PATRIMÔNIO CULTURAL, LEITURA E FORMAÇÃO: a atuação docente
Palabras clave:
Patrimônio cultural, leitura, formação do leitorResumen
O estudo procura demonstrar até que ponto o professor é capaz de tornar a leitura um princípio formativo, consolidando a noção de patrimônio cultural. Para tal intento, exprime resultados de uma pesquisa ancorada na metodologia da observação participante e realizada em contexto escolar de 2002 a 2009. Materializado em práticas leitoras, o texto aponta a escola como espaço essencial na formação de leitores, bem como assume o protagonismo do professor enquanto mediador do processo. Como conclusão, demonstra o potencial da leitura enquanto princípio formativo utilizado para consolidação do patrimônio cultural de um povo, que se expressa, em grande medida, através de sua produção literária. Nesta direção, a leitura pode estabelecer laços com a memória, tomando para si valores que constituem e transcendem gerações.Descargas
Cómo citar
Esquinsani, R. S. S., & Esquinsani, V. A. (2011). PATRIMÔNIO CULTURAL, LEITURA E FORMAÇÃO: a atuação docente. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 40. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6130
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2011 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.