Decodificando a Sustentabilidade no Sistema de Saúde. Ensinando os Alunos a Problematizar Conceitos Complexos
DOI:
https://doi.org/10.24212/2179-3565.2018v9i3p149-159Palavras-chave:
Sistemas de Saúde, Decodificando a Sustentabilidade, Pontes para preencher lagunas de Aprendizagem.Resumo
Este artigo aborda o conceito de “sustentabilidade” no contexto dos sistemas de saúde aplicando a estratégia de decodificação das disciplinas. A estratégia de Decodificação das Disciplinas visa tornar os acessos implícitos por trás dos conceitos centrais de uma disciplina transparentes, decodificando-os sistematicamente. Os conceitos a serem decodificados são gargalos específicos que são vistos como condições necessárias para o aprendizado apropriado. Este artigo ilustra como o processo foi abordado em um seminário com estudantes de ciências políticas na Alemanha, e sugere que isso pode ter aumentado o aprendizado dos alunos e mudado sua maneira de aplicar a sustentabilidade. Sendo um estudo de caso único, os resultados devem ser tratados com cautela. No entanto, o objetivo deste estudo explicativo é iniciar um intercâmbio mais amplo entre os acadêmicos, incentivando-os a tornar suas suposições implícitas e muitas vezes ocultas explícitas para a comunidade. A estratégia de decodificação poderia então ser uma ferramenta valiosa para preencher a lacuna entre as fronteiras disciplinares e a ciência da sustentabilidade transdisciplinar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.