GRAMOFONES E GADGETS PARA OS LARES DO BRASIL: CONSUMO, CULTURA E TECNICISMO NA REVISTA O ECHO (1902-1918)
Mots-clés :
Imprensa, Consumo, Tecnicismo, Música, Literatura, Vida domésticaRésumé
O artigo enfoca o discurso e as estratégias da revista O Echo na busca por criar um mercado de consumo no Brasil para as novidades industriais importadas – principalmente para as máquinas de reprodução sonora – no início do século XX. Misto de publicação de variedades e catálogo de produtos, a revista incentivou novos hábitos, relacionados à posse de objetos que prometiam levar, para os ambientes domésticos, atividades tipicamente “públicas”, e forjou imagens sobre o espaço privado-familiar no Brasil a partir do consumo de aparatos técnicos.Téléchargements
Publiée
2012-04-10
Comment citer
Palma, D. (2012). GRAMOFONES E GADGETS PARA OS LARES DO BRASIL: CONSUMO, CULTURA E TECNICISMO NA REVISTA O ECHO (1902-1918). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 43. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/7738
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 2012
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.