OFICINA DE HISTÓRIA: Ensino, Memória e Patrimônio Histórico
Palavras-chave:
ensino, memória, patrimônio histórico, cultura materialResumo
Este artigo registra o caminho de reflexões sobre as temáticas de Ensino, História e Patrimônio Histórico, desenvolvidas na forma de minicurso na ANPUH (2009), e como oficina, no curso de lato-sensu em História, da PUC/SP (2010). Através da leitura e análise de textos e documentos diversos reflete sobre a necessidade de pensarmos no plural, Histórias, Memórias e Patrimônios, dispensando atenção especial à disputa por diferentes visões, enfatizando que a versão oficial tenta eliminar a emergência de outras Histórias. Problematiza questões da prática da docência, da pesquisa e do ensino de história que embasam diferentes concepções de ensino, memória e patrimônio, das quais resultam projetos diversos de sociedade, buscando compreender o processo ativo de produção da memória e do esquecimento históricos.Downloads
Como Citar
Brites, O., & Pereira, M. B. (2011). OFICINA DE HISTÓRIA: Ensino, Memória e Patrimônio Histórico. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6135
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.