AUTONOMIA E EXPERIÊNCIAS SOCIAIS: OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG (2016)
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-2767.2018v63p175-204Mots-clés :
Ocupações de escolas, autonomia, experiências sociais, narrativas orais.Résumé
Abordo, neste artigo, aspectos das recentes “Ocupações de Escolas” ocorridas no ano de 2016, na cidade de Uberlândia, MG. Trato do processo de ocupação, por meio de entrevistas orais realizadas durante tais eventos. Além disso, apresento aspectos de desmobilização, de cima para baixo, por meio de desqualificação dos sujeitos envolvidos. Teoricamente, dialogo com o termo experiência, de E. P. Thompson, e com perspectivas de autonomia e de autoridade por meio de análises feitas por Cornelius Castoriadis e Cohn-Bendit. De modo geral, espero demostrar que as ocupações deixaram legados para os que se preocupam com as transformações das escolas e com mudanças sociais mais profundas. Mesmo que no momento isso seja ainda apresentável apenas como “estrutura de sentimento”.Téléchargements
Publiée
2018-12-17
Comment citer
MORAIS, S. P. (2018). AUTONOMIA E EXPERIÊNCIAS SOCIAIS: OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG (2016). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 63. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2018v63p175-204
Numéro
Rubrique
Artigos Dossiê
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.