BRASIL: GOLPE DE ESTADO DE 1964. QUE ESTADO, PAÍS, SOCIEDADE SÃO ESSES?

Autores

  • Maria Aparecida de Aquino

Palavras-chave:

Regime militar brasileiro, Justiça Militar, segurança nacional, jornalistas, golpe de Estado.

Resumo

Este artigo dedica-se a estudar a especificidade do regime militar brasileiro (1964-85), que resulta no entendimento de uma certa ambigüidade interna. Estabelece comparações com outros regimes militares também ocorridos no continente americano em época aproximada e igualmente motivados por golpes de Estado que derrubaram o poder legalmente constituído. Mostramos a pesquisa realizada no âmbito dos processos políticos julgados na Justiça Militar (1964-79) e que envolveram tentativas de responsabilizar penalmente jornalistas por atentados à chamada segurança nacional. Trabalhamos com o acervo preservado pelo projeto Brasil: Nunca Mais, analisando uma amostra representativa deste conjunto e, a partir daí, extraindo conclusões que vêm corroborar a leitura dialética e não-linear que deve ser feita desse período da História brasileira.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Aquino

Maria Aparecida de Aquino, professora de história contemporânea do Departamento de História da USP, é autora de Censura, imprensa, Estado autoritário (1968-78). São Paulo, Edusc, 1999. Especialista em estudos sobre o regime militar brasileiro (1964-85).

Downloads

Como Citar

Aquino, M. A. de. (2012). BRASIL: GOLPE DE ESTADO DE 1964. QUE ESTADO, PAÍS, SOCIEDADE SÃO ESSES?. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 29(01). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/9947