ARTICULAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EDUCAÇÃO AOS PAÍSES LATINOS: EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL-ANOS CINQÜENTA
Abstract
Discutimos a criação da Campanha Nacional de Educação Rural em 1952, resultante da combinação de fatores internos e externos ao Brasil, que viabilizaram a implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento econômico do meio rural, tendo por base a educação. Nesses anos, firmaram-se acordos entre os EUA e países latinos a fim de assegurar desenvolvimento econômico profícuo aos países mais pobres e mantê-los sob hegemonia política, econômica e ideológica. Analisamos como a Campanha se desenvolveu alinhada àqueles suportes filosóficos e ideológicos, via educação formal e informal nas escolas e no cotidiano rural, e como o conjunto dessas ações contribuiu para a construção de um homem disciplinado, com novas atitudes, asséptico da sujeira, das doenças e também do patrimônio cultural, para atender aos requisitos da modernização.Downloads
Published
2009-12-08
How to Cite
Barreiro, I. M. de F. (2009). ARTICULAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EDUCAÇÃO AOS PAÍSES LATINOS: EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL-ANOS CINQÜENTA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 32(1). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2420
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2009 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.