Origens históricas da pauta educacional do Movimento Negro Unificado (MNU)

Uma análise do suplemento “Afro-Latino-América” do jornal Versus

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v78p68-96

Palabras clave:

Afro-Latino-América, Imprensa Negra, Educação anti-racista, Movimento Negro

Resumen

O objetivo do artigo é apresentar ideias que circularam em importante periódico nos anos de 1970, em meio à ditadura militar, e que colaboraram para a formulação e sustentação da tese educacional defendida pelo Movimento Negro Unificado nos anos subsequentes. As fontes analisadas constituem parte da denominada Imprensa Negra, trata-se do suplemento “Afro-Latino-América” do Jornal Versus, veiculado em 20 números do periódico, entre 1977 e 1979. O ideário destacado das páginas de “Afro-Latino-América” conforma alicerces substantivos para o enfrentamento do eurocentrismo da sociedade brasileira e do brancocentrismo do sistema escolar.

Biografía del autor/a

Fabiana de Cássia Rodrigues, Faculdade de Educação - Universidade de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do Grupo Histedbr e do GEPECS, na FE - Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento social e educacional, movimentos sociais, história e historiografia da educação, história de periódicos educacionais, a luta das mulheres e do Movimento Negro Unificado na defesa da educação pública. Autora do livro "MST: formação política e reforma agrária nos anos de 1980."

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Publicado

2023-12-10

Cómo citar

Rodrigues, F. de C. (2023). Origens históricas da pauta educacional do Movimento Negro Unificado (MNU): Uma análise do suplemento “Afro-Latino-América” do jornal Versus. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 78, 68–96. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v78p68-96