Origens históricas da pauta educacional do Movimento Negro Unificado (MNU)

Uma análise do suplemento “Afro-Latino-América” do jornal Versus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v78p68-96

Palavras-chave:

Afro-Latino-América, Imprensa Negra, Educação anti-racista, Movimento Negro

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar ideias que circularam em importante periódico nos anos de 1970, em meio à ditadura militar, e que colaboraram para a formulação e sustentação da tese educacional defendida pelo Movimento Negro Unificado nos anos subsequentes. As fontes analisadas constituem parte da denominada Imprensa Negra, trata-se do suplemento “Afro-Latino-América” do Jornal Versus, veiculado em 20 números do periódico, entre 1977 e 1979. O ideário destacado das páginas de “Afro-Latino-América” conforma alicerces substantivos para o enfrentamento do eurocentrismo da sociedade brasileira e do brancocentrismo do sistema escolar.

Biografia do Autor

Fabiana de Cássia Rodrigues, Faculdade de Educação - Universidade de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do Grupo Histedbr e do GEPECS, na FE - Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento social e educacional, movimentos sociais, história e historiografia da educação, história de periódicos educacionais, a luta das mulheres e do Movimento Negro Unificado na defesa da educação pública. Autora do livro "MST: formação política e reforma agrária nos anos de 1980."

Referências

AFRO-LATINO-AMÉRICA. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014. 105 p. (fac-símile). Disponível em https://fpabramo.org.br/publicacoes/estante/afro-latino-america-versus/ Acesso: 30/01/2023.

ALBERTI, V.; PEREIRA, A. Histórias do movimento negro no Brasil. Depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC – FGV, 2007.

AZEVEDO, L.; RODRIGUES, M. da P. Diário da libertação. (A Guiné-Bissau da Nova África). São Paulo: Versus, 1977.

BARRETO, E. S. et. al. Ensino de 1º e 2º graus: intenção e realidade. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, n. 30, 1979.

BENEDITO, B. S.; CARNEIRO, S.; PORTELLA, T. (orgs.). Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. São Paulo: Instituto Alana, 2023.

BRAGA, L. S. A luta em defesa da educação pública no Brasil (1980 – 1996): obstáculos, dilemas e lições à luz da história. Marília: Lutas Anticapital, 2020.

CARNEIRO, S. Entrevista. ALBERTI, V.; PEREIRA, A. Histórias do movimento negro no Brasil. Depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC – FGV, 2007.

COSTA, E. V., O mito da democracia racial no Brasil. In: COSTA, E. V., Da monarquia à república. Momentos decisivos. São Paulo: Editora da Unesp, 1999.

CUNHA, L. A. Educação, Estado e Democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 1991.

FAUSTINO, D. Frantz Fanon e as encruzilhadas. São Paulo: Ubu, 2022.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau. Registros de uma experiência em processo. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Globo, 2008. v. 1 e v. 2.

______. Prefácio. In: AZEVEDO, L., RODRIGUES, M. da P. Diário da libertação. (A Guiné-Bissau da Nova África). São Paulo: Versus, 1977.

GAGNEBIN, J. M. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

GILROY, P. O Atlântico Negro, modernidade e dupla consciência. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

GONZALEZ, L. Cultura, etnicidade e trabalho: efeitos linguísticos e políticos da exploração da mulher [1979]. In: RIOS, F.; LIMA, M. (org.). Por um feminismo afro-latino-americano. São Paulo, Zahar, 2020.

______. O movimento negro na última década. In: GONZALEZ, L.; HASENBALG, C. Lugar de Negro. São Paulo: Zahar, 2022.

GONÇALVES, L. A. O. O silêncio: um ritual pedagógico a favor da discriminação racial (um estudo acerca da discriminação racial como fator de seletividade na escola pública de primeiro grau 1ª a 4ª série). Mestrado, UFMG, Belo Horizonte, Brasil, 1987.

GUIMARÃES, A. S. A. A recepção de Fanon no Brasil e a identidade negra. Novos Estudos, n. 81, jul. 2008.

HANCHARD, M. G. Orfeu e o poder. O movimento negro no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1988). Rio de Janeiro: Editora da Uerj, 2001.

HASENBALG, C. O movimento negro. Anais do Seminário O Retorno do Ator. São Paulo: FE/USP, 1992.

KÖSSLING, K. S. As lutas anti-racistas de afro-descendentes sob vigilância no DEOPS/SP (1964-1983). Mestrado, Programa de História Social-USP, São Paulo, Brasil, 2007.

KUCINSKI, B. Jornalistas e revolucionários nos tempos da imprensa alternativa. São Paulo: Edusp, 2018.

LOBATO, M. Presidente negro. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2008.

MBEMBE, A. Crítica à razão negra. Lisboa: Antígona, 2017.

MOURA, C. Organizações negras. In: SINGER, P.; BRANT, V. C. São Paulo: o povo em movimento. Petrópolis, Vozes, 1980.

MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO, Programa de Ação, 1978.

NERIS, N. A voz e a palavra do movimento negro na Constituinte de 1988. São Paulo: Casa do Direito. 2018.

OCUPAÇÃO CULTURAL JEHOLU. Ẹnití Lànà - Aquele que abre o caminho - Episódio 4 - LANCEIRO NEGRO. Direção: Felipe Brito. Produção: 2023. YouTube, 11 fev. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hR4tyUxtEkM&t=1569s. Acesso: 26/06/2023.

PEREIRA, A. A. O mundo negro: a constituição do movimento negro contemporâneo. Doutorado, Programa de Pós-graduação em História-UFF, Niterói, Brasil, 2010.

PEREIRA, A. A.; MAIA, J. L.; LIMA, T. C. S. de. Os rolês do movimento negro brasileiro na atualidade, nas “pegadas” da educação. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 75, p. 162-183, abr. 2020.

PEREIRA, N. M. O Afro-Latino-América que vive em mim. In: BRAUNS, E.; SANTOS, G., OLIVEIRA, J. A. (orgs.). Movimento Negro Unificado: a resistência nas ruas. São Paulo: Edições Sesc/Fundação Perseu Abramo, 2020a.

______. Pela mulher negra. In: BRAUNS, Ennio; SANTOS, Gevanilda, OLIVEIRA, José Adão (orgs.). Movimento Negro Unificado: a resistência nas ruas. São Paulo: Edições Sesc/Fundação Perseu Abramo, 2020b.

PINTO, R. P. Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade. Cad. Pesq., São Paulo, n. 86, p. 25-38, ago. 1993. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/936/941 Acesso em: 2203/2022.

RATTS, A. (org.). Uma história feita por mãos negras: Relações raciais, quilombos e movimentos – Beatriz Nascimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

RIOS, F. M. Elite política no Brasil: relação entre movimento social, partidos políticos e Estado. Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia-USP, São Paulo, Brasil. 2014.

______. A trajetória de Thereza Santos: comunismo, raça e gênero durante o regime militar. Plural, v. 21.1, 2014a, p. 73-96.

ROSEMBERG, F. Relações raciais e rendimento escolar. Cadernos de Pesquisa. n. 63, 1987.

SANTOS, J. R. dos. O movimento negro e a crise brasileira. Política e Administração, v. 2, jul.-set. 1985.

SANTOS, T. Malunga Thereza Santos. A história de vida de uma guerreira. São Carlos: Edufscar. 2008.

SPOSITO, M. P. A ilusão fecunda. A luta por educação nos movimentos populares. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1993.

SOUZA, F. da S. Afro-descendência em Cadernos Negros e Jornal do MNU. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

Rodrigues, F. de C. (2023). Origens históricas da pauta educacional do Movimento Negro Unificado (MNU): Uma análise do suplemento “Afro-Latino-América” do jornal Versus. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 78, 68–96. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v78p68-96