AUTONOMIA E EXPERIÊNCIAS SOCIAIS: OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG (2016)
Palavras-chave:
Ocupações de escolas, autonomia, experiências sociais, narrativas orais.Resumo
Abordo, neste artigo, aspectos das recentes “Ocupações de Escolas” ocorridas no ano de 2016, na cidade de Uberlândia, MG. Trato do processo de ocupação, por meio de entrevistas orais realizadas durante tais eventos. Além disso, apresento aspectos de desmobilização, de cima para baixo, por meio de desqualificação dos sujeitos envolvidos. Teoricamente, dialogo com o termo experiência, de E. P. Thompson, e com perspectivas de autonomia e de autoridade por meio de análises feitas por Cornelius Castoriadis e Cohn-Bendit. De modo geral, espero demostrar que as ocupações deixaram legados para os que se preocupam com as transformações das escolas e com mudanças sociais mais profundas. Mesmo que no momento isso seja ainda apresentável apenas como “estrutura de sentimento”.Downloads
Publicado
2019-01-14
Como Citar
MORAIS, S. P. (2019). AUTONOMIA E EXPERIÊNCIAS SOCIAIS: OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG (2016). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 63. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/40646
Edição
Seção
Artigos Dossiê
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.