ELOGIO DAS RÍTMICAS NEGRAS E MESTIÇAS: TROPICALISMOS ACÚSTICOS NA CONTEMPORANEIDADE
Palavras-chave:
memórias acústicas do Brasil, tropicalismo, apartheid sonoroResumo
Esse texto pretendeu explorar as memórias acústicas do Brasil na contemporaneidade. Textos melódicos e rítmicos, instrumentos, poesias e sonoridades que sinalizam para memórias tropicais do Atlântico Sul, movidas pela interconexão de narrativas e memórias das Áfricas e Brasil. Musicalidades forjadas sob o signo da mistura, do padê, do sentido gregário da vida. Músicos e músicas que recusaram o primado da melodia sobre a percussão. Os tropicalismos acústicos contemporâneos primaram pelo o que há de abertura, trocas, injunções. Uma recusa total do apartheid sonoro; viva o Padê como promessa de futuro.Downloads
Publicado
2012-04-10
Como Citar
Azevedo, A. M. (2012). ELOGIO DAS RÍTMICAS NEGRAS E MESTIÇAS: TROPICALISMOS ACÚSTICOS NA CONTEMPORANEIDADE. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 43. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/7771
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.