A juventude urbana brasileira nas páginas da Chiclete com Banana (1985-1990)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2767.2017v58p76-112Palabras clave:
História do Brasil, História contemporânea, Indústria CulturalResumen
O presente artigo pretende pesquisar, por meio dos quadrinhos da revista Chiclete com Banana, criada pelo artista Angeli e pelo editor Toninho Mendes, a cultura dos jovens urbanos no Brasil e suas implicações para a visão de mundo e concepções políticas destes no período de vigência da revista, entre 1985 e 1990. Para tanto, pretendemos pesquisar a influência da Chiclete com Banana no meio editorial e cultural brasileiro no período pós-governo militar, além de procurarmos interpretar as formas e maneiras que as metrópoles brasileiras são apresentadas na revista, a mudança cultural da juventude na recém instalada Nova República e as formas como as questões urbanas influenciam os quadrinhos e o comportamento juvenil do período. Como recorte teórico-metodológico procuraremos estudar as histórias em quadrinhos, suas origens e suas características, para então podermos nos ater mais especificamente no movimento underground norte-americano e no udigrudi brasileiro, de onde nossa fonte primária, a revista Chiclete com Banana, é a maior representante. Estudaremos também a influência do binômio produção/consumo e das forças contraculturais que agiam no período, além de pesquisarmos a influência da cidade e da conjuntura política social e econômica do período, para podermos contribuir com o entendimento acerca da cultura urbana jovem no Brasil.
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