Efeito da compensação, treinamento e desenvolvimento e apoio ao gestor no compromisso dos colaboradores: o moderador efeito do apoio ao coordenador

Autores

  • Ashafaq Ahmad School of Business Management, UUM College of Business, Kedah, Malaysia
  • Kabiru Maitama Kura Universiti Teknologi Brunei
  • Palwasha Bibi School of Business Management, UUM College of Business, Kedah, Malaysia
  • Nadeem Khalid Institute of Administrative Science, Punjab University, Lahore, Pakistan
  • Abdul rahman Jaaffar School of Business Management, UUM College of Business, Kedah, Malaysia

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2019v10i2p39-55

Palavras-chave:

Remuneração, treinamento e desenvolvimento e apoio do gerente ao comprometimento do empregado

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o impacto da remuneração, treinamento e desenvolvimento e apoio do gerente no nível de comprometimento dos funcionários do hotel e o papel moderador do apoio de colegas de trabalho no contexto do serviço. O estudo utilizou uma abordagem de pesquisa de correio transversal e quantitativa. Os funcionários do hotel na Malásia foram pesquisados e o método de mínimos quadrados parciais, modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) e técnicas de bootstrap foram usados para medir as relações entre remuneração, treinamento e desenvolvimento, suporte ao gerente e comprometimento dos funcionários e o papel moderador da cooperação, apoio dos trabalhadores nas relações entre remuneração, treinamento e desenvolvimento, suporte ao gerente e comprometimento dos funcionários. Os resultados confirmam que o apoio de colegas de trabalho modera as relações entre remuneração, treinamento e desenvolvimento, suporte do gerente e nível de comprometimento do funcionário. As descobertas fornecem novos conhecimentos teóricos sobre o efeito moderador do apoio de colegas de trabalho e aumentam significativamente o conhecimento sobre o comprometimento e a lealdade dos funcionários. A pesquisa fornece insights importantes sobre o papel do vínculo social e estrutural no comprometimento e lealdade dos funcionários do hotel no serviço, bem como fornece uma importante implicação para a segmentação. Esses resultados podem ser usados por gerentes de hospitalidade para obter vantagem competitiva sobre seus rivais. O estudo contribui para a pesquisa sobre o comprometimento e a lealdade dos funcionários. Introduzir o papel do apoio de um colaborador como moderador no contexto de uma indústria hoteleira é novo na literatura de marketing de serviços.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-16

Edição

Seção

Artigos