From academic mappings to the live stories and memories of history teachers in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v83p101-124

Keywords:

Education, Life histories, Memories, Teaching history

Abstract

The article presents a reflection that articulates a mapping of productions that situate and analyze the formation and development of the field of History teaching in Brazil, from the 1980s onwards, and a project developed by the Brazilian Association for History Teaching (ABEH), in partnership with the Museu da Pessoa and the Univille Oral History Laboratory, which began in 2020. Based on this proposal, it identifies the potential of the interface between History and Education, highlighting the potential of research on life stories and memories for understanding these processes.

Author Biography

Cristiano Nicolini, Universidade Federal de Goiás

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), na Linha de Pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho, com período de Doutorado Sanduíche na Universidade do Porto, Portugal (2018-2019). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013), Especialização em História do Brasil - Novas Perspectivas em Ensino e Pesquisa, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Professor de Estágio Supervisionado e Didática da História na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH UFG) e do PROFHistória UFG.. Tem experiência nas áreas de História e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas, identidade regional, História Regional, Educação Histórica, História e Memória.

References

BOSI, E. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. 2 ed. São Paulo: Ateliê, 2003.

CIAMPI, H. Produção acadêmica e ensino de história. In: HEINZ, F. M.; HARRES, M. M. (Orgs.). A História e seus territórios. Conferências do XXIV Simpósio Nacional de História da ANPUH. São Leopoldo: Oikos, 2007, p. 187-203.

COELHO, M.; BICHARA, T. Ensino de História: uma incursão pelo campo. In: Cartografias da pesquisa em ensino de história. RALEJO, A.; MONTEIRO, A. M. (orgs.). 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019, p. 63-83.

FRIGOTTO, G. O ataque à educação pública e à democracia pelas contrarreformas e o fundamentalismo. Aula magna proferida no curso de Pedagogia - Niterói, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, em agosto de 2019. RevistAleph, n. 33, p. 13-32, 20 dez. 2019.

GONÇALVES, N. G.; PACIEVITCH, C. Contribuições para a constituição do campo Ensino de História no Brasil: perspectivas, pesquisadores e ABEH. In: ZARBATO, J. A. M.; RODRIGUES JUNIOR, O. (orgs.). Guerras de narrativas em tempos de crise: ensino de história, identidades e agenda democrática. Cáceres: Unemat Editora, 2021, p. 47-64.

GOODSON, I. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2019.

MIRANDA, S. R. A Pesquisa em Ensino de História no Brasil: potência e vicissitudes de uma comunidade disciplinar. In: Cartografias da pesquisa em ensino de história. RALEJO, Adriana; MONTEIRO, Ana Maria (orgs.). 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019, p. 85-112.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.

PORTELLI, A. A Filosofia e os Fatos: narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n°. 2, 1996, p. 59-72.

SARLO, B. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia das Letras, 2007. p. 23-89

Entrevistas

BITTENCOURT, C. M. F. Entrevista por Juliana Alves de Andrade, Sônia Wanderley, Erinaldo Cavalcanti e Giselle Pereira Nicolau. 20 de abril e 23 de junho de 2022. Acervo da ABEH.

CERRI, L. F. Entrevista por Juliana Alves de Andrade e Cristiano Nicolini. 29 de março e 5 de abril de 2022. Acervo da ABEH.

GUIMARÃES, S. Entrevista por Juliana Andrade e Raquel Alvarenga Sena Venera. 1º e 2 de junho de 2022. Acervo da ABEH.

NEVES, J. Entrevista por Juliana Andrade e Célia Santana Silva. 9 de maio de 2022. Acervo da ABEH.

NUNES, S. do C. Entrevista por Juliana Alves de Andrade, Célia Santana Silva e Cristiano Nicolini. 25 de maio e 10 de agosto de 2022. Acervo da ABEH.

SANTOS, E. M. dos. Entrevista por Sônia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley e Gisele Pereira Nicolau. 6 de maio de 2022. Acervo da ABEH.

SCHMIDT, M. A. M. dos S. Entrevista por Cristiano Nicolini e Maria Cristina Dantas Pina. 20 e 27 de maio de 2022. Acervo da ABEH.

SILVA, M. A. Entrevista por Raquel Alvarenga Sena Venera. 7 de julho de 2022. Acervo da ABEH.

Sites

Museu da Pessoa. Site desenvolvido e mantido pelo Museu da Pessoa. Disponível em: https://museudapessoa.org/colecao/-associa-o-brasileira-de-ensino-de-hist-ria-abeh-/. Acesso em: jan-mar. 2025.

ABEH Associação Brasileira de Ensino de História. Canal do Youtube criado e mantido pela ABEH. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCkZC0sQlDJXQRGSGDDuMukg. Acesso em: jan-mar. 2025.

Published

2025-09-10

How to Cite

Nicolini, C. (2025). From academic mappings to the live stories and memories of history teachers in Brazil. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 83, 101–124. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v83p101-124

Issue

Section

Artigos Dossiê