Requalificação para o futuro
uma abordagem inovadora na educação de adultos nigeriana para o desenvolvimento sustentável na era da automação
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2025v16i1p04-17Palavras-chave:
Requalificação, Futuro, Abordagem inovadora, Nigeriano, Educação de adultos, Desenvolvimento sustentável, AutomaçãoResumo
Os rápidos avanços em automação e tecnologia transformaram significativamente o cenário de empregos na Nigéria, criando uma necessidade urgente de abordagens inovadoras para a educação de adultos. Este artigo "Requalificação para o Futuro: Uma Abordagem Inovadora na Educação de Adultos da Nigéria para o Desenvolvimento Sustentável na Era da Automação" investiga a necessidade urgente de requalificação entre adultos na Nigéria devido aos rápidos avanços em automação e tecnologia. O estudo se concentra em uma população de alunos adultos, utilizando um tamanho de amostra de 256 indivíduos em várias regiões da Nigéria. A pesquisa abordou quatro questões principais relacionadas a lacunas de habilidades, desafios na implementação de programas de requalificação, barreiras à educação e a eficácia dos atuais programas de educação de adultos. Os dados foram analisados por meio de questionários estruturados e discussões em grupos focais, com ferramentas estatísticas como o alfa de Cronbach para testes de confiabilidade, resultando em um coeficiente de confiabilidade de 0,85. Os resultados revelaram uma lacuna significativa de habilidades entre os adultos nigerianos, com deficiências em alfabetização digital, habilidades técnicas e habilidades sociais. Barreiras como dificuldades econômicas, acesso limitado a recursos educacionais de qualidade e percepções culturais exacerbam ainda mais os desafios enfrentados pelos alunos adultos no acesso a oportunidades de requalificação. O estudo destacou o papel crucial dos facilitadores da educação de adultos no alinhamento dos programas de treinamento com as demandas do mercado de trabalho, promovendo uma cultura de aprendizagem ao longo da vida e aproveitando a tecnologia para melhorar o acesso e o engajamento. As abordagens de aprendizagem flexíveis e centradas no aluno foram identificadas como essenciais para capacitar os alunos adultos e prepará-los para o cenário de trabalho em constante mudança. Três descobertas principais emergiram do estudo: 1) a necessidade urgente de abordar a lacuna de habilidades por meio de esforços colaborativos entre instituições educacionais, governo e setor privado; 2) a importância de integrar métodos de aprendizagem habilitados por tecnologia para melhorar o acesso e a flexibilidade para alunos adultos; e 3) o papel crítico dos facilitadores da educação de adultos na concepção e implementação de programas centrados no aluno que respondam às demandas em evolução da força de trabalho. Com base nessas descobertas, o estudo recomenda o desenvolvimento de políticas abrangentes para apoiar a requalificação de adultos, a expansão de plataformas de aprendizagem aprimoradas por tecnologia e o investimento no desenvolvimento profissional de facilitadores de educação de adultos.
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