OS CADERNOS DO PEDRINHO: lições, palmatória, memorizações
Mots-clés :
práticas educativas, castigos e emulações, métodos de ensino, mestres do sertão mineiro, memórias de escola.Résumé
O tema proposto nesse artigo é a memória reconstruída sobre o processo de escolarização, da forma como ele ocorreu na região noroeste do Estado de Minas Gerais . Tem como foco as práticas educativas de dois dos antigos mestres sertanejos, que atuaram na região, nos anos de 1937- 44. “Os cadernos do Pedrinho”, a palmatória, e o recurso à prática da memorização das lições, constituíam-se nos seus artefatos e tácticas das formas do ensinar naquele contexto e dos mestres do estudo.Téléchargements
Comment citer
Almeida, M. Z. C. M. de. (2011). OS CADERNOS DO PEDRINHO: lições, palmatória, memorizações. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 39. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/5843
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 2011
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.