Educação para a Sustentabilidade – Uma Reflexão a Partir da Teoria Institucional
DOI:
https://doi.org/10.24212/2179-3565.2014v5i3p24-32Palavras-chave:
Educação, Teoria Institucional, Inovação.Resumo
O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão teórica, utilizando alguns conceitosda Teoria Institucional para analisar questões ligadas à educação e à sustentabilidade. Afinal,a educação tem sido apontada quase que unanimemente como a solução para os desafiosda sociedade atual, com seu poder de influenciar e mobilizar inúmeras vertentes na buscade uma sociedade sustentável. Educar para a sustentabilidade tem como desafio acelerar oprocesso de mudança. Porém, para que exerça um papel transformador, faz-se necessárioque o próprio campo da educação se reinvente, permitindo a inovação. Como se trata deum campo estabelecido há muitos séculos, modificá-lo não é tarefa simples. A educação éum tema amplo, complexo abordado por inúmeras vertentes, desde a área acadêmica com aconstrução do conhecimento científico, passando pelos órgãos públicos, que buscam soluçõesalternativas para o ensino, pelas empresas privadas que trabalham com a capacitação embusca da sustentabilidade, chegando ao indivíduo, que busca, através da educação, novasoportunidades de crescimento pessoal. Como quebrar paradigmas sedimentados e que,justamente, os tornam mais difíceis de serem modificados? Como repensar o papel de cadapessoa e instituição na sociedade de modo que todos passem a adotar uma conduta maisajustada às novas necessidades da sociedade conectada e dinâmica? Para se viabilizar comoalternativa, a educação para a sustentabilidade deve gerar o conhecimento e incentivar areflexão, elementos necessários para promover as mudanças que levarão à transformação dasociedade, modificando a forma como ela se organiza e estrutura suas instituições.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.