Decodificando a Sustentabilidade no Sistema de Saúde. Ensinando os Alunos a Problematizar Conceitos Complexos

Autores

  • Matthias Fischer Leuphana University Lüneburg, Germany; University of Würzburg

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2018v9i3p149-159

Palavras-chave:

Sistemas de Saúde, Decodificando a Sustentabilidade, Pontes para preencher lagunas de Aprendizagem.

Resumo

Este artigo aborda o conceito de “sustentabilidade” no contexto dos sistemas de saúde aplicando a estratégia de decodificação das disciplinas. A estratégia de Decodificação das Disciplinas visa tornar os acessos implícitos por trás dos conceitos centrais de uma disciplina transparentes, decodificando-os sistematicamente. Os conceitos a serem decodificados são gargalos específicos que são vistos como condições necessárias para o aprendizado apropriado. Este artigo ilustra como o processo foi abordado em um seminário com estudantes de ciências políticas na Alemanha, e sugere que isso pode ter aumentado o aprendizado dos alunos e mudado sua maneira de aplicar a sustentabilidade. Sendo um estudo de caso único, os resultados devem ser tratados com cautela. No entanto, o objetivo deste estudo explicativo é iniciar um intercâmbio mais amplo entre os acadêmicos, incentivando-os a tornar suas suposições implícitas e muitas vezes ocultas explícitas para a comunidade. A estratégia de decodificação poderia então ser uma ferramenta valiosa para preencher a lacuna entre as fronteiras disciplinares e a ciência da sustentabilidade transdisciplinar.

Downloads

Publicado

2018-10-26