Fichamentos de aula como fontes para história intelectual

O professor Eurípedes Simões de Paula (1938 a 1946)

Auteurs

  • Aryana Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v78p259-284

Mots-clés :

Eurípedes Simões de Paula, ensino de História, história da historiografia

Résumé

Neste artigo, trabalho com fichas de aula produzidas por Eurípedes Simões de Paula, professor da cadeira de História Antiga e Medieval da USP entre 1939 e 1977, e arquivadas no CAPH. Minha hipótese é de que esses documentos têm potencial para a história intelectual de professores universitários uma vez que nos permitem refinar como entendemos as diferentes facetas de atuação acadêmica. Analiso a organização dos conteúdos e sua correlação com as referências bibliográficas utilizadas e anotadas pelo próprio professor. O referencial metodológico está dentro do campo da história da historiografia, da história da educação e do ensino de história.

Palavras-chave: Eurípedes Simões de Paula – ensino de história – história da historiografia

Références

Fontes consultadas

Acervo Eurípedes Simões de Paula. CAPH / FFLCH / USP. Documentação professional/Atividades do titular/Como professor. Caixas 11 e 12.

GLOTZ, G. Histoire Grecque III: La Grèce au IVe siècle: la lutte pur l’hégémonie (404-336). Presses Universitaires de France, 1986.

JOUGUET, P. L’Impérialisme Macédonien et l’Hellénisation de l’Orient. (L’Évolution de l’Humanité, v. 15) Editions Albin Michel, 1961.

ROUSSEL, P. La Grèce et l’Orient: des guerres médiques a la conquête Romaine. (Peuples et Civilisations, v. II). Librairie Félix Alcan, 1938.

PAULA, E. S. de. A história e o seu ensino na faculdade. In.: Revista de História, n. 160, p. 75-84, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19102. Acesso em: 22/06/2023.

PAULA, E. S. de. Relatório da Cadeira de História Antiga e Medieval. In.: Anais do I Simpósio de Professores Universitários de História. Marília, SP. 1962. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/documentos/anais/category-items/1-anais-simposios-anpuh/2-snh01. Acesso em 22/06/2023.

Referências bibliográficas

ALVES, F. Folheando páginas, descobrindo histórias: a Revista de História e a difusão da historiografia dos Annales no Brasil (1950-1960). Dissertação de Mestrado, PPGH/CCHLA/UFPB, Brasil, 2010.

ANHEZINI, K. Afonso Taunay, a propósito do curso de História da Civilização Brasileira. In.: NICOLAZZI, F. (org.) História e historiadores no Brasil: do fim do império ao alvorecer da República: 1870-1940. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015, p. 395-417.

BRAUDEL, F. Personal testimony. In.: The Journal of Modern History, Dec., 1972, Vol. 44, No. 4 (Dec., 1972), pp. 448-467.

CLARA, L. M. O. O discurso dos métodos na profissionalização da História no Brasil (1950-1960). 2022. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2022.

COSTA, A. Clio no espelho: um estado da arte sobre a história dos cursos superiores de História no Brasil. In.: História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 14, n. 37, p. 251–281, 2022. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1736. Acesso em: 10 out. 2023.

COSTA, A. De um curso d’água a outro: memória e disciplinarização do saber histórico na formação dos primeiros professores no curso de História da USP. 2018. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2018.

ERBERELI JUNIOR, O. A trajetória intelectual de Alice Piffer Canabrava: um ofício como sacerdócio (1935-1997). 2019. Tese (Doutorado em História Econômica). Programa de Pós-Graduação em História Econômica, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2019.

EVANGELISTA, O. A Formação Universitária do Professor. O Instituto de Educação da Universidade de São Paulo (1934-1938). Florianópolis: NUP/CED/UFSC/Editora Cidade Futura, 2002.

FERREIRA, M. M. A História como Ofício: a constituição de um campo disciplinar. RJ: FGV, 2013.

GLÉZER, R. Eurípedes Simões de Paula: uma biografia. In: MELLO e SOUZA, A. et al. (org.). In Memoriam de Eurípedes Simões de Paula: artigos, depoimentos de colegas, alunos, funcionários e ex-companheiros de FEB; vida e obra. São Paulo, 1983. p. 661-706.

GOMES, Â. Escrita de si, escrita da História: a título de prólogo. In.: GOMES, Â. (org.) Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004, p. 7-26.

LIBLIK, C. Uma História Toda Sua: trajetórias de historiadoras brasileiras (1934-1990). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em História/UFPR, Brasil. 2017.

MACHADO, D. Por uma “Ciência Histórica”: o percurso intelectual de Cecília Westphalen, 1950-1998. 2016. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História/UNESP, Assis, Brasil, 2016.

MELLO e SOUZA, A. et al. (org.). In Memoriam de Eurípedes Simões de Paula: artigos, depoimentos de colegas, alunos, funcionários e ex-companheiros de FEB; vida e obra. São Paulo, 1983.

MIGNOT, A. C. V. Documentos efêmeros: histórias de aprendizagem e exercício da escrita de si. In: PASSEGGI, M. da C.; SILVA, V. B. (Orgs.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. 1ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010a, v. 2, p. 83-100.

MIGNOT, A. C. V. Janelas indiscretas: os cadernos escolares na historiografia da educação. In: VIDAL, D.; SCHWARTZ, C. (Org.). História das culturas escolares no Brasil. 1ed.Vitória: EDUSF, 2010b, v. 1, p. 423-446.

MIRRA, E. C. O prof. dr. Eurípedes Simões de Paula, o Centro de Apoio à Pesquisa em História - CAPH e a memória da FFCL-FFLCH/USP: trajetória e possibilidades. In.: Revista de História, n. 160, p. 51-69, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19100. Acesso em: 19/06/2023.

NOGUEIRA, A. R. In memoriam de Eurípedes Simões de Paula: artigos, depoimentos de colegas, alunos, funcionários e ex-companheiros de FEB: vida e obra. In.: Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (26), 1986, 143-144.

RODRIGUES, L. A Produção Social do Marxismo Universitário em São Paulo: Mestres, Discípulos e um Seminário. (1958-1978). Tese de Doutorado, PPGHIS/USP, Brasil, 2012.

ROIZ, D. Os caminhos (da escrita) da história e os descaminhos de seu ensino. Curitiba/PR: Appris, 2012.

SANTANA, C. Os Territórios da Teoria: as Disciplinas de Introdução e Teoria da História nas Graduações do Rio De Janeiro. (2021). Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil, 2021.

SANTOS, A. A Universidade, a História e o Historiador: o itinerário intelectual de Francisco Iglésias. 2013. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História/UFMG, Belo Horizonte, Brasil, 2013.

SANTOS, W. G. dos. A invenção da historiografia brasileira profissional. Vitória-ES: Milfontes, 2021.

SILVA, B. Associações de historiadores no Brasil: a SBPH entre lugares, normas e grupos (1961-2005). 2019. 293 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, Brasil, 2019.

SILVA, M. Saberes da disciplina, saberes da profissionalização: uma leitura sobre a institucionalização da História por meio de Introdução ao Estudo da História na Faculdade de Filosofia de Natal (1963-1968). (2023) Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História / Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, 2023.

SILVA, P. A Construção do Perfil Biográfico de Eurípedes Simões de Paula na Historiografia Brasileira: entre a fabricação de uma identidade historiadora e a elaboração dos lugares da memória. In.: Anais do XXV Encontro Estadual de História da ANPUH/SP, 2020. Disponível em: https://www.encontro2020.sp.anpuh.org/resources/anais/14/anpuh-sp-erh2020/1600630646_ARQUIVO_dbd565fe1f0e6a1c64a209709f243eb9.pdf. Acesso em: 20/06/2023.

SILVA, P. Um soldado do ofício: análise da trajetória intelectual de Eurípedes Simões de Paula nos anos 1940-1960. 2019. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, Brasil, 2019.

SILVA, P. T. S. G. da. A Associação Nacional dos Professores Universitários de História: Espaço de identificação profissional e legitimação do saber histórico (1961-1977). Tese de doutorado. Brasília: UnB, Brasil, 2014.

SIRINELLI, J-F. Os Intelectuais. In: REMOND, R. Por uma História Política. Rio de Janeira, Editora FGV, 2003, p. 231-269.

THEODORO, J. Eurípedes Simões de Paula (1910 -1977). Revista de História, n. 160, p. 17-50, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19099/21162. Acesso em: 19/06/2023.

Téléchargements

Publiée

2023-12-10

Comment citer

Costa, A. (2023). Fichamentos de aula como fontes para história intelectual : O professor Eurípedes Simões de Paula (1938 a 1946). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 78, 259–284. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v78p259-284