periódico era a do embate sobre quem iria 

assumir a liderança e ditar os rumos da esquerda. Como exemplo, o jornal 

citava o adiamento de uma greve geral e de um comício, ambos em 

desagravo ao governo João Goulart. Segundo O Globo, a UNE, a União 

Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o CGT e a própria FPN não se 

entendiam, haja vista que “todos se julgam em melhores condições de liderar 

o movimento, e assim não admitem passar à condição de liderados”.27 

Os problemas também se estenderiam à relação das esquerdas com o 

mandatário da nação. Para O Globo, havia muita insatisfação nesse campo 

político com os rumos tomados pelo governo, algumas vezes sem citar os 

motivos que estariam causando tanto ruído. Em uma das matérias, o 

periódico colocou a FPN como estando à frente desse descontentamento, não 

especificando o porquê do desagrado.28 Cerca de um mês depois, o jornal 

 
24 Idem, 17/08/1969, Matutina, p.1. 
25 Idem, 20/08/1959, Matutina, Geral, p.6. 
26 Idem, 21/08/1959, Matutina, Geral, p.12. 
27 Idem, 13/04/1963, Matutina, p.3. 
28 Idem, 17/04/1963, Matutina, Geral, p.16. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  305 

divulgou a informação de que Sérgio Magalhães (PTB-GB) e Leonel Brizola 

(PTB-GB), dois dos principais líderes da FPN, fizeram declarações – não 

reproduzidas por O Globo – em que contestavam a manutenção de alguns 

ministros conservadores no governo, como Amaury Kruel (Guerra), Antônio 

Balbino (Indústria e Comércio) e San Tiago Dantas (Fazenda).29 

Realçando os conflitos nesse campo a partir de diferentes vieses, O 

Globo, ainda no primeiro semestre de 1963, voltaria a apontar o que ele mesmo 

chamou de “defecções nas esquerdas”. A postulação, naquele momento, era 

a de que o governador de Pernambuco, Miguel Arraes, estaria se afastando do 

grupo de Brizola e da própria FPN, após não ter apoiado um comício 

organizado pelo deputado federal na cidade de Recife.30 

Para este trabalho, o que interessa é a maneira que o jornal igualou os 

grupos dessa tendência política, como se não houvesse diferenças entre eles. 

Assim, não vemos a preocupação em detalhar o papel de cada uma dessas 

organizações nos momentos vistos como críticos por O Globo, mas sim o de 

abranger para toda a esquerda a característica da desunião. As evidentes 

nuanças que existiam em cada um dos grupos eram irrelevantes para o 

periódico, o que era uma forma de menoscabar suas diferenças.  

O que resta evidente é que muitas das propaladas crises, à exceção do 

caso da CPI do vido plano – que resultou em expulsões –, tiveram pouca 

repercussão na FPN, sendo demasiadamente valorizadas pelo jornal com o 

propósito claro de desqualificar o bloco suprapartidário. Insistir em supostos 

problemas internos seria uma forma de fazer referências deletérias ao grupo, 

reduzindo-o a um emaranhado de instabilidades. A abordagem teria ainda o 

efeito de desmerecer essa experiência nova na política, que, apesar do 

ineditismo de reunir parlamentares de legendas diferentes na defesa de 

temas afins, manteria os vícios das organizações tradicionais, com suas crises 

costumeiras, sendo apenas mais um dentre os vários grupos que já existiam. 

Críticas econômicas. Em algumas edições de O Globo, foi possível 

verificar a maneira pela qual a visão econômica da FPN foi abordada. Pelo fato 

de a frente parlamentar assumir postura favorável à intervenção estatal em 

diversas áreas e lutar pela limitação da entrada do capital estrangeiro – ao 

contrário do que historicamente era preconizado por O Globo –, seria de se 

 
29 Idem, 02/05/1963, Matutina, Geral, p.6. 
30 Idem, 10/05/1963, Matutina, Geral, p.10. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  306 

esperar a publicação de textos críticos ao grupo nas páginas do jornal, o que, 

de fato, aconteceu. 

Um exemplo foi quando o periódico reportou, no final de outubro de 

1959, um encontro entre o governador da Bahia, Juraci Magalhães, com 

membros do bloco. Comemorando o fato de o político não ter respondido ao 

que a frente parlamentar esperava dele, o jornal retratou o grupo como 

formado por deputados que eram “intransigentes inimigos da livre empresa 

e da colaboração, em nosso desenvolvimento, do capital estrangeiro”.31  

Percebe-se uma crítica frontal ao modelo de industrialização desejado pela 

FPN, que teria o Estado como ator fundamental, contrário ao que O Globo 

defendia. Isso ficou ainda mais claro quando o jornal noticiou que a frente 

parlamentar desejava criar uma estatal no setor aéreo, o que foi visto pelo 

periódico como uma forma de o bloco “acabar com empresas”.32 

Quando veio à tona a Instrução 204, elaborada durante o mandato de 

Jânio Quadros pela Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), as 

diferenças entre O Globo e a FPN ficaram mais uma vez evidentes. A medida, 

que desvalorizou o câmbio em 100%, visava a redução dos constantes déficits 

na balança de pagamentos, mas acabou impactando também na elevação do 

preço dos produtos. Para o jornal, o combate da FPN à medida teria como 

única intenção atingir o FMI, entusiasta da ação. Em um editorial, o periódico 

argumentou que o grupo suprapartidário só criticava a inflação quando lhe 

interessava, haja vista que, no governo anterior, o patamar dos preços 

também estava alto, mas os parlamentares da FPN “formavam ao lado do 

governo ou dele se aproveitava”.33 

Mas o momento de maior incômodo de O Globo aconteceu quando a 

Frente Parlamentar Nacionalista divulgou algumas de suas ideias econômicas 

no texto intitulado “Documento no 1 sobre capitais estrangeiros”, de 1963. Nele, 

a tônica geral foi a de mostrar que o desenvolvimento do Brasil prescindiria 

de ajuda externa.34 A partir de então, o periódico passaria mais de um mês 

contestando as teses anunciadas pelo grupo suprapartidário, especialmente 

por meio de um dos seus articulistas mais importantes: Eugênio Gudin.  

 
31 Idem, 26/10/1959, Vespertina, p.1. 
32 Idem, 03/06/1963, Vespertina, p.16. 
33 Idem, 05/04/1961, Matutina, p.3. 
34 Arquivo Gustavo Capanema (CPDOC-FGV). Série I – Câmara dos Deputados 1956.04.03. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  307 

Uma forma de conhecer quais são as ideias predominantes de um 

jornal acerca de um assunto é verificar o espaço que ele oferece a 

determinados colaboradores (Luca, 2008b). Gudin, que iniciou em julho de 

1963 uma série no jornal chamada de “Três petelecos nas teses da Frente 

Parlamentar Nacionalista”, era, segundo um especialista do tema, “o mais 

importante economista conservador do período 30-64” (Bielschowsky, 2007, 

p. 40). Expoente de uma escola de pensamento chamada por Ricardo 

Bielschowsky de “neoliberal”, sua preocupação majoritária era a de “defender 

o sistema de mercado” (Bielschowsky, 2007, p. 37), a partir da redução da 

intervenção estatal e de um olhar atento para o equilíbrio fiscal e monetário.   

Nos “petelecos”, Eugênio Gudin procurou combater os pontos 

principais do referido documento lançado pela FPN naquele ano. No primeiro 

tópico, ele contestou os números apresentados pelo grupo em relação à 

entrada de capital estrangeiro no Brasil durante os anos 1950. Para o bloco, o 

quantitativo foi de apenas 2% em relação ao total de investimentos – não 

obstante o crescimento econômico acelerado do país naquela década –, o que 

seria revelador da falta de importância do capital estrangeiro no 

desenvolvimento do país. Apresentando outro referencial, Gudin afirmou que 

esse número, na verdade, seria de 11%. Ademais, o articulista de O Globo 

divulgou estudos feitos por Mário Henrique Simonsen, que creditava à 

entrada do capital estrangeiro o crescimento do país.35   

Na mesma edição em que iniciara a série escrita por Eugênio Gudin, o 

periódico destacou, em outra página, trabalhos realizados pelo grupo Análise 

e Perspectiva Econômica (APEC), que realçavam a importância do capital 

estrangeiro no desenvolvimento de vários países, como os Estados Unidos, a 

Rússia e o Japão.36 Não é coincidência que esses três lugares estivessem 

citados no “Documento no 1” da FPN, justamente por terem, segundo a frente 

parlamentar, preterido o auxílio externo. Assim, percebe-se que a opinião de 

Gudin não era apartada do que defendia O Globo, que endossou as teses de 

seu colunista econômico. Em recente livro, D’Assunção Barros alerta que, ao 

analisar um jornal como fonte, o historiador deve se lembrar que “a pretensa 

objetividade das informações, mesmo na aparente exposição mais pura de 

 
35 O Globo..., op.cit., 12/07/1963, Matutina, p.2. 
36 Ibidem, p.13. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  308 

dados, vem sempre mesclada às opiniões, escolhas e decisões daqueles que 

elaboram o discurso jornalístico” (Barros, 2023, p. 64). 

Passados três dias, a série teve continuidade ao focar em outro ponto 

do texto divulgado pela FPN: os motivos do déficit nas balanças de 

pagamento do Brasil. Para a FPN, a única explicação possível eram as altas 

taxas de remessa de lucros ao exterior, tese combatida por Gudin, que afirmou 

que o número não passaria de irrelevantes 2%. Na verdade, segundo o liberal, 

o problema era a alta inflação, conforme o que defendia o FMI (Bielschowsky, 

2007, p. 45). Ao final da coluna, Gudin ainda ironizou a FPN, pois, segundo ele, 

o grupo estaria necessitado de aconselhamento de algum “economista 

capaz”,37 tamanha a sua falta de embasamento nas proposições. 

O último dos “petelecos” teve como alvo a insatisfação da frente 

parlamentar quanto à cotação de certos produtos brasileiros no mercado 

internacional, sobretudo o café. Para a FPN, os preços eram menores do que 

o seu real valor, o que caracterizaria uma espoliação. Gudin, na crítica mais 

ácida até então, não poupou o grupo ao exprimir suas críticas ao que chamou 

de “realejo comuno-nacionalista”, que teria sido baseado em um vocabulário 

“brizolista”.38 Segundo ele, os preços do café seriam “excelentes” e “espoliação 

só existe na cabeça atrofiada da Frente Nacionalista”. 

O bloco suprapartidário reagiu à coluna, oferecendo contra-

argumentos em uma carta escrita pelo deputado Saturnino Braga (PSB-RJ) e 

publicada pelo jornal. No texto, que rebatia ponto a ponto as críticas recebidas, 

o membro da FPN atacava o economista, ironizando-o em vários momentos 

– “querido e mal humorado articulista” –, afirmando ainda que ele defendia 

interesses norte-americanos.39 Outro trecho da carta foi crítico ao passado de 

Gudin, tanto na lembrança de sua função na empresa Great Western – 

exemplificadora de um suposto alinhamento seu aos Estados Unidos – como 

na recordação do período em que ele havia sido ministro do governo Café 

Filho (1954-1955), quando, segundo a FPN, “a economia não cresceu”. Até 

mesmo o substantivo escolhido por O Globo para atacar a frente parlamentar 

foi alvo de críticas, pois, segundo Braga, os “petelecos” não seriam nada perto 

dos “violentos socos, pontapés e rasteiras” que o grupo já teria sofrido.  

 
37 Idem, 15/07/1963, Vespertina, p.6. 
38 Idem, 17/07/1963, Matutina, p.2. 
39 Idem, 27/07/1963, Matutina, p.11. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  309 

Apesar de aparentar certa imparcialidade ao publicar a resposta da 

FPN, é preciso ter em mente que O Globo continuou a repercutir os 

“petelecos”, abrindo espaço para mais críticas ao bloco suprapartidário. 

Novamente os estudos feitos pela APEC foram usados para combater os 

argumentos da frente parlamentar, sobretudo no que diz respeito ao impacto 

do auxílio externo para o desenvolvimento nacional. Segundo a APEC, os 

nacionalistas tinham escolhido não incluir os financiamentos estrangeiros 

(empréstimos) no cálculo da porcentagem total, ficando apenas com os 

investimentos diretos, o que não seria correto.40  

O próprio Gudin voltaria a aparecer no jornal para uma tréplica às 

críticas proferidas pela FPN aos seus “petelecos”. Já não eram mais tópicos 

contra-argumentativos, mas sim ataques explícitos. O economista chegou a 

dizer que só havia duas opções cabíveis para interpretar a carta escrita por 

Saturnino Braga (PSB-RJ) em nome do grupo: “ignorância granítica” ou 

“completa má-fé”.41 Na matéria, Gudin ainda concluiu com outra provocação, 

ao escrever que “os três petelecos foram muito bem aplicados; merecia mais”.  

Alinhado a um pensamento liberal, O Globo nunca escondeu, em suas 

páginas, a visão econômica que possuía, seja oferecendo espaços para 

articulistas que compartilhassem de suas ideias, seja por meio de editoriais e 

outras reportagens que criticavam grupos que a elas se opusessem. Assim, 

como o jornal entendia que o projeto da FPN era nocivo para o Brasil, 

procurava desqualificá-lo. Não se tratava, em muitas das menções verificadas 

neste tópico, de simples divergências econômicas, mas de críticas 

contundentes que procuravam desacreditar as concepções da FPN como 

viáveis ao desenvolvimento do país. 

O “Clube dos Jacobinos”. O temor do anticomunismo moldou 

mentalidades durante boa parte do século XX no Brasil. A imprensa cumpriu 

um papel importante na divulgação de ideias que espalhavam esse medo, 

exagerando a presença e a importância da doutrina política no país. No caso 

da FPN, O Globo – que “sempre assumiu uma postura visceralmente 

anticomunista” (Ribeiro, 2000, p. 94) – não fez diferente, aproximando-a de tal 

ideologia como forma de caracterizar o grupo como radical.   

 
40 Idem, 31/07/1963, Matutina, Geral, p.13. 
41 Idem, 02/08/1963, Matutina, p.2. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  310 

Uma das maneiras utilizadas pelo periódico carioca para identificar a 

Frente Parlamentar Nacionalista como um ator perigoso para o Brasil se dava 

por meio de adjetivações deletérias e irônicas. A palavra “jacobino” foi a mais 

frequente, usada pelo jornal para mostrar o radicalismo da FPN. Havia 

também variações que faziam alusão a esse famoso grupo revolucionário 

francês, como no epíteto de “frenéticos Robespierres” designado aos 

membros do bloco suprapartidário.42  

Outra forma recorrente de abordar a FPN visava reduzir a importância 

do grupo no debate político, criticando os que lhe ouviam. Em editorial que 

mencionava a sempre propalada infiltração comunista no governo João 

Goulart, O Globo cobrou mudanças na postura do mandatário, conclamando-

o a deixar de escutar organizações como a FPN, que, segundo o jornal, no 

Congresso representava a “minoria da minoria”.43 Algum tempo depois, o 

periódico informou que o bloco se encontrava na “obscuridade”, por estar 

sendo dirigido por “minoria radical e extremista”, o que lhe retirava a 

legitimidade para discutir o problema das reformas estruturais.44 

Já o qualificativo de “comunista” era dirigido a FPN ainda com mais 

recorrência, muito embora tal designação não tenha sido restrita ao grupo, 

haja vista que muitos outros eram vistos da mesma forma, o que fazia parte 

da lógica da “indústria do anticomunismo” (Motta, 2020, p. 186). Como já visto 

neste artigo, era comum O Globo igualar organizações de ideologias 

parecidas como se fossem uma só – o que servia como forma de 

desqualificação. Portanto, para o jornal, não havia diferenças substantivas 

entre UNE, CGT e FPN, por exemplo, pois todos esses movimentos teriam 

“fundo comunista”.45  

Mesmo que grande parte dos componentes desses grupos não 

tivessem qualquer elo com o comunismo, a associação era feita 

constantemente por muitos órgãos da imprensa. Assim, não seriam 

comunistas apenas os filiados ao PCB, mas também os petebistas, os 

sindicalistas e outros (Rodeghero, 1998, p. 32). Segundo Rodrigo Patto Sá 

Motta, a identificação servia não só para interesses eleitoreiros, mas 

 
42 Idem, 26/10/1959, Vespertina, p.1. 
43 Idem, 18/09/1963, Matutina, p.1. 
44 Idem, 12/12/1963, Matutina, p.19. 
45 Idem, 14/05/1963, Matutina, p.6. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  311 

principalmente para “desacreditar todo e qualquer processo de mudança 

social” (Motta, 2020, p. 186). 

Na tentativa de dissociar a principal bandeira da FPN dos valores reais 

apregoados por seus membros, O Globo utilizou frequentemente aspas ao 

mencionar as palavras “nacionalistas” e “brasileiros”, quando remetidos à 

frente parlamentar.46 Para o jornal, a doutrina confessada pelo grupo não era 

verdadeira porque “tinha a marca de Moscou”47 e era xenófoba.48 Por isso, o 

recurso gráfico serviu para marcar um posicionamento do periódico: não 

considerar o bloco nacionalista nem legitimamente brasileiro. 

Acima de tudo, a Frente Parlamentar Nacionalista representaria um 

perigo para o Brasil. Um dos temores assinalados por O Globo era a 

arregimentação de estudantes para protestos “francamente comunistas”.49 

Segundo Carla Rodeghero (1998), no imaginário anticomunista os comícios e 

outros similares agiam sorrateiramente na propagação das ideias marxistas, 

passando uma imagem de pacíficos e democráticos para, na verdade, difundir 

o sistema soviético. Essa lógica foi usada também pela Revista Ação 

Democrática, braço direito da ADP – frente parlamentar que rivalizou com a 

FPN –, que apontava a “demagogia comunizante” do bloco nacionalista, que 

estaria interessado em defender “os interesses imediatos de Moscou”.50 Nos 

dizeres de Rodrigo Patto Sá Motta, “a União Soviética ocupou lugar central no 

imaginário anticomunista, desempenhando o papel de foco propagador da 

ameaça revolucionária” (Motta, 2002, p. 82). 

Como já dissemos, o periódico apresentou, por meio de fascículos, em 

meados de 1962, a obra Assalto ao Parlamento, do tchecoslovaco Jan Kozak. 

Baseado nos relatos do parlamentar, Glycon de Paiva, colunista d’O Globo 

atentava para o caso brasileiro, pois, segundo ele, os “comunistas” também 

estariam se preparando para tomar o poder, como ocorrera na 

Tchecoslováquia: primeiramente, juntando-se à cúpula do governo; depois, 

mobilizando as camadas sociais.51 Ao final da coluna, Paiva relembrou um 

discurso de Orlando Bonfim, militante do PCB, ao Novos Rumos, jornal ligado 

 
46 Cf. O Globo, 04/06/1960, Matutina, Geral, p.1.; 03/05/1961, Matutina, Geral, p.1.; 15/05/1963, 
Matutina, Geral, p.17. 
47 Idem, 25/07/1960, Vespertina, Geral, p.1. 
48 Idem, 23/05/1959, Matutina, Geral, p.1. 
49 Idem, 28/02/1961, Matutina, Geral, p.4. 
50 Revista Ação Democrática, Ano III, n.26, julho de 11961, p.10. Acervo da Biblioteca Nacional.  
51 O Globo..., op.cit., 18/06/1962, Matutina, p.7. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  312 

ao partido comunista, no qual ele exigia um “governo com homens da Frente 

Parlamentar Nacionalista”.52 Portanto, para O Globo, a associação da FPN com 

o comunismo estaria provada e poderia resultar em algo parecido com o que 

ocorreu no país europeu. 

Em 1963, quando os deputados do bloco suprapartidário participaram 

ativamente dos preparativos para o Congresso Continental de Solidariedade 

a Cuba, que seria realizado na Guanabara, o periódico carioca voltou a apontar 

a identificação do grupo com o comunismo; afinal, àquela altura, a ilha da 

América Central já havia se declarado socialista. O evento, que reuniria 

centenas de delegações internacionais em apoio ao governo de Fidel Castro, 

foi vetado pelo governador Carlos Lacerda. Em razão disso, a FPN passou a 

cobrar a participação do Executivo federal para solucionar o impasse.53 

Segundo O Globo, a FPN se oferecera até para patrocinar o Congresso, 

afirmando ainda que ela estaria disposta a realizá-lo “de qualquer jeito”.54 

Como o bloco nacionalista não conseguira a garantia do evento na 

Guanabara, O Globo apontou a derrota política do grupo, destacando que este 

não teve “nenhum apoio” do governo federal.55 

A insistência na aproximação da Frente Parlamentar Nacionalista com 

o comunismo, somado ao uso de adjetivações depreciativas genéricas 

dirigidas ao grupo, visavam ao apontamento de um grupo radical e, portanto, 

perigoso ao sistema político. Embora a FPN não fosse a única organização 

vista por O Globo com essas características perniciosas, a nocividade residia 

no fato de ela ter acesso aos governos, sobretudo o de João Goulart, o que, 

aliás, servia de pretexto também para criticá-lo. Dessa forma, mesmo 

destacando constantemente a irrelevância política do bloco, o jornal via nele 

um ente danoso ao país.  

 

Considerações finais  

 

Principal veículo de comunicação no Brasil durante toda a primeira 

metade do século XX, a imprensa passou por importantes mudanças gráficas 

 
52 Ibidem. 
53 Idem, 27/03/1963, Matutina, p.12.  
54 Idem, 28/03/1963, Matutina, p.6. 
55 Idem, 29/03/1963, Matutina, Geral, p.2. 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  313 

e editoriais na década de 1950. Embora a proposta de muitos periódicos 

passasse a ser a produção de textos mais objetivos e diretos, influenciados 

pelo que acontecia nos Estados Unidos, isso não impediu que os jornais 

mantivessem posições ideológicas próprias, o que ficou evidente no caso de 

O Globo, um dos órgãos mais relevantes daqueles tempos. 

O objetivo deste artigo consistiu em observar como o periódico do Rio 

de Janeiro, que chegou a ser líder de vendas do estado nos anos 1950, abordou 

a Frente Parlamentar Nacionalista, primeira experiência suprapartidária da 

História do Brasil. A hipótese defendida foi a de que a presença da FPN em O 

Globo se deu de forma marcadamente negativa, em razão de suas ideologias 

serem contrárias em muitos pontos. A tese se confirmou, desdobrando-se em 

dois aspectos: (1) o jornal carioca se comportou como um agente político 

alinhado ao pensamento das direitas do período, ratificando a posição 

majoritária da bibliografia; (2) a FPN tinha uma importância nada desprezível 

na política brasileira, não obstante a sua quase ausência nos estudos 

historiográficos. 

Depois de observadas as menções do grupo no jornal, agrupamo-las 

em quatro pontos principais: o comportamento do bloco nas eleições do 

período; as suas crises e outras dissidências; a visão econômica da FPN; e a sua 

suposta aproximação com o comunismo. De acordo com todos esses itens, 

podemos concluir que, para o jornal, a FPN era um grupo irrelevante, 

desautorizado para se imiscuir nas eleições, instável, com propostas 

econômicas ruins para o Brasil, e radical.  

Essas críticas se tornaram ainda maiores nos anos 1960, sobretudo na 

visão da FPN como economicamente inepta e politicamente extremista. Foi 

nessa década que os ataques ao grupo parlamentar se concentraram, o que 

tem relação com o momento polarizado e de grande tensão política entre 

esquerdas e direitas. As alusões mais ostensivamente negativas continham 

ainda outro componente: o governo João Goulart, a quem O Globo acusava 

de conivência com a FPN, caracterizando-o também como comunista.  

Para futuras investigações, seria interessante que os pesquisadores 

observassem como os demais órgãos da imprensa abordaram a Frente 

Parlamentar Nacionalista. A perspectiva comparada permite tanto aferir quais 

foram as principais representações da FPN na mídia como os alinhamentos 

políticos e ideológicos dos periódicos. Este artigo ofereceu subsídios que 



Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  314 

permitiram analisar a presença de um bloco suprapartidário importante sob 

as lentes de um jornal de grande prestígio. Esperamos que mais trabalhos 

possam dar continuidade à pesquisa, mobilizando outros órgãos de imprensa 

e também outras organizações políticas.  

 

Fontes 
 
Arquivo Gustavo Capanema. Fundo Privado. CPDOC-FGV. 
 
BRASIL. Diários do Congresso Nacional. Brasília, 1955-1964. 
 
Jornal Diário de Notícias. Acervo disponível na Hemeroteca Digital da 
Biblioteca Nacional.  Acesso em: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-
digital/ 
 
Jornal O Globo. Acervo digital do Jornal O Globo. Acesso em: 
https://acervo.oglobo.globo.com/ 
 
Revista Ação Democrática. Acervo disponível na Biblioteca Nacional.  
 
 
Bibliografia 
 
ABREU, A. A. Introdução. In: ABREU, A. A. et al (Org.). A imprensa em transição: 
o jornalismo brasileiro nos anos 50. Rio de Janeiro: FGV, 1996.  

ABREU, A. A. 1964: a imprensa ajudou a derrubar o governo Goulart. In: 
FERREIRA, M. M. (Coord.). João Goulart: entre a memória e a História. Rio de 
Janeiro: FGV, 2006. 

AFFONSO, A. 1964 na visão do ministro do trabalho de João Goulart. São 
Paulo: Fundap/Imesp, 2014. 

BARBOSA, A. J. Parlamento, política externa e o Golpe de 1964. In: MARTINS, 
E.C.R. (Org.). Relações internacionais: visões do Brasil e da América Latina. 
Brasília: Funagri/Ibri, 2003. 

BARROS, J. D. O jornal como fonte histórica. Petrópolis: Vozes, 2023.  

BIELSCHOWSKY, R. Pensamento econômico brasileiro – o ciclo ideológico 
do desenvolvimentismo. Rio de janeiro: Contraponto, 2007. [5ª Ed.] 

BRASIL, R. N.S. Um jornal que vale por um partido: O Semanário (1956-1964). 
Mestrado, PPGHIS-UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, 2010.  

CAPELATO, M. H. R. A imprensa como fonte e objeto de estudo para o 
historiador. In: VILLAÇA, M.; PRADO, M.L.C. (Orgs.). História das Américas: 
fontes e abordagens historiográficas. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2015. 

http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/
http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/
https://acervo.oglobo.globo.com/
http://lattes.cnpq.br/3099609592987130


Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  315 

CARVALHO, A. C. A Rede Democrática: O Globo, O Jornal e o Jornal do Brasil 
na queda do Governo Goulart. Niterói: NitPress, 2010. 

COSTA, E. Meia Culpa – O Globo e a ditadura militar. Florianópolis: Insular, 2015. 

DELGADO, L. A. N. Frente Parlamentar Nacionalista: utopia e cidadania. 
Revista Brasileira de História. São Paulo/ANPUH, v.14, n.27, 1994, p.61-71. 

DELGADO, L. A. N. Nacionalismo como projeto de nação: A Frente Parlamentar 
Nacionalista. In: FERREIRA, J.; REIS, D.A. (Orgs.). As Esquerdas no Brasil. 
Nacionalismo e Reformismo Radical (1945-1964). Vol. 2. 1ed. Rio de Janeiro: 
Civilização brasileira, 2007.  

DELGADO, L. A. N. Partidos políticos e frentes parlamentares: projetos, desafios 
e conflitos na democracia. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L.A.N. (Orgs.). O Brasil 
republicano. O tempo da experiência democrática. Da democratização de 
1945 ao golpe civil-militar de 1964. Vol.4, 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização 
Brasileira, 2010. 

FERREIRA, J. Crises da República: 1954, 1955 e 1961. In: F.J.; DELGADO, L.A.N. 
(Orgs.). O Brasil republicano. O tempo da experiência democrática. Da 
democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Vol.4, 3.ed. Rio de 
Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. 

FERREIRA, J. O Partido Comunista Brasileiro e o governo João Goulart. Revista 
Brasileira de História (Online), v. 33, 2013, p. 113-134. 

JUREMA, A. Sexta-feira 13. Os últimos dias do Governo Goulart. Rio de Janeiro: 
O Cruzeiro, 1964. 

KOZAK, J. Assalto ao Parlamento. São Paulo: IBAD, 1962. 

LUCA, T. R. A grande imprensa na primeira metade do século XX. In: LUCA, T.R.; 
MARTINS, A.L. (Orgs.). História da Imprensa no Brasil. 1ed.São Paulo: Contexto, 
2008a. 

LUCA, T. R. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, C.B. (Org.). 
Fontes Históricas. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2008b. 

MAGALHÃES, S. Prática da emancipação nacional. Rio de Janeiro: Tempo 
Brasileiro, 1964.   

MONTALVÃO, S.; LEAL, C. E. Verbete O Globo In: ABREU, A. A. et al (Orgs.). 
Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Editora da 
Fundação Getúlio Vargas, 2001. 

MOREIRA, N. O pilão da madrugada – Um depoimento a José Louzeiro. Rio 
de Janeiro: Terceiro Mundo, 1990. 

MOTTA, R. P. S. Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no 
Brasil (1917-1964). 2. ed. Niterói: Eduff, 2020. 

http://lattes.cnpq.br/4838146606344520
http://lattes.cnpq.br/4838146606344520
http://lattes.cnpq.br/4332049365505182
http://lattes.cnpq.br/4332049365505182
http://lattes.cnpq.br/7364856927146505
http://lattes.cnpq.br/5564617043735745


Projeto História, São Paulo, v. 79, pp. 286-316, Jan.-Abr., 2024  316 

RIBEIRO, A.P.G. Imprensa e história no Rio de Janeiro dos anos 50. 
Doutorado, PPGCOM-UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, 2000. 

RIBEIRO, G. L. Radicalização e crise: o protagonismo das frentes 
parlamentares no governo João Goulart (1961-1964). 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. 

RIBEIRO, G. L. O nacionalismo é o que nos une: a FPN e o marechal Lott nas 
eleições de 1960. In: Associação Nacional de História, Recife. 30° Simpósio 
Nacional de História, 2019. 

RIBEIRO, G. L. Frente Parlamentar Nacionalista: trajetória e ação política. 
Doutorado, PPGHIS-UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, 2021. 

RODEGHERO, C. S. O diabo é vermelho: imaginário anticomunista e Igreja 
Católica no Rio Grande do Sul (1945-1964). Passo Fundo: Ediupf, 1998. 

SOARES, G.A.D. Sociedade e Política no Brasil. São Paulo: Difusão Europeia 
do Livro, 1973.  

ZICMAN, R. B. História através da imprensa: algumas considerações e 
metodológicas. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em 
História/PUCSP. São Paulo: PUCSP, n. 4, 1985. 

 

http://lattes.cnpq.br/9379089339600846

