Efeito da compensação, treinamento e desenvolvimento e apoio ao gestor no compromisso dos colaboradores: o moderador efeito do apoio ao coordenador
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2019v10i2p39-55Palavras-chave:
Remuneração, treinamento e desenvolvimento e apoio do gerente ao comprometimento do empregadoResumo
O objetivo deste estudo foi investigar o impacto da remuneração, treinamento e desenvolvimento e apoio do gerente no nível de comprometimento dos funcionários do hotel e o papel moderador do apoio de colegas de trabalho no contexto do serviço. O estudo utilizou uma abordagem de pesquisa de correio transversal e quantitativa. Os funcionários do hotel na Malásia foram pesquisados e o método de mínimos quadrados parciais, modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) e técnicas de bootstrap foram usados para medir as relações entre remuneração, treinamento e desenvolvimento, suporte ao gerente e comprometimento dos funcionários e o papel moderador da cooperação, apoio dos trabalhadores nas relações entre remuneração, treinamento e desenvolvimento, suporte ao gerente e comprometimento dos funcionários. Os resultados confirmam que o apoio de colegas de trabalho modera as relações entre remuneração, treinamento e desenvolvimento, suporte do gerente e nível de comprometimento do funcionário. As descobertas fornecem novos conhecimentos teóricos sobre o efeito moderador do apoio de colegas de trabalho e aumentam significativamente o conhecimento sobre o comprometimento e a lealdade dos funcionários. A pesquisa fornece insights importantes sobre o papel do vínculo social e estrutural no comprometimento e lealdade dos funcionários do hotel no serviço, bem como fornece uma importante implicação para a segmentação. Esses resultados podem ser usados por gerentes de hospitalidade para obter vantagem competitiva sobre seus rivais. O estudo contribui para a pesquisa sobre o comprometimento e a lealdade dos funcionários. Introduzir o papel do apoio de um colaborador como moderador no contexto de uma indústria hoteleira é novo na literatura de marketing de serviços.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.